FIFA 23 não terá seleção e clubes russos em apoio à Ucrânia - Tangerina

GAMES

FIFA 23 terá clubes de futebol feminino pela primeira vez. Na foto, o Manchester City

Divulgação

Banidos

FIFA 23 não terá clubes russos em solidariedade à Ucrânia

'A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas vozes em todo o mundo do futebol, pede paz e um fim à invasão na Ucrânia'

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

A EA Sports anunciou nesta quinta-feira que clubes e seleção da Rússia estão banidos do FIFA 23. A decisão foi tomada em solidariedade à Ucrânia, que enfrenta uma invasão militar russa desde fevereiro.

Em comunicado enviado ao site Eurogamer, a produtora explicou que “alinhados com nossos parceiros da FIFA e UEFA, a EA Sports não vai incluir a seleção nacional da Rússia nem clubes russos no FIFA 23”.

“A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas vozes em todo o mundo do futebol, pede paz e um fim à invasão na Ucrânia”, seguiu a nota.

A mensagem praticamente repete o que havia sido comunicado pela EA Sports em março. Semanas depois da invasão russa começar na Ucrânia, a produtora baniu jogadores e clubes da Rússia do FIFA 22, um movimento que ecoou pela indústria de jogos, de um modo geral.

Apesar disso, a EA Sports foi criticada por não ter removido banners de patrocínio da Gazprom, uma empresa estatal de energia russa. Parceria da franquia, a UEFA —União das Associações Europeias de Futebol— encerrou seu acordo com a Gazprom ainda em fevereiro. À época, a produtora não quis comentar a decisão.

Com lançamento no dia 30 de setembro, o FIFA 23 será o último da EA Sports a levar o nome da entidade máxima do futebol. A partir de 2023, o jogo vai se chamar EA Sports FC. Entre as novidades, estão a inclusão inédita de clubes de futebol feminino e a possibilidade de cross-play entre as plataformas PlayStation, Xbox e PC.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal