FILMES E SÉRIES

Jennette McCurdy como a Sam de iCarly

Divulgação/Nickelodeon

SEM SAM

iCarly: Jennette McCurdy revela por que rejeitou revival da série

Intérprete de Sam Puckett viveu momentos muito ruins nos estúdios e fora deles durante a produção da primeira versão de iCarly

Luciano Guaraldo

Exibida originalmente entre 2007 e 2012, iCarly foi um dos maiores fenômenos infantojuvenis deste milênio, com episódios vistos por 11,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos (um recorde para a Nickelodeon). Como tudo em Hollywood, a série ganhou um revival em 2021, com quase todo o elenco original de volta. Quase todo. Jennette McCurdy, que interpretou Sam Puckett, preferiu ficar de fora.

Em uma conversa reveladora com o Washington Post para divulgar sua autobiografia, I’m Glad My Mom Died (Estou Feliz que Minha Mãe Morreu, em tradução literal), Jennette McCurdy explicou por que decidiu não voltar para os novos episódios. “Foi um ‘não’ muito fácil para mim. Minha maior prioridade é a minha saúde mental e a minha felicidade, e não havia como isso se cruzar [com o revival de iCarly]”, sentenciou.

“Eu sou grata pela estabilidade financeira que minha carreira me deu, pelas amizades que eu fiz, e que tudo isso me colocou no caminho em que estou agora. Mas é difícil para mim encontrar algum valor além disso. Aquele período da minha vida estava tão encharcado da bagagem emocional de não querer estar lá, da minha mãe, do ambiente em que eu estava. E eu gostaria de ficar mais em paz com isso.”

Na mesma reportagem, ela abriu o jogo sobre o comportamento abusivo de sua mãe, que controlava sua alimentação, suas roupas e sua maneira de agir. Debra McCurdy era tão controladora que fazia questão de dar banhos em Jennette até os 16 anos, lavando seus cabelos, depilando suas pernas e fazendo testes rotineiros nos seus seios e sua vagina para checar por indicativos de doença –a mulher tinha sido diagnosticada com câncer nos seios quando sua filha tinha apenas dois anos.

“Ela se esforçava para manter nossa relação muito privada. Agora eu vejo a verdade, mas na época eu pensava: ‘Mamãe e eu temos algo tão especial’. É igual àquela amiga para quem você conta tudo. Só que não era amizade. Era abuso”, desabafou a atriz. “Metade da minha vida era tão brega, polida, brilhante e fake. E a outra metade era dolorosa, real, crua e me machucava, mas essa parte eu escondia por completo de todo mundo.”

Jennette McCurdy revelou em sua autobiografia que o produtor de iCarly, Dan Schneider, também era abusivo com ela. “Ele era controlador, malvado e assustador. Demitia crianças por motivos bestas e fazia homens e mulheres adultos chorarem com seus insultos”, lembrou ela.

Schneider também é acusado de fazer massagens nos ombros de suas atrizes sem elas pedirem. E, segundo a atriz, ele a pressionou a beber seu café batizado com álcool quando ela completou 18 anos –a idade legal para beber nos Estados Unidos é 21. Quando ela recusou, o produtor lamentou que o elenco de iCarly era “bonzinho demais”.

Depois que a série acabou, Jennette McCurdy ainda estrelou uma atração derivada, Sam & Cat (2013-2014), ao lado de Ariana Grande. A produção durou apenas 35 episódios e, quando chegou ao fim envolta em controvérsias, sua estrela recebeu uma proposta suspeita: a Nickelodeon pagaria US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão, na cotação atual) se ela nunca contasse nada sobre o que viveu no canal publicamente.

“Eu encarei aquilo como um cala-boca”, contou ela, que recusou a proposta no mesmo instante. “Agora eu vejo aquele momento como uma justiça própria. [Às vezes, penso:] ‘Será que eu deveria ter aceito o dinheiro?’. Mas fico feliz por ter recusado, porque agora eu posso falar sobre isso e não tenho mais esse segredo me assombrando”, finalizou.

Dan Schneider não está envolvido com o revival de iCarly, mas nem isso animou Jennette McCurdy a voltar aos estúdios. Na série, a explicação para o sumiço de Sam é que ela se juntou a um grupo de motoqueiros e está viajando pelas estradas com eles.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?