Divulgação/Prime Video
Fãs preconceituosos criticaram a escalação de atores não brancos para as séries de fantasia, que fogem da realidade desde a sua concepção
Vencedora do Oscar, Whoopi Goldberg detonou o racismo de parte dos fãs contra O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e House of the Dragon. A atriz vociferou contra as críticas no programa norte-americano The View, que ela comanda na rede ABC.
Estrela da franquia Mudança de Hábito, Whoopi demonstrou indignação com a parcela de fãs que criticou a escalação de atores negros para viver personagens fictícios em obras de fantasia. Tanto Anéis de Poder quanto o spin-off de Game of Thrones (2011-2019) optaram por mais diversidade em seus elencos do que suas antecessoras.
“Arranjem um emprego! Eles não existem no mundo real. Sabe de uma coisa? Não há dragões. Não há hobbits. Você está me dizendo que pessoas negras não podem ser pessoas falsas também? É isso que você está me dizendo? Não sei se é tipo um clube de hobbits, não sei se vai haver protestos, mas, gente! O que há de errado com vocês?”, criticou a atriz de 66 anos.
A escalação de artistas não brancos para interpretar personagens como hobbits, anões, elfos e até humanos tem sido questionada por fãs racistas desde que o elenco das séries foi anunciado. Steve Toussaint, que interpreta Corlys Velaryon em House of the Dragon, disse anteriormente que enfrentou ataques preconceituosos tão logo o seu nome foi confirmado na nova atração hit da HBO.
“Parece ser muito difícil para as pessoas engolirem. Eles estão felizes com um dragão voando. Eles estão felizes com cabelos brancos e olhos violeta, mas um negro rico? Isso está além dos limites”, contou o ator à revista Men’s Health.
“Todos vocês que têm problemas porque existem hobbits negros: arranjem um emprego! Arrume um emprego! Vá se encontrar, porque você está focado nas coisas erradas”, continuou Whoopi em suas críticas.
Sunny Hostin, coapresentadora do The View ao lado da vencedora do Oscar, corroborou com a visão antirracista. Para ela, é surreal que as pessoas comemorem a existência fictícia de dragões e hobbits, mas critiquem um negro em posição de poder nestas séries.
“O que eu acho fascinante é que dragões são bons –dragões que cospem fogo–, assim como pessoas com cabelos brancos que nascem assim quando são pequenos, e com olhos violetas. Mas os negros são apenas um passo longe demais para essas pessoas”, completou.
Confira abaixo o vídeo com as críticas de Whoopi Goldberg:
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?