Divulgação
'A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas vozes em todo o mundo do futebol, pede paz e um fim à invasão na Ucrânia'
A EA Sports anunciou nesta quinta-feira que clubes e seleção da Rússia estão banidos do FIFA 23. A decisão foi tomada em solidariedade à Ucrânia, que enfrenta uma invasão militar russa desde fevereiro.
Em comunicado enviado ao site Eurogamer, a produtora explicou que “alinhados com nossos parceiros da FIFA e UEFA, a EA Sports não vai incluir a seleção nacional da Rússia nem clubes russos no FIFA 23”.
“A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas vozes em todo o mundo do futebol, pede paz e um fim à invasão na Ucrânia”, seguiu a nota.
A mensagem praticamente repete o que havia sido comunicado pela EA Sports em março. Semanas depois da invasão russa começar na Ucrânia, a produtora baniu jogadores e clubes da Rússia do FIFA 22, um movimento que ecoou pela indústria de jogos, de um modo geral.
Apesar disso, a EA Sports foi criticada por não ter removido banners de patrocínio da Gazprom, uma empresa estatal de energia russa. Parceria da franquia, a UEFA —União das Associações Europeias de Futebol— encerrou seu acordo com a Gazprom ainda em fevereiro. À época, a produtora não quis comentar a decisão.
Com lançamento no dia 30 de setembro, o FIFA 23 será o último da EA Sports a levar o nome da entidade máxima do futebol. A partir de 2023, o jogo vai se chamar EA Sports FC. Entre as novidades, estão a inclusão inédita de clubes de futebol feminino e a possibilidade de cross-play entre as plataformas PlayStation, Xbox e PC.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?