FILMES E SÉRIES

Jason Momoa e Nesta Cooper na série See

Divulgação/Apple TV+

NESTA COOPER

Empoderada, atriz de See encara homens na luta: ‘De igual para igual’

Em entrevista exclusiva à Tangerina, intérprete de Haniwa na série do Apple TV+ abre o jogo sobre sexismo e romance gay

Luciano Guaraldo

Depois de três temporadas, a série See encerrou sua trajetória na última sexta (14) com um episódio repleto de ação. E, apesar de contar com um gigante como Jason Momoa à frente do elenco, a história não se privou de colocar as mulheres no campo de batalha. “Lutei de igual para igual com os homens. Foi ótimo não precisar me preocupar com isso pela primeira vez na minha carreira”, desabafa a atriz Nesta Cooper, intérprete da guerreira Haniwa.

“Era muito importante para mim ter mulheres tão empoderadas. Acho que a série foi elaborada de um jeito que não havia muita diferença entre os homens e as mulheres lutando. Claro, quando temos alguém como Jason [Momoa] ou Dave [Bautista] lutando, eles são tão grandes que ninguém se compara, nem mesmo os outros homens”, especula a atriz do Apple TV+ em conversa exclusiva com a Tangerina.

“Mas, para o resto do elenco, eu realmente sentia que não havia diferença entre os homens e Maghra [Hera Hilmar], Sibeth [Sylvia Hoeks], Wren [Eden Epstein] ou eu. Estávamos todos no mesmo nível, e nunca senti que as cenas de luta do Archie [Madekwe, que viveu Kofun, irmão de Haniwa] recebiam mais atenção do que as minhas, por exemplo. Era muito bom não ter a necessidade de ficar me comparando o tempo todo”, continua Nesta Cooper.

Na entrevista, a atriz se declara fã das cenas de ação e conta que fazia questão de gravá-las, dispensando sua dublê sempre que possível. “Quando estávamos gravando a segunda e a terceira temporadas, eu passava muito tempo com os dublês e os coordenadores de ação, porque os admirava muito. Eu os achava demais! Bem, ainda os acho demais. Então, depois dos ensaios eu sempre ficava mais um pouco para vê-los, ou chegava mais cedo para treinar com eles”, lembra ela.

Segundo a estrela de See, ela tentaria fazer todas as cenas caso os dublês não a impedissem. “Eles é que impunham os limites, porque eu jamais abriria mão. Eles falavam: ‘Não, Nesta, você não pode saltar de uma plataforma de 2 metros para essa cena. No episódio seis, quando Haniwa é arrastada pelos comedores de carne, aqueles zumbis, eles não me deixaram ser puxada pela perna, e fiquei triste por isso. Eu queria ser puxada! (risos)”, conta.

Eden Epstein e Nesta Cooper em See

Wren (Eden Epstein) e Haniwa (Nesta Cooper) engataram romance em See

Divulgação/Apple TV+

E não foi apenas nas lutas que os gêneros dos personagens de See não importavam. No romance também. Haniwa engatou um relacionamento com Wren (Eden Epstein) ao longo da série do Apple TV+ e, apesar de as duas serem mulheres, isso nunca se tornou uma questão na jornada das personagens.

“Acho que deveria ser sempre assim, sabe? Não precisa ser algo maior do que de fato é, porque cria um estereótipo ou uma percepção de que as outras pessoas precisam reagir de maneira diferente ao amor queer em comparação com o heterossexual. No fim do dia, o amor é amor, não tem nenhuma diferença, e eu vou lutar para sempre para defender isso”, valoriza.

As três temporadas de See já estão disponíveis completas no Apple TV+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?