Divulgação/Fox
Citando caso de Kathy Griffin, Al Jean desabafou sobre a importância de manter audiência enquanto cria sátiras na série de humor
Al Jean, um dos produtores de Os Simpsons, desabafou sobre o medo que sente ao fazer a animação por conta da cultura do cancelamento. A série de humor, que costuma comentar questões envolvendo a política dos Estados Unidos, já acertou diversas previsões sobre acontecimentos mundiais —assim como já foi alvo de críticas por comentários preconceituosos.
“É importante conhecer seu público. Se você perder a sua audiência, cometeu um grande erro”, afirmou Al para o Metro. “Eu também acho que é importante que os comediantes tenham permissão para fazer sátira”, defendeu ele ao citar Kathy Griffin, britânica que recebeu uma onda de comentários negativos em 2017, depois de postar uma foto no Twitter em que segurava uma cabeça decapitada falsa do então presidente Donald Trump.
“Penso em pessoas como Kathy Griffin, que foi criticada quando estava sendo satírica. E, eu digo, há um perigo quando contamos aos comediantes o que é ou não engraçado”, opinou Al. “Fico muito nervoso quando você desce essa ladeira”, disse ele, criticando situações em que o público define o que é “um discurso permitido”, em suas palavras.
Os Simpsons estreou a sua 34º temporada em 25 de setembro, nos Estados Unidos. Os episódios irão ao ar até agosto de 2023. Em 2017, a série sofreu acusações por reproduzir estereótipos racistas ao retratar o personagem indiano Apu Nahasapeemapetilon. O dublador Hank Azaria decidiu deixar a animação em 2020, fazendo com que o personagem fosse “aposentado” da produção.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?