FILMES E SÉRIES

Carol Abras

Divulgação/HBO Max

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Vale dos Esquecidos: Aposta da HBO Max é mistura de Lost e Midsommar

Nova série da HBO Max, Vale dos Esquecidos é uma aposta para explorar um gênero pouco valorizado na indústria brasileira: terror

André Zuliani

Nova série nacional da HBO Max, Vale dos Esquecidos é uma aposta da plataforma para explorar um gênero ainda pouco valorizado na indústria cinematográfica brasileira: o terror. Com o selo de excelência do canal premium, a atração criada pela dupla Fábio Mendonça e Antônio Tibau mergulha em uma mistura de Lost (2004-2010) e Midsommar (2019) para entregar um thriller psicológico poucas vezes visto no país.

A inspiração para Vale dos Esquecidos vem de uma cidade conhecida pelo folclore há anos. Marcada por seu clima típico, Paranapiacaba (SP) tem como principal característica as neblinas densas que surgem bem no meio da tarde. Este clima sombrio, que mais parece saído de filmes ou games de terror, é o que carrega a tensão da nova atração da HBO.

Na trama, um grupo de amigos liderado pela guia Ana (Caroline Abras) decide se aventurar em uma trilha na mata localizada próximo à cidade paulista. Conhecida por belas paisagens, a região parecia o destino perfeito para buscar cachoeiras e locais para fotos. O que era para ser um fim de semana tranquilo, no entanto, acaba se tornando um pesadelo.

Durante o passeio, o grupo é surpreendido pela aparição de pessoas cuja aparência é quase bárbara. Perseguidos, eles buscam abrigo em um pequeno vilarejo no meio da neblina, com moradores tão bizarros quanto aqueles que os atacaram.

Um dos grandes méritos de Vale dos Esquecidos é trabalhar o suspense deixando o espectador no escuro. Nos mesmos moldes de Lost, quando o grupo conhecido como Os Outros navega entre os rótulos de vilões e mocinhos, os protagonistas da série da HBO Max se veem em encruzilhada semelhante. No chamado Vale Sereno, ninguém realmente é o que aparenta ser.

Daniel Rocha

Daniel Rocha vive Bento em Vale dos Esquecidos

Divulgação/HBO Max

A direção de Fábio Mendonça e Daniel Lieff é extremamente competente ao criar esta atmosfera sombria que faz o Vale Sereno parecer mais um vilarejo perdido na Europa da Idade Média do que uma cidade localizada há poucos minutos de São Paulo. A comparação com Midsommar é evidente não apenas no gênero, mas também na construção do mistério envolvendo personagens e da verdadeira face dos moradores locais.

Com personalidade dúbia, a protagonista Ana é a única que foge dos mistérios da série. Não há segredo sobre sua identidade para o espectador, mas isso não a torna menos interessante. Já Daniel Rocha, que vive seu par romântico Bento, é o que representa o público dentro da ficção: perdido naquele lugar, ele é o mais desesperado para voltar para casa, mas acaba imerso nos segredos do Vale tanto quanto seus companheiros.

Os três primeiros episódios de Vale dos Esquecidos vistos pela Tangerina mostram que a aposta do duo HBO/HBO Max em um suspense brasileiro com qualidade internacional é certeira. Aproveitar Paranapiacaba como cenário faz da série uma produção que parece saída da atmosfera de filmes como A Bruxa (2015) ou A Vila (2004) –a própria experiência nas gravações, segundo Rocha, renderam alguns casos reais de assombração para a equipe.

Vale dos Esquecidos estreia na HBO Max neste domingo (25), às 21h (horário de Brasília). Novos episódios da série serão lançados semanalmente.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?