FILMES E SÉRIES

Dafne Keen e Amir Wilson

Divulgação/HBO

ENTREVISTA

His Dark Materials: ‘Terror’ de Trump influenciou 3ª temporada

Último ano da série baseada em Fronteiras do Universo está em exibição na HBO; dois episódios estreiam semanalmente, sempre às segundas

André Zuliani

Um dos principais títulos da HBO, His Dark Materials estreou sua terceira temporada após um hiato de dois anos sem episódios inéditos. A última leva adapta o livro A Luneta Âmbar, o terceiro da trilogia Fronteiras do Universo, escrita por Phillip Pullman e que se tornou um fenômeno da literatura.

Considerado o mais ambicioso da trilogia, A Luneta Âmbar mergulha de vez em uma narrativa de ficção científica que explora multiverso, opressão religiosa e outros temas considerados mais “adultos”. É por causa disso que Jack Thorne, criador e produtor executivo de His Dark Materials, vê a terceira temporada influenciada por problemas do mundo real.

Entre os problemas citados por Thorne estão a onda de conservadorismo que assola alguns países e a polarização política que dificulta as conversas entre dois indivíduos com opiniões distintas. Para ele, o atual momento vivido pela população mundial é “assustador”.

Ao se aprofundar sobre o tema, o produtor citou Donald Trump à frente da presidência dos Estados Unidos. Para ele, políticos como o empresário norte-americano e Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, contribuíram para o momento sombrio vivido pela sociedade atual.

“Estou com muito medo de onde estamos como mundo agora. Acho que todos nós temos um pouco de medo de onde estamos. A maneira como nos colocamos em nossas caixas binárias e dizemos: ‘Se você não está no meu time, está no outro time'”, explicou Jack Thorne em bate-papo com jornalistas do qual a Tangerina participou.

“E as forças que surgiram se aproveitaram disso. Você pensa especialmente em Trump [nos EUA] e em Boris Johnson no meu país [Inglaterra], e na maneira assustadora que eles encontraram para manipular as notícias para apoiar suas agendas movidas pelo ego. Isso vive muito fortemente em His Dark Materials.”

Em sua terceira temporada, His Dark Materials vai retratar os principais acontecimentos de A Luneta Âmbar. Entre eles estão a exploração do multiverso, a aparição de anjos, o Purgatório e até mesmo o criador do universo –entre outras palavras, Deus.

Para Thorne, explorar o multiverso também tem a ver com o momento atual da sociedade. Não apenas em histórias de ficção, mas também no dia a dia das pessoas ao redor do mundo.

“Por que somos atraídos para o multiverso? O que há no tempo em que vivemos agora que queremos a possibilidade do outro? Eu posso pensar em várias razões pelas quais poderíamos. Parece que estamos vivendo algo bastante profundo. Acho que não vamos perceber a revolução que foi até que estejamos do outro lado dela. Eu acho que é uma revolução dirigida por jovens, e é sobre a identidade em seu cerne. E quando resolvermos isso, no final, essas coisas –os livros de His Dark Materials, os filmes dos Vingadores e tudo mais– parecerão que existem em um novo contexto”, continuou.

James McAvoy

James McAvoy retorna como Asriel na terceira temporada

Divulgação/HBO Max

Frustrações do último ano

Na concepção inicial feita por Jack Thorne e a coshowrunner Jane Tranter, a história de His Dark Materials seria explorada em múltiplas temporadas, e não apenas três. Contudo, a pandemia de Covid-19 e a falta de retorno de parte do público acabou encurtando a vida útil da série.

Com a narrativa encolhida, Jane contou aos jornalistas que precisou fazer escolhas difíceis na hora de adaptar as tramas da trilogia de livros. Isso incluiu deixar de fora personagens e desenvolvimentos que enriqueceriam a história que ela e Thorne gostariam de contar.

“Sabe, nós fizemos 23 episódios [de His Dark Materials]. Então, mais do que ficar tristes, nós estamos felizes de poder contar essa história e finalizá-la da maneira que nós queríamos. Mas, claro, precisamos deixar alguns pontos de fora para chegar a esta conclusão”, detalhou.

Para Jane, a introdução das criaturas intituladas “mulefas” era um dos grandes desafios para a terceira temporada. Pela descrição delas nos livros, seria praticamente impossível determinar como a equipe de efeitos especiais conseguiria retratá-las nas telas.

Apesar de celebrar a possibilidade de trabalhar em sua própria versão das mulefas, a showrunner lamentou não ter tempo o bastante para explorar outras criaturas do mundo de His Dark Materials.

“Na verdade, quando chegamos à terceira temporada, passamos muito tempo pensando: ‘Mulefa, o que vamos fazer?’. Na verdade, Joel Collins, Russell Dodgson e suas equipes, nosso designer de produção e supervisor de efeitos visuais, meio que já resolveram isso. Depois, nós percebemos: ‘Ok, mas ainda temos os anjos. Ainda temos os galivespianos. Como faremos tudo isso?’. Então, ironicamente, os mulefas encaixaram bem na terceira temporada porque tínhamos nos guiado durante o trabalho de preparação”, finalizou.

A terceira e última temporada de His Dark Materials está em exibição na HBO. Assista ao trailer abaixo:

James McAvoy

His Dark Materials - 3ª temporada

Trailer legendado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?