Divulgação/Universal Pictures
Lista preparada pela Tangerina conta com filmes clássicos e antigos para agradar a todos os gostos; prepare a pipoca e divirta-se!
Mais um Natal se aproxima e, com ele, chegam as clássicas listas de filmes natalinos para assistir com a família! Para um dos dias mais importantes do ano, a Tangerina selecionou uma lista de cinco títulos para ver ao lado de seus entes queridos.
A relação de 2022 tem de filmes antigos a novatos, mas todos muito bem avaliados pelo público e que se tornaram clássicos para a época do Natal. Klaus (2019), da Netflix, e Simplesmente Amor (2003), com Rodrigo Santoro, não ficaram de fora da lista.
Uma lista de títulos natalinos também não pode excluir alguns clássicos do “gênero”. Figurinhas carimbadas para famílias em todo o mundo, filmes como Esqueceram de Mim (1990), A Felicidade Não se Compra (1946) e Um Herói de Brinquedo (1996) completam a relação.
Confira abaixo a lista de cinco filmes de Natal para assistir com a família (entre parênteses a Tangerina indica onde estes títulos estão disponíveis no Brasil):
Jasper e Klaus
Divulgação/Netflix
Indicada ao Oscar 2020, a animação idealizada pelo estreante em longas-metragens Sergio Pablos (Meu Malvado Favorito) é a única novata da seleção, mas se tornou um clássico natalino em pouco tempo. Amado por jovens e adultos, o filme que faz uma releitura da lenda do Papai Noel precisa de um lugar fixo na sua lista de filmes para assistir no Natal.
A trama conta a história de Jesper Johansson (Rodrigo Santoro, na versão em português), herdeiro de um império dos Correios que não dá a menor bola para o legado de seu pai. Vagabundo e mimado, ele desdenha de seu treinamento como carteiro e quer apenas aproveitar a sua riqueza.
Sem paciência para as atitudes do filho, o sr. Johansson o envia para ser o novo carteiro de Smeerensburg, uma cidade isolada do resto do mundo e cujas principais famílias vivem em guerra há anos. A experiência no local transforma não apenas Jesper, mas a todos os habitantes locais.
O jogo começa a virar a favor do rapaz quando ele conhece Klaus (Daniel Boaventura), um idoso de porte físico avantajado e muita habilidade como construtor. Juntos, eles começam a entregar presentes para todas as crianças locais e ensinam às famílias rivais que é possível amar mesmo com tantas diferenças.
Thomas Brodie-Sangster e Liam Neeson
Divulgação/Universal Pictures
Dirigido por Richard Curtis (Quatro Casamentos e um Funeral), Simplesmente Amor é tão querido pelo público que se tornou essencial em listas de filmes de Natal e românticos. Com um elenco encabeçado por Liam Neeson (Busca Implacável), Emma Thompson (Harry Potter), Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill) e vários grandes nomes do cinema britânico, o longa não poderia faltar na relação da Tangerina.
A trama segue a narrativa de vários personagens que se entrelaçam durante os dias que antecedem ao Natal. Entre elas, há histórias de amor juvenil, carinho entre amigos, decepções e formação de casais inesperados. O puro suco das comédias românticas!
Além de histórias comoventes, Simplesmente Amor também conta com várias cenas emblemáticas. Afinal, quem não se lembra da sequência na qual Andrew Lincoln (The Walking Dead) confessa o seu amor a Keira Knightley (Piratas do Caribe) por meio de cartazes e sem falar uma única palavra?
Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim
Divulgação/Fox
Clássico indiscutível dos filmes natalinos, Esqueceram de Mim talvez seja o único título que não fica de fora de nenhuma lista do gênero. O longa original estrelado por Macaulay Culkin como o “menino que ficou sozinho” ultrapassou as barreiras do tempo é o favorito entre várias gerações.
A trama conta a história de Kevin (Culkin), garoto de oito anos que é acidentalmente esquecido em casa pelos pais enquanto a família viaja para passar o Natal na Europa. Para piorar a situação, ele precisa encarar uma dupla de bandidos que faz de tudo para invadir e assaltar a residência.
Mistura de comédia com drama, Esqueceram de Mim fez tanto sucesso que ganhou várias continuações –apenas uma estrelada por Macaulay Culkin. Em 2021, o Disney+ lançou um reboot estrelado por Archie Yates (Jojo Rabbit) e Ellie Kemper (The Office), mas o longa não repetiu o sucesso do original.
George Bailley (James Stewart) e sua família em A Felicidade Não se Compra
Divulgação/Republic Pictures
Um dos mais famosos clássicos natalinos do cinema norte-americano, A Felicidade Não se Compra (1946) é também um marco no cinema. Indicado a cinco Oscars, o longa de Frank Capra (Aconteceu Naquela Noite) traz James Stewart (Um Corpo que Cai) e Donna Reid (A Um Passo da Eternidade) em uma das melhores histórias de Natal.
Na trama, George Bailley (Stewart) é um homem de negócios frustrado com sua situação financeira. Desesperado, ele acredita que seus entes queridos estariam em situação melhor caso ele nunca tivesse existido.
Eis que surge Clarence (Henry Travers), um anjo enviado para mostrar a George como seria uma realidade na qual ele não tivesse nascido. Com o intuito de ganhar suas asas, a entidade tenta provar para o protagonista que, sem ele, a situação de muitos poderia não ser tão positiva assim.
Jake Llyod e Arnold Schwarzenegger
Divulgação/Disney
Estrelado por Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro), Um Herói de Brinquedo é outro clássico que, assim como Esqueceram de Mim, ganhou força nos anos 1990. Exibido à exaustão na TV aberta, o longa é figurinha carimbada para a época do Natal.
O longa conta a história de Howard (Schwarzenegger), pai de família ausente por causa de sua dedicação ao trabalho. Sua desatenção em casa lhe faz esquecer de comprar o presente escolhido por seu filho Jamie (Jake Lloyd): um boneco de Turbo Man, o herói mais popular da TV.
Para não perder o amor de Jamie, ele começa uma jornada para encontrar o boneco em todas as lojas da cidade que ainda estão abertas na véspera do Natal. No entanto, ele ganha a forte concorrência de Myron (Sinbad), um carteiro que também está em busca de Turbo Man para agradar a seu filho.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?