Divulgação/Netflix
Fãs de Stranger Things acharam um erro na quarta temporada: o flashback de Eleven novinha mostra ela bem mais falante do que no primeiro ano
O sucesso da quarta temporada de Stranger Things significa que mais olhos estão à procura de erros no roteiro para criticar. E os fãs da série da Netflix estão certos de que acharam um erro daqueles. É que os novos episódios começam com um flashback de Eleven (Millie Bobby Brown) criança. E a personagem aparece bem mais falante do que quando foi descoberta por Mike (Finn Wolfhard) e seus amigos no primeiro ano.
Foram tantas críticas ao suposto furo que os criadores da série, os irmãos Matt e Ross Duffer, tiveram que se posicionar sobre o tema. Em entrevista ao site TVLine, os dois explicaram que foi justamente o massacre vivenciado na cena do flashback que travou as habilidades comunicacionais de Eleven.
“O trauma definitivamente afetou Eleven”, disse Ross. “Idealmente, quando estávamos escrevendo os flashbacks, o objetivo era copiar o modelo de discurso dela, com as pausas, as palavras limitadas.”
“Mas o que aconteceu é que ela estava cercada das outras crianças no laboratório. Ela socializou. E depois ela entra em coma durante um período, acorda e é completamente isolada pelo doutor Brenner [Matthew Modine]. Essa é a história de Eleven”, contou o criador de Stranger Things.
Matt Duffer, então, completou a justificativa do irmão: “Quando nós a conhecemos, ela tem nove anos, certo? E aí ela tem o apagão. Ela não tem nenhuma memória daquilo, e é por isso que precisa reviver tudo [por meio do projeto Nina]. Os flashbacks da primeira temporada acontecem depois do massacre, com ela trancada em uma cela sozinha, sem nenhuma outra criança”.
Sem nenhuma criança nem mais ninguém. Afinal, como apontou Ross, o único contato humano que ela teve depois de acordar do coma foram suas interações com Brenner. Segundo os criadores, é por isso que, quando Eleven conhece as outras crianças, ela tem bem mais dificuldades de se expressar.
Você concorda com a explicação dos irmãos Duffer? Ou acha que a poderosa conseguir se comunicar no flashback foi um erro de roteiro?
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?