FILMES E SÉRIES

Wes Bentley em cena de Yellowstone

Divulgação/Paramount+

WES BENTLEY

Ator de Yellowstone questiona sucesso: ‘Por que gostam dos Dutton?’

Série mais vista da TV norte-americana volta com nova temporada neste domingo; confira entrevista exclusiva com Wes Bentley

Luciano Guaraldo

A quinta temporada de Yellowstone chega neste domingo (11) ao Brasil com o rótulo de série mais vista da TV norte-americana –sim, mais até do que o fenômeno House of the Dragon! Mas o ator Wes Bentley, que dá vida a Jamie Dutton, não entende o sucesso dos personagens, capazes de trair a própria família, conspirar, chantagear e até matar. “Eu sempre pergunto para os fãs: ‘Por que vocês gostam dos Dutton? Vocês veem as coisas que eles fazem, não?”, conta, aos risos.

Estrelada por Kevin Costner, Yellowstone é um faroeste moderno que conta a história da família Dutton, dona do maior rancho dos Estados Unidos. Além de enfrentar empresários que querem uma parte do terreno para desenvolver negócios lucrativos, o fazendeiro precisa lidar com bastidores da política, com a comunidade indígena que fica próxima ao local e até com os próprios parentes, que lutam para ver quem vai assumir o rancho após a morte do patriarca –em uma espécie de Succession country.

No fim da quarta temporada, Jamie foi capaz de matar o próprio pai biológico para esconder sujeiras de seu passado. Ele só não contava que seria fotografado pela própria irmã, a amarga Beth (Kelly Reilly), em pleno crime –depois de ela mesma mandá-lo se livrar do genitor. Chantageado, ele começa os novos episódios como um fantoche dela, incapaz de agir por conta própria com medo de ter seus podres revelados.

“Jamie está sob o domínio de Beth quando vemos os dois na quinta temporada. Ela tem total controle sobre ele. E, você sabe, Jamie acredita que ela o forçou a matar o próprio pai biológico, então isso destruiu qualquer possibilidade de reconciliação que ele ainda poderia ter. E o amor que ele tinha por ela acabou de vez, foi substituído pelo mesmo ódio que ela sente por ele. Jamie não pode agir agora, mas ele está ruminando sua raiva, sua fúria, esperando e torcendo para que o momento certo apareça”, adianta Bentley em conversa exclusiva com a Tangerina.

Uma possibilidade de reação seria Jamie se aliar a Caroline Weaver (Jacki Weaver), diretora-executiva de uma empresa que tem muito interesse nas terras dos Dutton. Esperta, ela percebe que o filho não reage com alegria sincera à posse do pai como governador de Montana –um cargo que ele buscava até ser traído pelos próprios familiares– e imagina que o personagem de Wes Bentley seja uma porta de entrada para o núcleo impenetrável dos Dutton.

“Ela vê uma abertura ali, logo no primeiro episódio. É uma dinâmica interessante. Nós nunca sabemos o que esperar de Jamie, porque ele ainda defende a família, mesmo ciente de que não deve. E ele também quer manter o rancho intacto, por motivos egoístas, porque quer uma parte dele para si. Então é um personagem imprevisível, mas acho que os fãs vão ficar empolgados quando virem essa história se desenvolver”, promete o ator.

Questionado pela reportagem sobre o motivo pelo qual a série faz tanto sucesso e seus personagens caíram nas graças do público apesar de todos os defeitos, ele dá risada. “Excelente pergunta! Eu também não sei (risos). Mas acho que é porque os fãs mergulharam tão fundo nessa família, e Taylor Sheridan [criador] entende muito o que está acontecendo no oeste. Tem uma questão de propriedades que estão mudando, todos se sentem cercados”, justifica.

“Então eu acho que as pessoas conseguem se identificar com essa história e entender o que os personagens fazem pelo bem do rancho, mesmo que não concordem com a maneira como eles fazem isso. Acho que o público pode entender a perspectiva dessa família. E quem é da cidade grande talvez esteja vendo tudo isso pela primeira vez e não faça a menor ideia de que um mundo desses sequer exista.”

A quinta temporada de Yellowstone estreia neste domingo (11), no Paramount+, com novos episódios sendo adicionados ao catálogo semanalmente. O streaming também conta com o primeiro spin-off da série, 1883. Três novas derivadas vêm aí: 1923, estrelada por Harrison Ford e Helen Mirren; 6666, que aproveitará alguns personagens secundários da atração principal; e The Bass Reeves Story, que terá David Oyelowo no papel principal.

Kevin Costner

Yellowstone - 5ª temporada

Trailer legendado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?