FRESQUINHAS!

Mulher e homem dividem fone de ouvido para ouvir música, apoiados em um carro

Reprodução/Wesley Tingay/Unsplash

Fresquinhas!

Fresquinhas! Uma coluna que vai espremer os lançamentos musicais

Dora Guerra vai comandar um filtro semanal e divertido para te ajudar a decidir o que merece seu play

Tangerina

Tangerina

Mais de 60 mil músicas entram no catálogo do Spotify diariamente. Vamos repetir, por extenso: pelo menos 60.000 músicas são incluídas na base de dados da plataforma de streaming a cada dia, segundo o próprio Spotify. Numa conta simples, isso dá quase 22 milhões de canções por ano. Óbvio que nem tudo ali vai te interessar, e que é humanamente impossível escutar tudo. Mas, às vezes, até algumas canções que merecem seu tempo podem passar despercebidas, por conta do volume. Seria bom ter um filtro, né?

Essa é a missão de Fresquinhas!, uma coluna semanal que vai espremer as músicas e discos mais importantes que foram lançados e te entregar apenas o suco, devidamente coado, com comentários curtos e bem-humorados. E o melhor: a coluna estará pronta cedinho, ali na hora do almoço de sexta-feira, o dia oficial dos lançamentos musicais. Quando você se perguntar “o que saiu hoje mesmo?”, as Fresquinhas! já estarão aqui na Tangerina para te guiar, prontas para rechear suas playlists.

Para dançar e dar umas risadas

Quem vai comandar esse espremedor musical é Dora Guerra, mineira de alma (e CEP) e dona de um dos textos mais interessantes da internet. Fora daqui, você pode conhecer o estilo dela na newsletter quinzenal Semibreve, onde Dora te faz gargalhar com um resumo dos assuntos que estão em alta na música. Ela também escreve uns textões na Popload, e é uma das apresentadoras do podcast Queijo Quente, especializado em música pop.

Publicitária de formação, jovem de natureza, Dora conta que a música sempre esteve muito próxima dela. O pai é músico, tem uma produtora de áudio; ela era beatlemaníaca de adolescência, gosta de cantar e sabe tocar um instrumento ou outro. Mas levou um tempo até entender o papel da música em sua vida. Fez o TCC sobre Bruno Mars e as relações nostálgicas que o cantor pop faz no álbum 24K Magic e, há quatro anos, começou a escrever sobre música. “Descobri que sabia uma coisa ou outra sobre música. No começo, tinha muita timidez por não ter formação como jornalista nem musicista”, lembra.

Para nossa sorte, Dora perdeu a timidez depois de tanto perturbar os amigos falando sobre lançamentos musicais. Tanto que Fresquinhas! será algo natural para ela, uma extensão profissional dos grupos de WhatsApp que ela usa para comentar música.

Papo sério

Dora resume o que fará por aqui: “Pretendo me divertir com isso e espero que as pessoas se divirtam, também. Tem gente que leva música muito a sério, e não precisa ser assim. A gente pode ter uma relação próxima e profunda com a música sem que seja algo tão sério. Podemos falar de um jeito leve, até quando criticarmos algo que não gostamos. Sem querer derrubar ninguém. Quero exaltar não só o que é lindo, mas também músicas e discos divertidos, que podem fazer sua sexta-feira, sua semana”.

A primeira edição de Fresquinhas! já está no ar.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Tangerina

Tangerina

A Tangerina é a plataforma de cultura pop que nasceu pra trazer sua dose diária de filmes, séries, games e música. Entretenimento pra refrescar a sua cabeça.

Ver mais conteúdos de Tangerina

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal