Al Seib/A.M.P.A.S.
A 95ª edição está prevista para 12 de março de 2023; veja as novas mudanças da maior premiação do cinema
Nesta última quarta-feira (18), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou as novas regras para a 95ª edição do Oscar. A premiação mais célebre da sétima arte está prevista para 12 de março de 2023. Entre as mudanças, a principal afeta diretamente as gigantes do streaming. Para a próxima cerimônia, os filmes elegíveis não poderão mais ser lançados apenas nas plataformas digitais.
A norma tinha sido flexibilizada durante o auge da pandemia de Covid-19. Com o retorno das atividades presenciais, a Academia retomou o fluxo tradicional da premiação. Para que um título dispute a estatueta, será necessário entrar no circuito comercial dos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Essa mudança também afeta as categorias de documentário e curta-metragem.
A alteração, contudo, não proíbe que os filmes lançados nas plataformas de streaming concorram ao Oscar, apenas retoma a obrigatoriedade de esses longas passarem um tempo mínimo em exibição nos cinemas. O Irlândes e Roma, produções da Netflix, por exemplo, já tinham cumprido esse requisito.
Outra mudança também feita no cronograma da premiação é o nome das categorias de melhor documentário e melhor documentário de curta-metragem. Agora, elas se chamam documentário em longa-metragem e documentário em curta-metragem, respectivamente.
A Academia anunciou que os novos prazos variam entre 3 de outubro e 15 de novembro de 2022, dependendo da categoria.
A Academia de Artes Cinematográficas é uma entidade criada para o desenvolvimento e promoção da indústria do cinema norte-americano. Além disso, representa os profissionais do setor junto aos sindicatos.
Fazem parte da Academia mais de 9 mil profissionais ligados às diversas categorias do meio (atores, estilistas, figurinistas, editores, produtores, diretores, roteiristas, designers gráficos etc.). Entre eles, está o seleto grupo que decide os indicados para as categorias do Oscar. Por razões éticas, a Academia não torna público o nome dos votantes, apesar de não haver restrição alguma caso queiram falar sobre sua condição nas redes sociais ou em reportagens jornalísticas.
A maioria dos indicados é apontada por seus colegas de área: atores votam em atores, diretores em diretores, áreas técnicas etc. Mas, em categorias como melhor filme internacional, melhor documentário (de curta e longa-metragem), melhor animação (curta e longa-metragem), os votos são dados por comissões especiais.
Nicolle Cabral
Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.
Ver mais conteúdos de Nicolle CabralTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?