Divulgação/The CW
Hilarie Burton, Bethany Joy Lenz e Sophia Bush encararam set muito problemático durante o tempo em que atuaram na série
A série One Tree Hill (2003-2012) chegou ao fim há dez anos, mas seus bastidores ainda rendem controvérsias. Nesta segunda (28), as atrizes Hilarie Burton (Peyton) e Sophia Bush (Brooke) acusaram o produtor Mark Schwann, que criou o drama adolescente, de forçá-las a fazerem um ensaio sensual. Segundo elas, caso não topassem, todo mundo perderia o emprego. Já Bethany Joy Lenz (Haley) disse que foi dispensada da sessão de fotos porque ela era “gorda demais”.
O assunto veio à tona durante o podcast Drama Queens, em que elas reveem episódios de One Tree Hill e contam histórias de bastidores. Para atrair o público masculino, um ensaio de Rachel (Danneel Ackles) para a revista Maxim virou um dos temas da quarta temporada e serviu como esquenta para fotos que Hilarie, Sophia e Danneel tinham tirado de verdade para a publicação. Mas elas não queriam fazer as imagens sensuais.
“Como a Brooke já tinha sido tão sexualizada com esse conceito de ‘gostosa da cidade pequena’, eu falei: ‘Olha, se as outras meninas quiserem fazer as fotos, ótimo. Mas eu não quero. Eu já lutei tanto para tornar Brooke menos dessa coisa que vocês me forçaram a fazer’. E eles disseram: ‘Se você não fizer essas fotos com as suas colegas de elenco, nós vamos nos certificar de que você nunca mais vai poder tirar um dia de folga para fazer qualquer outra coisa, entrevistas, filmes, eventos para suas caridades. Vamos prendê-la aqui para sempre'”, contou Sophia Bush.
Já Hilarie disse que foi chamada no escritório de Mark Schwann para ouvir outro tipo de ameaça. O criador teria dito a ela: “Olha, as atrizes de outras séries estão nas capas de todas as revistas, e ninguém quer fotografar vocês. Ninguém quer vocês e, agora que alguém finalmente quer, vocês vão recusar essa chance?”.
“Foi como se ele dissesse: ‘Ninguém mais quer vocês, o estúdio quer cancelar a série. Se vocês não chamarem a atenção e atraírem o público masculino, One Tree Hill vai acabar e todos os seus amigos vão perder seus empregos'”, continuou a intérprete de Peyton. No fim das contas, elas aceitaram fazer a sessão de fotos, com Danneel fechando o trio de atrizes no lugar de Bethany –uma das protagonistas da série.
“Eles me disseram que não me procuraram para a sessão de fotos porque eu era gorda demais. Eu não era mais uma das gostosas da série”, contou a atriz, que interpretava uma nerd em One Tree Hill. Sophia e Hilarie se chocaram com a fala da amiga, porque tinham ouvido da equipe que ela havia recusado o ensaio. Sophia até usou a suposta recusa da colega para também escapar das fotos, sem sucesso.
“Eu falei: ‘A Joy não vai fazer, ela disse não! Por que ela pode recusar e eu não?’. E eles responderam: ‘Bem, ela falou não primeiro, então você precisa dizer sim’. Eles te usaram de bode expiatório para nos forçar a fazer as fotos. Não ficamos bravas com você, mas nos revoltamos com a situação”, lembrou a atriz que viveu Brooke.
Cinco anos após o fim de One Tree Hill, Hilarie Burton acusou o criador e showrunner Mark Schwahn de assediar sexualmente boa parte do elenco feminino, inclusive ela mesma. Parte do elenco e da equipe se uniu em uma carta de repúdio ao executivo, que acabou demitido da série que fazia naquele momento, The Royals (2015-2018).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?