FILMES E SÉRIES

Norman Reedus

Divulgação/AMC

RECAP 11X23

The Walking Dead deixa guerra para o fim e ameaça ‘legado’ de Rick

Penúltimo episódio da série deu destaque para Judith (Cailey Fleming); saiba tudo o que aconteceu na reta final do drama zumbi

André Zuliani

Com apenas um episódio para o seu fim definitivo, The Walking Dead voltou a enrolar o público e deixou a grande guerra final para o seu último capítulo. Antes disso, o drama zumbi colocou os sobreviventes para arriscarem suas vidas mais uma vez e ameaçou diretamente o “legado” deixado pelo ex-protagonista Rick Grimes (Andrew Lincoln).

Intitulado Family (Família, em português), o 23º episódio do último ano deu grande destaque para Judith (Cailey Fleming). Narradora “oficial” dos eventos derradeiros da série, a filha de Rick decidiu honrar o sonho de seu irmão Carl (Chandler Riggs) de criar um futuro seguro para todos e pediu para participar da ação ao lado de Daryl (Norman Reedus).

Tocado pelo pedido, o galã silencioso permitiu que a jovem se juntasse ao grupo de sobreviventes no contra-ataque às forças da Commonwealth. Após salvar os cidadãos mantidos presos por Pamela Milton (Laila Robins), ele, Maggie (Lauren Cohan) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) lideram seus aliados rumo à comunidade gigante.

Durante o trajeto do trem, Ezekiel (Khary Payton) explica a Negan que impediu a sua morte por não querer continuar vivendo com raiva. Ele pede ao ex-vilão que faça bom uso de sua nova oportunidade para se redimir de seus crimes do passado, e Negan assegura que o fará em nome de sua mulher e filho. Maggie, que ainda se recusa a aceitar o assassino de Glenn (Steven Yeun) como parte do grupo, escuta a conversa e demonstra que também está perto de perdoá-lo –uma clara alusão à união dos dois no vindouro spin-off The Walking Dead: Dead City.

Khary Payton

Ezekiel (Khary Payton) durante invasão à Commonwealth

Divulgação/AMC

Dentro da Commonwealth, Pamela começa a suspeitar da fidelidade de Mercer (Michael James Shaw), que secretamente liberou Eugene (Josh McDermitt) da prisão e o levou em segurança para o apartamento de Max (Margot Bingham). Enquanto o nerd se esconde, o comandante do exército retorna ao seu posto para fingir estar recebendo ordens da governadora.

Enquanto as duas forças se preparam para o combate, o grupo de Aaron (Ross Marquand), Jerry (Cooper Andrews), Lydia (Cassady McClincy), Elijah (Okea Eme-Akwari), Luke (Dan Fogler) e Jules (Alex Sgambati) consegue se distanciar de um esquadrão da Commonwealth e se infiltra em uma horda de zumbis para tentar se esconder em um trailer abandonado. Antes disso, no entanto, eles passam por apuros e acabam se separando. Na tentativa de não se distanciar de Elijah, Lydia é mordida por um dos mortos-vivos e precisa ter o braço amputado.

Ao invadir a cidade, o grupo de Daryl nota que alguma coisa está errada. Pamela instaurou um novo lockdown para manter a ordem e usa a horda de zumbis do lado de fora como desculpa para forçar a população a ficar em casa e esvaziar as ruas. Sem ameaça aparente, os sobreviventes invadem o prédio do governo e são recebidos pelos soldados da governadora.

Um tiroteio tem início, e muitos dos prisioneiros aliados que se juntaram ao grupo acabam mortos. Ao notar que está em desvantagem, Pamela perde a cabeça, começa a atirar em seus rivais e acerta uma bala em Judith. Para o desespero de todos, a jovem cai desacordada e obriga Daryl e os outros a partirem em retirada.

Foto de The Walking Dead

Os sobreviventes encaram nova horda de zumbis

Divulgação/AMC

Durante o conflito no prédio das autoridades, Mercer é preso por traição e não consegue impedir que a horda de zumbis descontrolada fora da cidade comece a avançar. A situação é mais uma amostra do futuro da franquia e revela algumas das criaturas capazes de escalar muros. O soldado que cuidava do portão sucumbe, e os mortos-vivos invadem a Commonwealth –em um dos maiores grupos já vistos em toda a série.

Acuada em sua residência, Pamela ordena que os soldados protejam apenas os cidadãos que formam o conselho da cidade e deixa o resto da população à própria sorte. Seus comandados acabam por sitiar parte da Commonwealth e encurralam o grupo de Daryl, deixando-o sozinhos para enfrentar grande parte da horda de zumbis.

Neste momento, os sobreviventes percebem que alguns dos zumbis são capazes de subir em carros e se preparam para a batalha final que vai definir o destino da Commonwealth. O episódio termina com parte do grupo enfrentando os mortos-vivos para que Daryl consiga fugir para levar Judith ao hospital e salvar a vida da jovem.

Os episódios da 11ª temporada de The Walking Dead são disponibilizados semanalmente, aos domingos, no Star+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?