Divulgação/ABC
Sucesso nas primeiras temporadas, Lois e Clark espantou o público depois de casar os dois protagonistas. Foi cancelada há exatos 25 anos
Sucesso na Globo nos anos 1990, a série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem (1993-1997) chegava ao fim há exatos 25 anos, em 14 de junho de 1997. A atração, que conseguiu muita audiência em suas três temporadas iniciais, afastou o público após exibir o casamento dos dois protagonistas.
Grande parte do charme de Lois & Clark estava no inusitado triângulo amoroso formado por Lois Lane (Teri Hatcher), Clark Kent (Dean Cain) e Superman –a repórter do Planeta Diário, afinal, não fazia ideia de que seu colega de jornal era o alter ego do Homem de Aço.
No auge, em sua terceira temporada, a produção chegou a alcançar uma média de 18,4 milhões de espectadores por episódio apenas nos Estados Unidos. O índice representa quase o dobro do público da série mais vista da TV norte-americana atualmente, NCIS.
O quarto ano de Lois & Clark, porém, fez tudo rolar ladeira abaixo. Os produtores trabalharam junto com a DC Comics para sincronizar o casamento dos protagonistas na série com o das HQs. Mas colocar os dois pombinhos no altar tirou os dois principais atrativos da série: Lois não estava mais dividida entre Clark e o Homem de Aço, e a identidade secreta do herói não era mais tão secreta assim.
Resultado: a audiência desabou, e a rede ABC jogou a série para ser exibida nas noites de sábado, o pior horário para uma atração. Apesar de terem encomendado uma nova leva de episódios anteriormente, os executivos voltaram atrás e cancelaram Lois & Clark, deixando um final completamente aberto.
Sim, no último capítulo da quarta temporada, Lois e Clark encontram um bebê deixado na porta de sua casa. Isso aconteceu pouco depois de o personagem de Dean Cain descobrir que não poderia ter filhos com sua mulher, por ser de outro planeta. A criança misteriosa nunca teve sua identidade revelada, mas o plano dos roteiristas era que ela fosse da realeza de Krypton, enviada por sua mãe para a Terra para mantê-la a salvo –parece uma história familiar?
A experiência com o cancelamento abrupto de Lois & Clark foi tão ruim que o Superman simplesmente despareceu da TV. Clark Kent voltou, como protagonista de Smallville (2001-2011), mas o fazendeiro só foi vestir seu icônico traje azul e voar no episódio derradeiro –o foco da série era mesmo em Clark (Tom Welling), nas suas relações com outros personagens e na descoberta de seus superpoderes.
O Superman como o conhecemos voltou para a TV há poucos anos, interpretado por Tyler Hoechlin na série Supergirl (2015-2021). Depois de algumas participações na atração de sua prima, Clark ganhou uma série para chamar de sua, Superman & Lois, lançada em fevereiro do ano passado.
A atração já começa com o herói e a jornalista casados e com dois filhos, Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan (Alex Garfin). Apesar de não chegar nem perto de repetir as audiências de Lois & Clark, Superman & Lois tem conquistado público suficiente para assegurar sua permanência no ar. Em março, ela foi renovada para a terceira temporada.
No Brasil, Lois & Clark, Smallville e Superman & Lois estão todas disponíveis na HBO Max.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?