FILMES E SÉRIES

Will Smith recebe prêmio de melhor ator no Oscar 2022 depois de dar um tapa no comediante Chris Rock

Divulgação: Billy Stansfield/A.M.P.A.S

Oscar 2022

Por tapa, Academia bane Will Smith do Oscar por 10 anos

Punição foi dada em consequência do tapa que o ator deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022

Natalia Engler

Natalia Engler

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se reuniu nesta sexta-feira (8) para decidir o destino de Will Smith depois de o ator ter dado um tapa no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022. E o veredito foi duro: Smith foi banido de participar do Oscar ou de qualquer evento promovido pela Academia nos próximos dez anos, presenciais ou virtuais.

A decisão foi tomada durante reunião com os 54 membros do conselho de governadores da Academia, que representam os diferentes grupos de profissionais do cinema associados à organização. Smith já havia renunciado à sua posição de membro no dia 2 de abril, mas a Academia vinha sendo criticada principalmente por ter permitido que ele permanecesse na cerimônia e recebesse o prêmio de melhor ator depois de ter agredido Rock.

Logo depois do anúncio, Smith respondeu com uma nota, publicada pela revista Variety, afirmando: “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”.

A decisão não implica em perda do prêmio de melhor ator concedido a Smith por King Richard: Criando Campeãs, e ele poderá receber outras indicações futuramente —só não poderá estar presente na cerimônia para receber a estatueta, se ganhar.

Em comunicado distribuído à imprensa, a Academia classificou o comportamento de Smith como “inaceitável e danoso”, e reconheceu que não lidou adequadamente com a situação durante a cerimônia. O comunicado expressa ainda gratidão a Rock “por ele ter mantido a compostura sob circunstâncias extraordinárias”.

Segundo a nota, as ações em resposta ao comportamento de Smith são “um passo em direção ao objetivo mais amplo de garantir a segurança dos apresentadores e convidados, e de reconstruir a confiança na Academia. Também esperamos que isto possa dar início a um tempo de cura e reconstrução para todas as partes envolvidas’, conclui o comunicado da Academia.

O tapa

Durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, mulher de Will, estar careca. Acontece que Jada sofre de alopecia, condição médica que leva à perda de cabelo. Ao ouvir a piada, Will Smith se exaltou, caminhou até o palco e deu um tapa no comediante. Depois de voltar a seu assento, ainda gritou duas vezes “Tire o nome da minha mulher da porra da sua boca”.

Ainda não está totalmente claro o que aconteceu na sequência, mas a imprensa especializada reportou que a polícia de Los Angeles esteve no local, mas Rock não quis prestar queixa. Há também relatos conflitantes sobre Smith ter sido convidado a se retirar da premiação ou não. Fontes disseram à revista Variety que sim, mas o produtor Will Packer, um dos responsáveis pela cerimônia do Oscar 2022, afirmou ter pedido que o ator não fosse removido do local, porque Rock não queria que uma situação ruim se tornasse ainda pior.

Nos dias que se seguiram à cerimônia, Smith publicou um pedido de desculpas, a Academia iniciou investigações formais e Sean “Diddy” Combs chegou a afirmar que Smith e Rock já haviam feito as pazes. No entanto, Rock ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Natalia Engler

Natalia Engler

Natalia Engler é editora-chefe da Tangerina. Jornalista, mestra em audiovisual pela ECA-USP e pesquisadora de gênero e cultura pop, passou por Omelete, UOL, Folha e Ansa. Do feminismo e do Carnaval.

Ver mais conteúdos de Natalia Engler

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal