FILMES E SÉRIES

will smith

Divulgação: Billy Stansfield/A.M.P.A.S

Oscar 2022

Will Smith se retira da Academia antes de receber possível punição

O vencedor do Oscar de melhor ator pode ser expulso da Academia pois se recusou a deixar o recinto. Chris Rock quebra o silêncio

Gabriela Franco

Gabi Franco

Will Smith não faz mais parte da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas desde a última sexta (01) segundo comunicado publicado pela Variety.

O ator, que enfrentava uma possível expulsão ou suspensão após agredir Chris Rock durante a transmissão do Oscar no último domingo (27), renunciou à sua filiação na organização. A decisão ocorreu em meio a crise mais grave de sua carreira e devido a forma como a instituição tem lidado com as consequências da briga.

No mesmo comunicado, Smith chamou suas ações de “chocantes, dolorosas e imperdoáveis” e disse que aceitará quaisquer consequências adicionais que o Conselho Deliberativo da Academia considere apropriadas.

“A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público mundial em casa”, disse Smith. “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores da oportunidade de celebrar e serem celebrados por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido.” – disse o ator.

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas iniciou nesta quarta (30) um processo disciplinar contra Will Smith, pois afirma que o vencedor do Oscar de melhor ator na edição de 2022 “se recusou a deixar a premiação após o episódio da agressão a Chris Rock e por isso, pode ser expulso”, segundo informações do site The Hollywood Reporter. O problema é que, de acordo com uma matéria Variety publicada nesta quinta (31), o tal pedido nunca aconteceu.

Fontes da revista que estavam presentes no momento da confusão estão refutando a informação dada pela Academia. Ao que tudo indica, a entidade e o produtor da cerimônia de entrega do Oscar, Will Packer, enviaram mensagens confusas em relação a expulsão ou não de Smith do evento. Por conta disso, seria falsa a afirmação de que o ator teria se recusado a deixar o Dolby Theatre.

A descrição dos fatos baseados na alegação da Academia não está alinhada com a de alguns indivíduos presentes nos minutos tensos após a agressão de Smith a Rock. Essas fontes afirmam que alguns membros da Academia expressaram que queriam que Smith fosse removido, mas também dizem que nenhum pedido formal ou explícito foi feito. Na confusão, nada de concreto foi feito e Smith seguiu na festa até a sua premiação como melhor ator por King Richard: Criando Campeãs.

Segundo a academia: “o conselho avaliativo iniciou hoje [quarta-feira] um processo disciplinar contra Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia.” Ainda segundo o documento tornado público pela entidade organizadora do Oscar, Will Smith recebeu um aviso sobre as consequências da violação das regras antes mesmo do conselho deliberar uma punição. E que o ator terá direito de se defender por escrito.

A organização também pediu desculpas diretamente a Chris Rock, bem como aos indicados, convidados e espectadores.

Maioria dos votos apontam expulsão

Membros do conselho que participaram da reunião avaliativa disseram que havia amplo apoio para que Smith fosse suspenso ou expulso da Academia. “Acho que todos unanimemente sentem que ele perdeu o controle”, disse o informante, que pediu para que seu nome fosse mantido em sigilo.

“As pessoas querem ver uma consequência real. Foi um ataque – e não apenas um ataque físico, mas um ataque à comunidade.” – disse, segundo o site Hollywood Reporter.

Atores como Jim Carrey e as apresentadoras da 95ª cerimônia Amy Schummer e Wanda Sykes repudiaram a agressão do ator. Carrey disse ao programa de TV americano CBS Mornings que “se sentiu enojado por ver a platéia aplaudindo de pé”.

Chris Rock rompe o silêncio

Se existe um lado bom de levar um tapa em rede mundial na cerimônia de entrega do Oscar, talvez Chris Rock possa dizer que sim: as vendas de ingressos para os seus shows dispararam, assim como o valor das entradas.

Na noite desta quarta (30) Rock quebrou o silêncio e abordou o assunto publicamente em seu show de standup em Boston.

“Uau, tá certo!” ele exclamou ao entrar no palco do Wilbur Theatre . As mais de mil pessoas presentes aplaudiram de pé o homem de 57 anos . Rock se deleitou com a ovação que durou quase dois minutos, antes de falar: “Ei, me deixem fazer o show!”

Ele começou com um espirituoso: “Como foi o final de semana de vocês?” atraindo uma explosão de risadas. E então continuou, falando sobre o assunto sobre o qual todos esperavam: “Eu não tenho nada pra falar sobre o que aconteceu, então se você veio ouvir isso, eu tenho um show inteiro que escrevi antes de tudo rolar. Ainda estou processando o que aconteceu. Então, em algum momento eu vou falar sobre essa merda. E será sério e engraçado.” Nesta hora, um membro da plateia então gritou “F%[email protected] Will Smith!” mas Rock ignorou o comentário e começou seu set de uma hora: “Vou contar algumas piadas”, disse ele. “É bom estar de volta.”- completou. As informações são do site Variety.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal