FILMES E SÉRIES

24.mar.2022 - Dolby Theatre, em Hollywood, é preparado para receber o Oscar 2022

Al Seib/A.M.P.A.S.

Cinema

Oscar 2023 apresenta novas regras: O que há de novo na premiação?

A 95ª edição está prevista para 12 de março de 2023; veja as novas mudanças da maior premiação do cinema

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Nesta última quarta-feira (18), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou as novas regras para a 95ª edição do Oscar. A premiação mais célebre da sétima arte está prevista para 12 de março de 2023. Entre as mudanças, a principal afeta diretamente as gigantes do streaming. Para a próxima cerimônia, os filmes elegíveis não poderão mais ser lançados apenas nas plataformas digitais.

A norma tinha sido flexibilizada durante o auge da pandemia de Covid-19. Com o retorno das atividades presenciais, a Academia retomou o fluxo tradicional da premiação. Para que um título dispute a estatueta, será necessário entrar no circuito comercial dos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Essa mudança também afeta as categorias de documentário e curta-metragem.

A alteração, contudo, não proíbe que os filmes lançados nas plataformas de streaming concorram ao Oscar, apenas retoma a obrigatoriedade de esses longas passarem um tempo mínimo em exibição nos cinemas. O Irlândes e Roma, produções da Netflix, por exemplo, já tinham cumprido esse requisito.

Outra mudança também feita no cronograma da premiação é o nome das categorias de melhor documentário e melhor documentário de curta-metragem. Agora, elas se chamam documentário em longa-metragem e documentário em curta-metragem, respectivamente.

Qual é o prazo de inscrição para o Oscar 2023?

A Academia anunciou que os novos prazos variam entre 3 de outubro e 15 de novembro de 2022, dependendo da categoria.

Quem indica filmes ao Oscar

A Academia de Artes Cinematográficas é uma entidade criada para o desenvolvimento e promoção da indústria do cinema norte-americano. Além disso, representa os profissionais do setor junto aos sindicatos.

Fazem parte da Academia mais de 9 mil profissionais ligados às diversas categorias do meio (atores, estilistas, figurinistas, editores, produtores, diretores, roteiristas, designers gráficos etc.). Entre eles, está o seleto grupo que decide os indicados para as categorias do Oscar. Por razões éticas, a Academia não torna público o nome dos votantes, apesar de não haver restrição alguma caso queiram falar sobre sua condição nas redes sociais ou em reportagens jornalísticas.

A maioria dos indicados é apontada por seus colegas de área: atores votam em atores, diretores em diretores, áreas técnicas etc. Mas, em categorias como melhor filme internacional, melhor documentário (de curta e longa-metragem), melhor animação (curta e longa-metragem), os votos são dados por comissões especiais. 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal