FILMES E SÉRIES

Tom Cruise em Top Gun: Maverick, indicado ao Oscar

Divulgação/Paramount

INÉDITO

Fenômenos, Top Gun: Maverick e Avatar 2 fazem história no Oscar 2023

Tom Cruise não foi indicado a melhor ator, mas superprodução que dominou as bilheterias conseguiu seis indicações ao grande prêmio do cinema

Luciano Guaraldo

Além de serem responsáveis pelas duas maiores bilheterias de 2022, Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água conseguiram fazer história no Oscar nesta terça-feira (24). Pela primeira vez em 95 edições do prêmio, duas sequências foram indicadas para a principal categoria, a de melhor filme. Pantera Negra: Wakanda para Sempre e Glass Onion: Um Mistério Knives Out, que também eram cotadas, acabaram de fora.

Apenas o fato de uma continuação ser nomeada já é um feito raro: em toda a história do Oscar, apenas sete sequências tinham sido indicadas a melhor filme. São elas: Os Sinos de Santa Maria (1945), O Poderoso Chefão 2 (1974), O Poderoso Chefão 3 (1990), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), Toy Story 3 (2010) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015).

Da lista, apenas duas levaram a melhor: o segundo capítulo da saga dos Corleone e a conclusão da história de Frodo Bolseiro –em um prêmio considerado “de consolação” pela esnobada aos dois longas anteriores de Peter Jackson. Neste ano, os favoritos são Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin e Os Fabelmans, com o alemão Nada de Novo no Front correndo por fora.

Tom Cruise era cotado a uma indicação como melhor ator, mas não emplacou seu nome entre os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que preferiram Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Brendan Fraser (A Baleia), Paul Mescal (Aftersun) e Bill Nighy (Living). Mas Top Gun: Maverick conseguiu uma importante nomeação a roteiro adaptado, além de categorias já esperadas, como canção original (para Lady Gaga), som, edição e efeitos visuais.

Avatar: O Caminho da Água não repetiu o bom desempenho do primeiro filme, de 2009, e conseguiu “apenas” quatro indicações –contra nove do original, que venceu três. James Cameron não foi lembrado pela direção, e o roteiro que ele assinou com Rick Jaffa e Amanda Silver também não foi valorizado pelos votantes. Assim, a superprodução terá de se contentar com quesitos técnicos: som, design de produção e efeitos visuais.

Fora da categoria principal, Pantera Negra: Wakanda para Sempre conseguiu cinco indicações: atriz coadjuvante, canção original, maquiagem e penteados, figurino e efeitos visuais. Angela Bassett é a primeira pessoa nomeada por uma atuação em longas da Marvel –e deve levar o prêmio, fazendo história mais uma vez. Já Glass Onion: Um Mistério Knives Out foi lembrado apenas como roteiro adaptado.

A cerimônia de entrega do Oscar 2023 está marcada para 12 de março, em Los Angeles, no tradicional Dolby Theatre, palco da festa desde 2002. A apresentação ficará a cargo de Jimmy Kimmel, que comandará a premiação pela terceira vez. Ele já prometeu que vai abordar o infame tapa de Will Smith no ano passado, mas como um assunto sério. “Simplesmente não é engraçado”, resumiu.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?