Montagem/Tangerina
A Tangerina lista todos os games da franquia Star Wars que estão em desenvolvimento atualmente, incluindo o projeto de Amy Hennig (ex-diretora de Uncharted), Jedi: Fallen Order 2, Eclipse, o remake de KOTOR e muitos outros
Com o perdão do trocadilho, mas o universo de Star Wars é realmente enorme —dentro e fora dos filmes. Além de contabilizar séries animadas, livros, quadrinhos e outras mídias, existem ainda diversos jogos baseados na franquia criada por George Lucas. Muitos desses títulos, como os adventures para PC lançados nas décadas de 1980 e 1990, foram inclusive desenvolvidos pela LucasArts, produtora de games que teve suas atividades encerradas oficialmente após aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2013.
Os funcionários da divisão foram remanejados e a Electronic Arts (EA) acabou comprando os direitos sobre o desenvolvimento de jogos baseados em Star Wars até 2023. Então, com o sucesso de Star Wars Jedi: Fallen Order em 2019, colaborações com outras franquias (como The Sims 4 e Fortnite) e dos conteúdos recorrentes para Star Wars Battlefront II, eis que a LucasArts retornou em janeiro de 2021, mas atendendo pelo nome Lucasfilm Games.
Lucasfilm Games
Com marca reformulada, vários estúdios estão desenvolvendo jogos para o selo
Após a reformulação da marca, a EA permaneceu como administradora exclusiva dos jogos de Star Wars por pouco tempo, pois seu contrato foi desfeito e a Ubisoft anunciou logo em seguida que estava desenvolvendo um game da franquia. A estratégia é semelhante ao que a Disney tem feito com os games da Marvel, com estúdios distintos produzindo títulos baseados em seus principais super-heróis.
Graças a isso, diferentes talentos da indústria de jogos podem trabalhar em novos projetos de Star Wars, unificando todos sob o selo Lucasfilm Games. Entretanto, pelo menos oito títulos, de gêneros variados (incluindo ação, aventura, estratégia, RPG, mundo aberto, etc.), estão em desenvolvimento atualmente. Mas não tema: a Tangerina lista todos abaixo para que você não se perca e saiba melhor o que esperar de cada um deles!
Um jogo de ação e aventura está sendo desenvolvido pela Skydance New Media, estúdio de Amy Hennig
Reprodução/Skydance New Media
O mais recente jogo de Star Wars anunciado conta com poucas informações reveladas até o momento, mas sabe-se que o projeto é liderado por Amy Hennig, diretora e roteirista de Uncharted e Legacy of Kain: Soul Reaver. Atualmente, ela lidera o Skydance New Media, estúdio que está desenvolvendo o novo game da franquia.
Também foi divulgado que o jogo de Star Wars da Skydance New Media será de ação e aventura e conta com uma história original bastante rica e cinematográfica. Vale apontar que Hennig trabalha ainda em um título completamente original ambientado no universo Marvel, que ainda não foi revelado.
Fundado em novembro de 2019, o estúdio Skydance New Media é uma divisão independente da produtora estadunidense Skydance Media. A desenvolvedora ainda não divulgou uma previsão de lançamento e tampouco revelou em quais plataformas será possível jogar o jogo de ação de aventura de Star Wars.
Star Wars: Hunters coloca equipes para se confrontarem em arenas
Reprodução/Zynga
Star Wars: Hunters é um jogo multijogador competitivo para jogar em equipes e chama atenção por estar situado na época da queda do Império Galáctico —no mesmo período que a série O Mandaloriano, ou seja, entre Star Wars Episódios 6 e 7.
É possível escolher entre caçadores de recompensa, heróis da rebelião e stormtroopers imperiais. As arenas são inspiradas em cenários conhecidos de Star Wars. O game está sendo desenvolvido pela Zynga (recém-adquirida pela Take-Two Interactive por US$ 12,7 bilhões).
Star Wars: Hunters tem previsão de lançamento para 2022, para Nintendo Switch, Android e iOS.
Com o sucesso de Jedi: Fallen Order, Respawn prepara uma sequência
Reprodução/EA
O desenvolvimento da sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order, de 2019, foi confirmada no início de 2022. O título está sendo produzido pelo mesmo estúdio do primeiro game, a Respawn Entertainment, e segue sob a liderança do diretor Stig Asmussen mais uma vez.
O primeiro Jedi: Fallen Order foi primordial para a estratégia que a Lucasfilm Games segue atualmente, pois, após superar as expectativas da EA em termos de crítica e de vendas e se tornar o segundo jogo de Star Wars mais vendido de todos os tempos nos EUA até maio de 2021, o jogo provou que a franquia poderia seguir gêneros diferentes.
Até então, os jogos de Star Wars eram majoritariamente de tiro em primeira pessoa e/ou de simulação. Jedi: Fallen Order, por sua vez, segue um estilo de ação puxado para o soulslike.
Star Wars Jedi: Fallen Order 2 (título não oficial) não tem plataformas e nem previsão de lançamento.
O remake de Star Wars: Knights of the Old Republic está sendo refeito do zero
Reprodução/Aspyr Media
Anunciado durante o evento PlayStation Showcase 2021, Star War: Knights of the Old Republic (abreviado como KOTOR) é um remake do aclamado game de RPG lançado originalmente em 2003 para PC e o primeiro Xbox.
O Aspyr, estúdio por trás do desenvolvimento desta nova versão, anunciou que o remake está sendo refeito do zero, e, de acordo com o produtor Ryan Treadwell, a integridade da história e dos personagens será igual à do original.
