FILMES E SÉRIES

David Harbour na quarta temporada de Stranger Things, da Netflix

Divulgação/Netflix

NOVA TEMPORADA

Stranger Things 4: Entenda como Hopper sobreviveu à explosão na série

Os primeiros episódios da 4ª temporada de Stranger Things estrearam na Netflix e finalmente explicaram como Hopper sobreviveu à explosão

André Zuliani

A quarta temporada de Stranger Things finalmente estreou na Netflix e respondeu diversas questões que habitavam a mente dos fãs nos últimos anos. Uma das principais é como o policial Hopper (David Harbour), que aparentemente foi desintegrado e dado como morto após a explosão no laboratório subterrâneo do shopping Starcourt, aparece vivo nos novos episódios.

Para parte do público, a sobrevivência de Hopper nunca foi questionada. A cena pós-créditos do fim da terceira temporada revelou que um norte-americano estava sendo mantido preso em uma prisão soviética –mesma nacionalidade dos cientistas responsáveis pelo laboratório em Starcourt. Meses depois, a Netflix confirmou a expectativa ao divulgar o primeiro teaser do quarto ano. Nele, o personagem aparece como um dos prisioneiros do local.

A resposta, no entanto, precisaria ser convincente. Aos olhos do espectador, o laboratório explodiu e o corpo de Hopper desapareceu para nunca ser encontrado pelas autoridades. Apesar disso, há uma máxima simples no universo da cultura pop que sempre indicou a sobrevivência do policial: se não há corpo, não há morto.

Como, então, o pai adotivo de Eleven (Millie Bobby Brown) sobreviveu à explosão e foi parar em uma prisão na União Soviética? A explicação, para o deleite de alguns e desespero de outros, é mais simples do que se imagina.

David Harbour

David Harbour na 4ª temporada de Stranger Things

Divulgação/Netflix

A resposta sobre o destino do policial aparece logo nos instantes iniciais do segundo episódio. A sequência mostra novamente a cena na qual Hopper se despede de Joyce (Winona Ryder) e aparentemente é desintegrado pela explosão. Na verdade, o bigodudo se joga da plataforma antes que as chamas o atinjam e cai desacordado no andar debaixo do laboratório.

Após ficar um tempo inconsciente, Hopper acorda e sobe de volta para a plataforma por uma escada –sim, havia uma escada que dava acesso ao andar inferior e que ninguém notou. Ao chegar no local, ele é recebido por um grupo de soldados soviéticos que, novamente, o colocam para dormir.

No início, ao ser levado para a União Soviética, o policial é torturado pelos soldados para que eles obtenham informações sobre por que Hopper estava no laboratório e quem eram seus aliados –os soviéticos conseguiram uma imagem de Joyce disfarçada com o uniforme deles–, mas ele nunca cede. Percebendo que Hopper supera todas as suas técnicas, os vilões determinam que ele é forte o suficiente para trabalho braçal e o enviam para viver em cárcere em uma prisão em Kamchatka.

Em entrevista à revista Entertainment Weekly, Harbour disseca a experiência do personagem na prisão russa e explica como estes eventos vão influenciar na trajetória de Hopper durante a quarta temporada de Stranger Things:

“Especialmente depois da terceira temporada, acho que veremos cores totalmente diferentes de Hopper. Ele está em um ambiente brutal. Ele está passando por coisas externas e também internas brutais”, entregou.

“Hopper está na Rússia sendo espancado pelos guardas da prisão, está isolado e sozinho, há um monstro nesta prisão. E ele também tem esses segredos que o impediram de ser o pai e o homem que ele quer ser. Ele precisa expurgar esses segredos internos para seguir em frente e ser o guerreiro que pode ser necessário nessa luta contra o Mundo Invertido”, concluiu.

O volume um da quarta temporada de Stranger Things estreou com sete episódios. O volume dois, que contará com os dois episódios derradeiros do novo ano, chegam à plataforma apenas em 1º de julho.

Cena de Stranger Things 4

Stranger Things 4ª temporada - Volume um

Assista ao trailer legendado:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?