Divulgação/Warner Bros.
Longa estreia nos cinemas nesta quinta-feira (22); elenco tem Florence Pugh, Harry Styles, Olivia Wilde e Chris Pine
Não Se Preocupe, Querida (2022) é o tipo de filme que cria expectativas sem nem ao menos exibir um trailer. Com nomes como Florence Pugh (Viúva Negra), Harry Styles (Eternos) e Chris Pine (Star Trek) no elenco, o novo longa de Olivia Wilde (Fora de Série) era um dos lançamentos mais aguardados de 2022. A repercussão em torno do longa, no entanto, praticamente dobrou quando rumores sobre um possível clima ruim nos bastidores vieram a público.
Para o público que acompanha tabloides e sites de fofoca, a tensão entre os integrantes do elenco parecia ser tóxica. Da saída de Shia LeBouf do elenco ao suposto cuspe de Styles em Pine durante o Festival de Veneza, Não Se Preocupe, Querida estava marcado como um produto cuja história dos bastidores chamava mais atenção do que o seu enredo em si.
A depender do ponto de vista, este “furacão” de polêmicas também serve como a maior estratégia de marketing que Olivia Wilde e os produtores da Warner Bros. poderiam pedir. Nas redes sociais, o interesse do público pelo filme começou a aumentar; todos queriam acompanhar a história que causou tanto furdunço na imprensa.
O que poderia ser benéfico para o longa, porém, também pode ser algo negativo. Desta vez mais por causa do resultado final visto em tela do que pelas polêmicas de bastidores e outros rumores de tretas internas. O motivo? Não Se Preocupe, Querida até provoca e intriga o espectador, mas é o tipo de filme que, como diria o Coringa de Heath Ledger (1979-2008), vive o bastante para se tornar o vilão de sua própria história.
Florence Pugh em Não Se Preocupe, Querida
Divulgação/Warner Bros.
A trama conta a história de Alice (Florence) e Jack Chambers (Styles). Completamente apaixonados, eles moram em um condomínio luxuoso dos anos 1950 intitulado Projeto Victoria e vivem em eterna lua de mel. Praticamente um casal de comercial de margarina, eles convivem com amigos igualmente felizes no que parece ser a vida ideal que muitos desejam.
Jack, assim como todos os homens da cidade, é quem banca a luxuosa casa. Enquanto o marido sai para trabalhar todos os dias, Alice fica em casa cozinhando, fazendo faxina e aguardando o amado, sempre com um copo de uísque na mão e um tesão quase incontrolável.
O conto de fadas de Alice começa a ruir quando ela acompanha o surto de uma de suas amigas. Aparentemente doente, a moça passa a repetir para todos que aquele lugar não é o que parece ser e que Frank (Chris Pine), idealizador do projeto e chefe de todos os maridos, não é quem diz ser.
A situação coloca uma pulga na orelha da protagonista que, ao quebrar regras e investigar um pouco mais, começa a entender que o seu conto de fadas pode ser uma mentira. O que parecia uma comédia romântica se torna um thriller psicológico, e é aí que Não Se Preocupe, Querida começa a desandar.
Florence Pugh e Harry Styles
Depois de uma estreia apoteótica com Fora de Série, Olivia Wilde tentou ousar em seu segundo longa-metragem. A atriz e cineasta evocou elementos que tornaram filmes como Corra! (2017) um marco dos últimos anos, mas a impressão final é de que ela não soube utilizar as ferramentas que buscou.
Assistir a Não Se Preocupe, Querida é uma eterna sensação de que um bolo delicioso estava sendo preparado, mas ficou sem gosto ao sair do forno. Chris Pine e (principalmente) Florence Pugh entregam as atuações que o público sempre esperou deles, e até mesmo Harry Styles não compromete, apesar de ainda dar seus primeiros passos como ator. Eles, no entanto, não são o bastante para salvar o resultado final.
Nem mesmo a competente direção de Olivia, que prova ter estudado bem o gênero para aprender a contar uma história de suspense, faz com que o longa seja mais do que ele poderia ser. Após tentas expectativas criadas, a impressão que dá é a de que um filme sobre os bastidores de Não Se Preocupe, Querida, de fato, seria mais interessante de assistir do que a obra original em si.
Não Se Preocupe, Querida
Trailer legendado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?