No desenvolvimento estão pessoas que trabalharam no KOTOR original, e em títulos como Dragon Age: Inquisition, Ghost of Tsushima e o remake de Demon’s Souls. Além disso, a Aspyr é também responsável pelos ports mais recentes de Star Wars Republic Commando e Star Wars Jedi Academy.
A história de KOTOR se passa quase quatro mil anos antes dos eventos de Star Wars Episódio I, no período da Velha República. O jogador controla um personagem personalizável que pode se tornar um Jedi ou um Sith, dependendo das reações a certos acontecimentos. Os eventos giram em torno de Darth Malak, um Lorde Sith que ameaça a República Galáctica e provoca a morte (e a deserção) de muitos Cavaleiros Jedi.
O remake de Star War: Knights of the Old Republic não tem previsão de lançamento, mas será lançado para PC e PlayStation 5.
Star Wars Eclipse promete explorar tramas políticas com uma mecânica de escolhas
Reprodução/Lucasfilm Games
Revelado oficialmente durante The Game Awards 2021, Star Wars Eclipse é um jogo de ação e aventura com mecânicas de escolhas, que está sendo desenvolvido pela Quantic Dream, mesmo estúdio de jogos focados em um estilo de narrativa cinematográfica como Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human.
Nenhum detalhe da história foi divulgado até o momento, mas o trailer de anúncio sugere uma trama política repleta de ações e consequências, com muitas espécies e planetas para interagir em uma seção inexplorada da galáxia. Eclipse marca também a primeira vez que a Era da Alta República da cronologia é explorada em um jogo de Star Wars.
Apesar de estar nos estágios iniciais de desenvolvimento, Eclipse protagonizou um episódio polêmico nas redes sociais, com a hashtag #BlackOutStarWarsEclipse viralizando por conta de supostos problemas na produção (equipe inexperiente com games multijogador, motor gráfico inapropriado para a proposta, e outras questões).
A Quantic Dream, vale lembrar, já havia sido acusada de racismo, sexismo e homofobia, com o chefe do estúdio David Cage e o produtor executivo Guillaume de Fondaumière no centro das alegações.
Star Wars Eclipse não tem previsão de lançamento e nem plataformas definidas.
Respawn Entertainment produz um jogo de tiro em primeira pessoa de Star Wars
Reprodução/Lucasfilm Games
Além da continuação de Jedi: Fallen Order, a Respawn está desenvolvendo também um Star Wars de tiro em primeira pessoa. O subtítulo do game ainda não foi revelado, mas sabe-se que Peter Hirschmann está liderando o projeto, e que a supervisão está a cargo de Vince Zampella, fundador do estúdio.
Hirschmann foi produtor executivo dos dois Star Wars Battlefront e foi vice-presidente de desenvolvimento da LucasArts. Ele contou ao IGN que gosta muito dos clássicos Star Wars Dark Forces I e II, sugerindo que o novo projeto de tiro em primeira pessoa pode se inspirar em elementos dos dois títulos citados.
O novo game de tiro em primeira pessoa não tem previsão de lançamento e nem plataformas definidas.
Ubisoft está desenvolvendo jogo de mundo aberto de Star Wars
Reprodução/Ubisoft
Juntamente com o término do acordo de exclusividade da EA no desenvolvimento de jogos de Star Wars, a Lucasfilm Games anunciou também que a Ubisoft está como responsável por um novo título de mundo aberto, no início de 2021.
O estúdio Massive Entertainment da Ubisoft é quem está cuidando do projeto, que até então, não teve nenhum outro detalhe divulgado. Até então, sabe-se apenas que a empresa publicou vagas, pedindo por desenvolvedores com experiência na criação de jogos de ação e aventura e RPG com histórias lineares e não lineares.
De acordo com o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, a nova aventura será inédita e diferente de tudo que foi feito antes em Star Wars.
O jogo de mundo aberto não possui subtítulo, tampouco previsão de lançamento ou plataformas definidas.
A Respawn e a Bit Reactor cuidam de um jogo de estratégia de Star Wars
Reprodução/Bit Reactor e Respaswn
Além de estar trabalhando em Jedi: Fallen Order 2 e em um jogo de tiro em primeira pessoa, a Respawn também está produzindo um game de estratégia de Star Wars, juntamente da desenvolvedora Bit Reactor, estúdio formado pelo veterano Greg Foertsch e outros ex-desenvolvedores de XCOM no início de 2022.
Assim como os demais títulos de citados acima, nenhum outro detalhe sobre o jogo foi divulgado até o momento, mas Foertsch disse ao GamesIndustry.biz que seu recém-formado estúdio quer cruzar a linha “entre o que é um jogo de estratégia e o que é um jogo de ação”.
O título de estratégia não possui subtítulo, tampouco previsão de lançamento ou plataformas definidas.
LEGO Star Wars: The Skywalker Saga reconta a história de todos os nove filmes principais da franquia
Reprodução/Warner Bros
LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é um game de ação e aventura desenvolvido pela TT Games e distribuído pela Warner Bros. Interactive Entertainment. O jogo reconta a história de todos os nove filmes principais da franquia, mas da maneira descontraída que os títulos LEGO geralmente fazem.
Isso significa que o game ganha segmentos com piadas e sacadas engraçadas, que tornam a experiência mais divertida de forma geral. O título usa um novo motor gráfico e é dirigido por James McLoughlin, co-diretor de LEGO Dimensions. Vale apontar ainda que o projeto estava previsto para ser lançado em 2020 e passou por alguns adiamentos.
LEGO Star Wars: The Skywalker Saga foi lançado em 5 de abril de 2022 e está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X/S e PlayStation 5.
E aí, qual jogo da Lucasfilm Games você aguarda mais? Conta pra gente nos comentários!
Jessica Pinheiro
Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.
Ver mais conteúdos de Jessica PinheiroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?