FILMES E SÉRIES

Jason Bateman

Reprodução/NBC/Netflix

JASON BATEMAN

Os Pioneiros: Fenômeno nos anos 1970 lançou carreira de astro de Ozark

Vencedor do Emmy, Jason Bateman foi astro teen de série hit nos EUA; atração se despediu dos fãs há 40 anos

André Zuliani

Fenômeno nos anos 1970, Os Pioneiros (1974-1983) completa nesta terça-feira (21) 40 anos da exibição de seu último episódio. Série que marcou época nos Estados Unidos, a atração surfou na onda das produções rurais que fizeram sucesso na TV aberta norte-americana e foi a responsável por lançar a carreira de um dos grandes astros da atualidade: Jason Bateman, protagonista de Ozark (2017-2022) e vencedor do Emmy.

Apesar de chegar ao auge da carreira com Ozark, Bateman não era um desconhecido na indústria. Ele estreou cinco temporadas de Arrested Development (2003-2006; 2013-2019) e estrelou filme como A Noite do Jogo (2018) e Quero Matar Meu Chefe (2011), mas foi em Os Pioneiros que o ator de 54 anos fez a sua estreia no showbiz.

Na época com 12 anos, Bateman estreou na atração no 21º episódio da sétima temporada. Ele foi escalado para interpretar James Cooper Ingalls, garoto que é adotado pelo casal protagonista Charles (Michael Landon) e Caroline Ingall (Karen Grassle). Ele atuou em 21 episódios de Os Pioneiros e se despediu no fim do oitavo ano, quando seu personagem foi morto e iniciou uma verdadeira revolução no elenco.

Criada por Blanche Hanalis (1915-1992) e inspirada nos livros de Laura Ingalls Wilder (1867-1957), Os Pioneiros venceu o fantasma do cancelamento para se tornar um fenômeno. Após uma primeira temporada de sucesso, a série viu a audiência cair consideravelmente no segundo ano, o que obrigou a rede a mudar o dia de exibição de quarta para as noites de segunda. A estratégia surtiu efeito, e a atração voltou a ganhar a atenção do público, ficando entre as mais vistas dos EUA até o fim, na nona temporada.

A trama contava a história da família Ingalls, que vivia na pequena comunidade Walnut Grove, em Minnesota, durante os anos 1800. Os patriarcas Charles e Caroline enfrentavam problemas econômicos, sociais e ambientais enquanto tentavam criar as filhas Mary (Melissa Sue Anderson), Laura (Melissa Gilbert) e Carrie (as gêmeas Lindsay e Sidney Greenbush). A família cresceu nas temporadas seguintes após o casal adotar James, Albert (Matthew Labyorteaux) e Cassandra (Missy Frances).

A saída de Jason Bateman no elenco foi apenas uma da série de mudanças feitas na trama de Os Pioneiros entre o oitavo para o nono ano. Com exceção de Melissa Gilbert, que interpretou Laura Ingalls em todos os 204 episódios da série, todo o elenco principal que formava o núcleo da família Ingalls deixou a produção. A lista inclui o protagonista e produtor executivo Michael Landon (1936-1991), que optou por deixar a atração para buscar novos ares.

O sucesso de Os Pioneiros (Little House on the Prairie, no original) veio com o boom de séries rurais nos EUA iniciado com Os Waltons (1972-1981), que superou todas as expectativas e conquistou o coração do público. Na época, a febre foi tão grande que convenceu executivos de várias redes a apostarem em novos títulos com esse formato, como os casos de Dallas (1978-1993) e Knots Landing (1979-1993).

Além de lançar a carreira de Jason Bateman, a atração é até hoje lembrada como um marco da TV estadunidense dos anos 1970 e que influenciou uma geração inteira de jovens. Em votação pública feita pela revista TV Guide, o personagem Charles Ingalls é considerado o quarto melhor pai da história da televisão dos EUA.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?