FILMES E SÉRIES

Paul Dano, Mateo Zoryan e Michelle Williams

Divulgação/Universal Pictures

CRÍTICA

Os Fabelmans: Candidato ao Oscar 2023 é um dos melhores filmes do ano

Novo filme de Steven Spielberg estreia nos cinemas nesta quinta-feira (12). longa saiu vitorioso do Globo de Ouro 2023 e deve fazer bonito no Oscar

André Zuliani

Vencedor do Globo de Ouro 2023 e um dos principais candidatos ao Oscar 2023, Os Fabelmans (2022) é um dos melhores filmes do ano. Comandado por Steven Spielberg (O Resgate do Soldado Ryan), o longa autobiográfico é uma carta de amor ao cinema e à memória do diretor.

Vencedor de nada menos do que três Oscars, Spielberg é aclamado em Hollywood como um dos grandes cineastas de todos os tempos. Das mãos dele saíram clássicos como Tubarão (1976), E.T.: O Extraterreste (1980) e A Lista de Schindler (1993), entre muitos outros. No entanto, Os Fabelmans carrega o peso de ser a única história que o diretor queria contar desde que deixou a adolescência para encarar os desafios da vida adulta.

Ao receber o prêmio de melhor filme de drama no Globo de Ouro 2023, Spielberg foi ao palco explicar que nunca soube como deveria contar a própria história. Foi apenas após muita insistência de Tony Kushner, parceiro de longa data do diretor e com quem divide o roteiro de Os Fabelmans, que ele decidiu aproveitar a pausa forçada na carreira por causa da pandemia de Covid-19 para escrever aquele que seria o seu projeto mais tocante.

Para não cair nas armadilhas que castigou várias cinebiografias espalhadas pela cultura pop, que sofrem para retratar a vida inteira de um artista em pouco mais de duas horas de duração, Spielberg escolheu focar em um recorte de sua trajetória que, para ele, impactou toda a sua jornada. Desta forma, Os Fabelmans começa e termina explorando o principal tema de sua história: a paixão pelo cinema.

Elenco de Os Fabelmans

O elenco principal de Os Fabelmans

Divulgação/Universal Pictures

A trama começa em 1952, quando um ainda jovem Sammy Fabelman (Mateo Zoryna) vai ao cinema pela primeira vez para assistir ao clássico O Maior Espetáculo da Terra. Com apenas sete anos, o garoto sai da exibição deslumbrado pelo que viu. Foi o gatilho para que ele quisesse retratar as cenas mais impactantes –um acidente envolvendo um trem descarrilhado– dentro de casa com seu trem de brinquedo. Ciente do desastre que poderia causar, sua mãe, Mitzi (Michelle Williams), deixa que o garoto use a filmadora do pai para assistir ao “acidente” quando quisesse.

Da fixação pela cena do trem nasce em Sammy uma paixão avassaladora por filmar os próprios curtas. Com a ajuda prática de seus pais, irmãs e amigos, o garoto usa qualquer artifício prático para criar as mais mirabolantes histórias, sejam de terror, comédia e até filmes de faroeste.

Seu pai, Burt (Paul Dano), um dedicado e metódico engenheiro de computação, explica ao filho em detalhes o processo do filme, como são simplesmente imagens se movendo rapidamente por um projetor –uma explicação lógica de algo que, para uma criança, parece mágico. Já Mitzi explica que os filmes são como sonhos ganhando vida, um lugar de oportunidades maravilhosas. Essa combinação de atitudes em relação aos filmes será parte integrante da vida de Sammy e, claro, de Steven Spielberg, pois seu estilo tornou-se uma combinação de ambos os pontos de vista.

Ver Sammy reproduzindo o acidente de trem em sua casa é apenas um dos vários momentos tocantes de Os Fabelmans. É o descobrimento de um amor que irá durar por toda a sua vida e ressignificar a sua relação com a família. Enquanto transforma pequenas ideias (ou sonhos) em realidade, o jovem cresce absorvendo todas as nuances que envolvem o casamento de seus pais.

Gabriel LaBelle

Gabriel LaBelle interpreta o adolescente Sammy

Divulgação/Universal Pictures

Já adolescente, Sammy (vivido por Gabriel LaBelle) se torna um diretor cada vez mais experiente e criativo, ao mesmo tempo em que passa a encarar problemas maiores em sua vida pessoal. A insistência de seu pai em ver sua paixão como apenas um hobby causa conflitos, e a profunda relação entre Mitzi e Bennie (Seth Rogen), o melhor amigo de Burt, se torna um verdadeiro pesadelo para o jovem.

Assistar a Os Fabelmans é como ver um mestre descobrindo a si mesmo, como cineasta e pessoa. Cada detalhe da trajetória de Sammy é contada por Spielberg com a ternura de quem relembra os melhores momentos de sua infância, dando uma sensação nostálgica (e deliciosa) mesmo para aqueles que ainda não chegaram em um estágio tão avançado da vida. É a obra-prima que retrata a verdadeira essência daquele que a desenvolveu.

Mesmo que não seja agraciado com várias estatuetas no Oscar, Os Fabelmans já está marcado como uma das principais obras da carreira de Steven Spielberg. É a festa da magia do cinema, única capaz de tornar sonhos e fantasias em realidade.

Cartaz de Os Fabelmans

Os Fabelmans

Drama
L

Direção

Steven Spielberg

Produção

Universal Pictures e Amblin Entertainment

Onde assistir

Cinemas

Elenco

Gabriel LaBelle
Michelle Williams
Paul Dano
Seth Rogen
Judd Hirsch
Mateo Zoryan
Julia Butters
Keeley Karsten
Jeannie Berlin
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?