Divulgação/ABC
Episódio com ofensas racistas à comunidade latina chocou roteiristas da série, e produção acabou paralisada até que situação fosse resolvida
Série derivada de Grey’s Anatomy, Station 19 atravessa uma crise inédita nos bastidores. Um dos roteiros da sexta temporada chocou elenco e equipe ao abusar de termos racistas para se referir a latinos –apesar de a atração ter Jaina Lee Ortiz, integrante da comunidade, como protagonista. Toda a sala de escritores foi paralisada até que a questão seja resolvida.
De acordo com o Deadline, as ofensas seriam proferidas por um personagem racista. Porém, mesmo que usado por um antagonista, o termo “beaner” não caiu bem. A palavra é usada para atacar latinos e hispânicos, especialmente mexicanos, e remete ao uso do feijão na culinária da comunidade. O problema ficou ainda pior porque o episódio em questão foi atribuído a um roteirista branco.
O esboço do capítulo foi recebido com choque e descrença entre os roteiristas, e a tensão cresceu a ponto de a sala virtual ser paralisada. Krista Vernoff, showrunner tanto de Grey’s Anatomy quanto de Station 19, mandou um e-mail para a equipe e agendou uma reunião com todos para terça-feira (2), no qual “problemas sistêmicos e um dano recente” seriam debatidos. Segundo fontes da reportagem, outros casos de racismo já haviam ocorrido, e essa teria sido a gota d’água.
“Nós não vamos fazer reuniões nem deveríamos trocar e-mails em grupo até a reunião. Não vamos continuar como se nada tivesse acontecido até que os problemas sistêmicos e o dano recente sejam discutidos e que o processo de cura tenha começado”, escreveu a produtora.
“Como empresa, está no nosso DNA revisar constantemente a cultura de nossas produções e fazer mudanças rápidas se e quando elas não estiverem no padrão dos valores da Shondaland”, disse o estúdio Shondaland, da produtora Shonda Rhimes, ao Deadline. “Uma situação recente na sala de roteiros de Station 19 nos deu a oportunidade de reimaginar a estrutura de liderança para criar um ambiente mais respeitoso e inclusivo.”
De acordo com a reportagem, é possível que a mudança seja alterada no topo da cadeia de produção. Como Krista Vernoff coordena Grey’s Anatomy e Station 19 simultaneamente, o alvo seria a segunda no comando, a produtora Kiley Donovan. Ela seria transferida para outra série da Shondaland, e um novo produtor negro ou latino chegaria para trazer mais representatividade à equipe.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?