FILMES E SÉRIES

Felix Kammerer em cena de Nada de Novo no Front, cotado para o Oscar

Divulgação/Netflix

NOVA PAREDE

Após levar Oscar do ano passado, streaming perde metade das indicações

O alemão Nada de Novo no Front foi a única produção de uma grande plataforma a conseguir mais de uma indicação ao prêmio

Luciano Guaraldo

No Oscar do ano passado, as vitórias de No Ritmo do Coração (do Apple TV+) como melhor filme e de Jane Campion como melhor diretora por Ataque dos Cães (da Netflix) pareciam indicar que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas finalmente havia derrubado a parede que separava os streamings das grandes distribuidoras. Ledo engano. Neste ano, as indicações das plataformas caíram pela metade.

Segundo o Deadline, em 2022 a trinca Netflix, Prime Video e Apple TV+ conseguiram 37 nomeações ao principal prêmio do cinema. No anúncio desta terça-feira (24), foram apenas 19 –impulsionadas pelo excelente desempenho de Nada de Novo no Front, que recebeu nove lembranças.

Na categoria principal, aliás, apenas a produção alemã da Netflix representa o streaming, enquanto no ano passado No Ritmo do Coração, Ataque dos Cães e Não Olhe para Cima (Netflix) concorreram a melhor filme. Nada de Novo no Front também é o único filme de plataformas online a conseguir mais de uma indicação: todos os outros foram lembrados apenas uma vez.

Entre os streaming, a Netflix foi a campeã disparada, com 16 nomeações: além das nove indicações do filme alemão, Glass Onion: Um Mistério Knives Out concorre a melhor roteiro adaptado, A Fera do Mar e Pinóquio disputam melhor animação e Ana de Armas entrou na corrida de melhor atriz por Blonde.

O Apple TV+ conseguiu colocar Brian Tyree Henry como ator coadjuvante por Passagem e emplacou O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo como melhor curta-metragem de animação. Já a Amazon teve uma única indicação: melhor filme internacional para Argentina, 1985.

A cerimônia de entrega do Oscar 2023 está marcada para 12 de março, em Los Angeles, no tradicional Dolby Theatre, palco da festa desde 2002. A apresentação ficará a cargo de Jimmy Kimmel, que comandará a premiação pela terceira vez. Ele já prometeu que vai abordar o infame tapa de Will Smith no ano passado, mas como um assunto sério. “Simplesmente não é engraçado”, resumiu.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?