FILMES E SÉRIES

Laila Garin e Lucy Alves em Só se For por Amor

Divulgação/Netflix

ANÁLISE

Por que a Netflix cancelou Só se For por Amor e Nada Suspeitos?

Análise do ranking de atrações mais vistas da plataforma ajuda a entender como o streaming decide quais séries renovar e quais encerrar

Luciano Guaraldo

A semana mais curta por causa do feriado de Proclamação da República na terça-feira (15) não poupou a foice afiada da Netflix. Assim como havia feito no exterior, cancelando Hierarquia e Imperfeitos de uma vez só, a plataforma repetiu o banho de sangue no Brasil, acabando com o drama musical Só se For por Amor e a comédia Nada Suspeitos em um só golpe. Mas por que as duas séries foram encerradas?

Para tentar entender a mentalidade dos executivos, a Tangerina mergulhou fundo nos (poucos) dados divulgados pela Netflix. E, apesar de todas as diferenças entre streaming e TV aberta, no fim das contas o procedimento é o mesmo: não deu audiência? Adeus. Apesar de contarem com bom elenco, nenhuma das duas produções conquistou o público.

Vamos a exemplos práticos: De Volta aos 15, sucesso com Maisa Silva e Camila Queiroz já renovado para a segunda temporada, emplacou um quarto lugar no ranking das produções de língua não inglesa mais vistas da Netflix, com mais de 18 milhões de horas assistidas em menos de uma semana no catálogo. A série teen também entrou no Top 10 de 13 países e territórios diferentes e passou três semanas na lista dos mais vistos do Brasil.

A sitcom A Sogra que te Pariu, estrelada por Rodrigo Sant’Anna e que também teve mais episódios encomendados, teve um desempenho menos expressivo: estreou em sexto lugar no Top 10 mundial de séries de língua não inglesa, com 11 milhões de horas –provavelmente, a maior parte delas assistidas pelo público brasileiro, já que a Netflix não citou o desempenho da comédia em outros países. No Brasil, o eterno intérprete da Valéria Bandida fez bonito: sua série passou quatro semanas no Top 10 nacional.

Só se For Por Amor e Nada Suspeitos não entraram no Top 10 mundial da plataforma –aliás, ainda mais preocupante, as duas não conseguiram sequer aparecer entre as dez séries mais vistas da semana no Brasil! Assim, é impossível saber por quantas horas as produções foram vistas. É possível afirmar, porém, que a comédia de suspense teve menos de 7 milhões de horas, e o drama sertanejo conseguiu menos de 10 milhões –do contrário, estariam no ranking semanal.

Para efeito de comparação, a terceira temporada de Sintonia –que já foi descrita como o maior sucesso nacional da Netflix– conseguiu 23 milhões de horas em sua semana de estreia (terceiro lugar no ranking de séries de língua não inglesa) e mais 9,2 milhões na semana seguinte (oitavo lugar). Com isso, a produção assegurou um quarto ano e já empatou com 3% (2016-2020) como a atração mais longeva da plataforma.

O que isso tudo significa para Irmandade e Bom Dia, Verônica?

Como Maldivas (2022) já tinha sido cancelada e Cidade Invisível tem uma segunda temporada já gravada e à espera de uma data de lançamento, apenas duas produções nacionais da Netflix aguardam uma decisão sobre o seu futuro: Bom Dia, Verônica e Irmandade. E, pela análise da Tangerina, as duas estão em posições completamente opostas.

O suspense estrelado por Tainá Müller fez muito bonito em seu segundo ano: não só passou três semanas no ranking mundial de séries de língua não inglesa como conseguiu colocar a primeira temporada na lista das mais assistidas durante duas semanas. Ao todo, foram pelo menos 34,4 milhões de horas para os novos episódios e mais 18,6 milhões de horas de quem decidiu assistir à primeira leva de capítulos (ou revê-los para lembrar a trama).

Já Irmandade, que passou quase três anos na geladeira até voltar com sua segunda temporada, não foi parar no Top 10 mundial da Netflix. O drama estrelado por Seu Jorge e Naruna Costa conseguiu ficar durante três semanas no ranking de séries do Brasil, mas a plataforma não exibe os números de horas assistidas na divisão por país –dessa forma, é impossível saber se a série foi bem vista ou se deu sorte de pegar concorrentes fracos durante sua estreia.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?