FILMES E SÉRIES

Luisa Arraes

Divulgação/Imagem Filmes

ENTREVISTA

Luisa Arraes encara desafio italiano em Duetto: ‘Cultura diferente’

Longa que também tem Marieta Severo e Gabriel Leone estreia nos cinemas nesta quinta (29) e tem nomes internacionais no elenco

André Zuliani

Atriz brasileira da nova geração, Luisa Arraes (Segundo Sol) encara o desafio de atuar em italiano em Duetto (2022), filme que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (29). Produção que faz intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais, o longa teve gravações no Brasil e Itália e colocou seu elenco para contracenar com grandes astros da indústria.

Em sua primeira experiência internacional, Luisa precisou atuar ao lado de nomes de peso. Além de Marieta Severo, uma das principais atrizes da história do Brasil, Duetto conta com o indicado ao Oscar Giancarlo Gianinni (007: Cassino Royale) e Michele Morrone, astro da trilohia 365 Dias.

Na visão da atriz de 29 anos, no entanto, a barreira do idioma foi o menor dos problemas durante a produção de Duetto. Em entrevista exclusiva à Tangerina, Luisa detalhou os desafios e as qualidades de atuar em um longa com intercâmbio entre duas Academias de cinema.

“Acho que para mim e para o Vicente [Amorim, diretor do longa] foi radicalmente diferente porque ele está muito mais acostumado do que eu a trabalhar fora. Eu nunca tinha feito [esse intercâmbio]. Realmente, a língua eu diria que é o menos difícil ao estar em outro país, porque é uma cultura diferente, um costume diferente. A língua você pode aprender”, explicou.

“A língua você aprende, mas você não aprende a convivência, né? Era radicalmente tudo diferente, era muito curioso como eles fazem cinema lá, eu fiquei muito impressionada. Tudo é diferente, até o almoço. Era uma viagem isso tudo. Não tem como anular o cenário, né, isso é um dos maiores personagens de um filme. Estar em um lugar completamente novo e fazer a construção da Cora, minha personagem, que está conhecendo o mundo pela primeira vez, ajudou bastante.”

Marieta Severo, Giancarlo Gianinni e Luisa Arraes

Marieta Severo, Giancarlo Gianinni e Luisa Arraes

Divulgação/Imagem Filmes

Para Amorim, a diferença na cultura entre os integrantes do elenco colaborou para o processo de desenvolvimento dos personagens. No caso da protagonista Cora, o fato de a jovem chegar à Itália e não conhecer Gino (Giannini), assim como Luisa e o astro italiano também nunca conversado, apenas enriqueceu a troca entre os atores.

“Esse deslumbramento e o amadurecimento da Cora têm a ver com esse choque de ela estar em um lugar novo. Acho que essa experiência e o fato da Luisa e do Gabriel [Leone] estarem em um país novo ajudou legal essa construção”, acrescentou.

Mesmo que o intercâmbio entre países e coproduções não sejam novidades na indústria brasileira, tornou-se comum nos últimos anos ver artistas e cineastas nascidos no Brasil trabalhando em títulos internacionais –e vice-versa. À reportagem, o cineasta confessou ver essa troca como um caminho sem volta para o cinema e séries nacionais.

“Até pelo crescimento do streaming este é realmente um caminho sem volta. Acho que é algo muito saudável e boas histórias estão em qualquer lugar, mas elas precisam ser ancoradas de uma forma muito firme. E, para mim, elas estão na cultura brasileira”, finalizou.

Confira a sinopse oficial de Duetto:

Depois da morte de seu pai (Rodrigo Lombardi) em um trágico acidente de carro, Cora (Luisa Arraes) viaja com sua avó, Lúcia (Marieta Severo), para a região da Apúlia, na Itália. Lúcia está indo encontrar Sofia (Elisabetta de Palo), sua irmã, para falar sobre a venda de algumas terras da família. As duas não se veem há quase 40 anos porque Sofia se casou com Gino (Giancarlo Giannini), ex-noivo de Lúcia. Nesta viagem ao passado familiar cheia de questões mal resolvidas, Cora trilhará seu caminho para a maturidade.

Luisa Arraes

Duetto

Trailer oficial

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?