FILMES E SÉRIES

Claire Foy como a rainha Elizabeth em The Crown

Divulgação/Netflix

EM ALTA

The Crown: Morte da rainha causa feito inédito na Netflix; saiba qual

Mesmo sem a estreia de novos episódios, drama sobre a família real voltou ao top 10 da plataforma com duas temporadas diferentes

Luciano Guaraldo

A morte da rainha Elizabeth (1926-2022) provocou um fato curioso na Netflix. Pela segunda semana consecutiva, a primeira temporada de The Crown foi parar no top 10 de séries mais vistas da plataforma. E, desta vez, arrastou o segundo ano do drama sobre a monarquia com ela.

Tradicionalmente, temporadas antigas só voltam ao top 10 quando novos episódios são lançados. Mas o quinto ano de The Crown só deve entrar na Netflix em novembro, em data a ser divulgada. A morte da monarca, porém, despertou o interesse do público para conhecer mais sobre sua trajetória.

Segundo dados da própria Netflix, o primeiro ano de The Crown foi a terceira série de língua inglesa mais vista na semana de 12 a 18 de setembro, somando mais de 40 milhões de horas às 17 milhões que tinha acumulado no período anterior. Os episódios ainda entraram no top 10 de 87 países e territórios diferentes. Um feito e tanto para capítulos lançados em 2016!

E, aparentemente, o interesse do público não chegou ao fim com o encerramento da primeira temporada. O segundo ano de The Crown estreou no top 10 da plataforma em sétimo lugar, com 16 milhões de horas, e entrou no top 10 de 20 países. Se os assinantes continuarem acompanhando a série nas próximas semanas, a Netflix economizará bastante no marketing dos novos episódios.

As duas primeiras temporadas de The Crown tinham como protagonistas Claire Foy (Elizabeth), Matt Smith (Philip), Vanessa Kirby (Margaret) e John Lithgow (Winston Churchill). A primeira, inclusive, venceu dois Emmys por seu trabalho na série.

Nos novos episódios, o elenco será trocado mais uma vez: Imelda Staunton interpretará a rainha Elizabeth, enquanto Jonathan Pryce estará na pele do príncipe Philip, Dominic West estrelará como o príncipe Charles e Elizabeth Debicki viverá a princesa Diana. Olivia Williams foi escalada como Camilla Parker Bowles e Jonny Lee Miller aparecerá como o primeiro-ministro John Major.

Tradicionalmente, cada temporada de The Crown aborda cerca de uma década da vida da família real. Enquanto a primeira mostrou de 1947 a 1955, a segunda foi de 1956 a 1964, a terceira retratou de 1964 a 1977, e a quarta registrou eventos da rainha e de seus parentes entre 1979 e 1990.

Os dois últimos anos da atração devem abordar períodos menores –com a quinta temporada retratando de 1990 a 1996, e a última mostrando o trágico acidente de Diana, em 1997. A história deve avançar pelo menos até 2001, já que Meg Bellamy foi escalada para viver Kate Middleton –que conheceu o príncipe William na faculdade, dez anos antes do casamento real de 2011.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?