FILMES E SÉRIES

Will Smith

Reprodução

Oscar 2022

De tapa a vitória da diversidade: Momentos marcantes do Oscar 2022

A última edição do Oscar, que aconteceu no domingo (27) em Los Angeles, ficou marcada pela briga entre os atores Will Smith e Chris Rock, mas teve outros momentos importantes

Gabriela Franco
Gabi Franco

O Oscar 2022 aconteceu no Dolby Theatre na noite de domingo (27) com muitas mudanças em relação às cerimônias dos anos anteriores: um pré-show separado para as categorias técnicas, premiação para os mais votados pelos fãs e três apresentadoras Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes liderando o evento.

No entanto, a cerimônia será lembrada como a noite em que Will Smith deu um tapa o comediante Chris Rock, ofuscando os premiamos. Mas o Oscar 2022 também merece ser lembrado por outros momentos marcantes, como o primeiro Oscar para um ator surdo. Selecionamos os momentos mais importantes e, claro, doidos da noite:

5 – A surpresa de No Ritmo do Coração

37.mar.2022 - Troy Kotsur posa com o Oscar de melhor ator coadjuvante por No Ritmo do Coração

37.mar.2022 - Troy Kotsur posa com o Oscar de melhor ator coadjuvante por No Ritmo do Coração

Michael Yada/A.M.P.A.S.

Apesar de Ataque dos Cães, dirigido por Jane Campion, ter recebido 12 indicações ao Oscar, o filme levou apenas o Oscar de melhor direção. O grande prêmio da noite, que é o de melhor filme, acabou ficando com No Ritmo do Coração, história de uma garota ouvinte cuja família é toda surda, que ainda abocanhou as categorias de melhor ator coadjuvante (Troy Kotsur) e melhor roteiro adaptado, as três para as quais havia sido indicado.

4 – Lady Gaga com Lisa Minelli

27.mar.2022 - Lady Gaga e Liza Minnelli apresentam o Oscar de melhor filme

Lady Gaga e Liza Minnelli apresentam o Oscar de melhor filme

Blaine Ohigashi/A.M.P.A.S.

Outro grande momento da noite foi o emocionante encontro de gerações entre Lady Gaga e Lisa Minelli, que subiram ao palco do Oscar 2022 para apresentar a categoria de melhor filme, a mais esperada da noite. Lisa Minelli causou comoção, principalmente entre os amantes do cinema musical. A atriz, filha da grande Judy Garland (atriz de O Mágico de Oz, entre outras grandes pérolas do cinema), ganhou o Oscar de melhor atriz em 1973 por Cabaret. O longa foi uma adaptação para as telas do musical da Broadway, dirigido pelo grande coreógrafo Bob Fosse. Cabaret completou 50 anos de sua primeira exibição em fevereiro deste ano.

3 – Número musical com Beyoncé

27.mar.2022 - Beyoncé se apresenta no Oscar 2022

Beyoncé se apresenta no Oscar 2022

Reprodução/Globoplay

Na abertura da premiação, as campeãs Venus e Serena Williams apresentaram a cantora Beyoncé, que cantou Be Alive, trilha sonora de King Richard: Criando Campeãs. Ela cantou em uma quadra de tênis em Compton, bairro onde as irmãs Williams foram criadas e treinaram para conquistar o posto de melhores tenistas do mundo.

O corpo de baile de Beyoncé trajava um figurino da cor de bolas de tênis e, para começar, a banda soltou um sample de Nuthin’ but a ‘G’ Thang, do Dr. Dre (que também é de Compton), antes de lançar a canção em que Beyoncé repete os versos: “Olha como lutamos para permanecer vivas, então, quando vencermos, é para temos orgulho”.

2 – Marco histórico de Troy Kotsur no Oscar

Troy Kotsur

Troy Kotsur recebe o Oscar de melhor ator coadjuvante por No Ritmo do Coração

Blaine Ohigashi/A.M.P.A.S.

O ganhador de Oscar na categoria melhor ator coadjuvante, Troy Kotsur deixou sua marca na história do cinema como o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar. Seu discurso em ASL (língua americana de sinais) foi emocionante. Ele mencionou o pai que se acidentou e perdeu os movimentos e por isso não conseguia mais se comunicar com ele. Completou com “Eu cheguei aqui”, recebendo a estatueta das mãos da atriz sul-coreana Youn Yuh-jung, eleita a melhor atriz coadjuvante em 2021 por Minari.

1 – O tapa de Will Smith em Chris Rock

will smith

Will Smith grita com Chris Rock durante o Oscar 2022

Reprodução

Este não poderia deixar de faltar. Talvez o momento mais chocante da noite. Durante a entrega do prêmio para melhor documentário, o apresentador e comediante Chris Rock fez uma piada que gerou um incidente com o ator Will Smith. Enquanto comentava sobre premiados e fazia piadas, Rock disse que Jada Pinkett-Smith, mulher de Will, iria estrelar no próximo G.I. Jane (filme com Demi Moore de 1997 traduzido no Brasil como No Limite da Honra), porque a atriz está careca. Acontece que Jada tem uma condição médica que implica na perda de cabelo, o que deve ter irritado Will Smith. Foi quando ele correu para o palco e deu um tapa no rosco de Rock e, depois, voltando para o seu lugar, gritou duas vezes a plenos pulmões “MANTENHA O NOME DA MINHA ESPOSA FORA DA P#$% DA SUA BOCA!”. A situação surreal deixou todos atônitos e confusos sem saber se aquilo tinha sido combinado ou não. No final, ficou claro de que a indignação foi real e Will Smith pediu perdão à Academia por ter ofuscado o brilho de uma noite tão importante.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?