Divulgação/Paramount Pictures
Ator tem boas chances de concorrer ao Oscar por seu trabalho no bem-sucedido Top Gun: Maverick, mas não estará na premiação da HFPA
Com o anúncio dos indicados ao Globo de Ouro nesta segunda (12), algumas ausências entre os indicados chamaram a atenção. Will Smith ficou de fora por Emancipation: Uma História de Liberdade –um indício de que a sua luta pela redenção será mais difícil do que a da própria organização do Globo de Ouro–, mas Tom Cruise ficou de fora pelo fenômeno Top Gun: Maverick. Curiosamente, o ator tinha devolvido as três estatuetas que recebeu em sua carreira como protesto.
No ano passado, a HPFA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood) caiu em desgraça após uma reportagem do Los Angeles Times revelar que não existia nenhum membro negro na agremiação havia 20 anos. No total, ela contava com 87 críticos entre seus votantes. Várias personalidades criticaram a premiação –que já recebia olhares tortos previamente e tinha fama de “vendida”.
Tom Cruise foi além das palavras duras e decidiu devolver as três estatuetas que havia recebido ao longo de sua carreira, por seus trabalhos em Nascido em 4 de Julho (1989), Jerry Maguire: A Grande Virada (1996) e Magnólia (1999). Seu trabalho no bem-sucedido Top Gun: Maverick pode lhe render uma indicação ao Oscar, mas não o colocará no Globo de Ouro, que indica dez atores, em vez de apenas cinco –já que eles são divididos entre drama e comédia ou musical.
A categoria de melhor ator em filme de drama conta com Austin Butler (Elvis), Brendan Fraser (The Whale), Hugh Jackman (The Son), Bill Nighy (Living) e
Jeremy Pope (The Inspection). Já em musical ou comédia, foram lembrados Diego Calva (Babilônia), Daniel Craig (Glass Onion: Um Mistério Knives Out), Adam Driver (Ruído Branco), Colin Farrell (The Banshees of Inisherin) e Ralph Fiennes (O Menu).
Segundo o site Gold Derby, que compila opiniões de especialistas e calcula as chances de indicação em diferentes categorias, a lista de cinco indicados ao Oscar deve contar com Brendan Fraser (favorito ao prêmio), Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy e Tom Cruise, com Hugh Jackman como uma sexta possibilidade.
A cerimônia de premiação do Globo de Ouro vai ao ar em 10 de janeiro e será apresentada pelo comediante Jerrod Carmichael. Já os indicados ao Oscar serão anunciados em 24 de janeiro.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?