GAMES

Todos os jogos de Star Wars em desenvolvimento

Montagem/Tangerina

Lista

Diretora de Uncharted volta a Star Wars: Veja próximos jogos da série

A Tangerina lista todos os games da franquia Star Wars que estão em desenvolvimento atualmente, incluindo o projeto de Amy Hennig (ex-diretora de Uncharted), Jedi: Fallen Order 2, Eclipse, o remake de KOTOR e muitos outros

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Com o perdão do trocadilho, mas o universo de Star Wars é realmente enorme —dentro e fora dos filmes. Além de contabilizar séries animadas, livros, quadrinhos e outras mídias, existem ainda diversos jogos baseados na franquia criada por George Lucas. Muitos desses títulos, como os adventures para PC lançados nas décadas de 1980 e 1990, foram inclusive desenvolvidos pela LucasArts, produtora de games que teve suas atividades encerradas oficialmente após aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2013.

Os funcionários da divisão foram remanejados e a Electronic Arts (EA) acabou comprando os direitos sobre o desenvolvimento de jogos baseados em Star Wars até 2023. Então, com o sucesso de Star Wars Jedi: Fallen Order em 2019, colaborações com outras franquias (como The Sims 4 e Fortnite) e dos conteúdos recorrentes para Star Wars Battlefront II, eis que a LucasArts retornou em janeiro de 2021, mas atendendo pelo nome Lucasfilm Games.

Logo da Lucasfilm Games

Lucasfilm Games

Com marca reformulada, vários estúdios estão desenvolvendo jogos para o selo

Após a reformulação da marca, a EA permaneceu como administradora exclusiva dos jogos de Star Wars por pouco tempo, pois seu contrato foi desfeito e a Ubisoft anunciou logo em seguida que estava desenvolvendo um game da franquia. A estratégia é semelhante ao que a Disney tem feito com os games da Marvel, com estúdios distintos produzindo títulos baseados em seus principais super-heróis. 

Graças a isso, diferentes talentos da indústria de jogos podem trabalhar em novos projetos de Star Wars, unificando todos sob o selo Lucasfilm Games. Entretanto, pelo menos oito títulos, de gêneros variados (incluindo ação, aventura, estratégia, RPG, mundo aberto, etc.), estão em desenvolvimento atualmente. Mas não tema: a Tangerina lista todos abaixo para que você não se perca e saiba melhor o que esperar de cada um deles!

Star Wars de ação e aventura (Skydance New Media)

Logo do Star Wars da Skydance New Media

Um jogo de ação e aventura está sendo desenvolvido pela Skydance New Media, estúdio de Amy Hennig

Reprodução/Skydance New Media

O mais recente jogo de Star Wars anunciado conta com poucas informações reveladas até o momento, mas sabe-se que o projeto é liderado por Amy Hennig, diretora e roteirista de Uncharted e Legacy of Kain: Soul Reaver. Atualmente, ela lidera o Skydance New Media, estúdio que está desenvolvendo o novo game da franquia.

Também foi divulgado que o jogo de Star Wars da Skydance New Media será de ação e aventura e conta com uma história original bastante rica e cinematográfica. Vale apontar que Hennig trabalha ainda em um título completamente original ambientado no universo Marvel, que ainda não foi revelado.

Fundado em novembro de 2019, o estúdio Skydance New Media é uma divisão independente da produtora estadunidense Skydance Media. A desenvolvedora ainda não divulgou uma previsão de lançamento e tampouco revelou em quais plataformas será possível jogar o jogo de ação de aventura de Star Wars.

Star Wars: Hunters

Cena de Star Wars Hunters

Star Wars: Hunters coloca equipes para se confrontarem em arenas

Reprodução/Zynga

Star Wars: Hunters é um jogo multijogador competitivo para jogar em equipes e chama atenção por estar situado na época da queda do Império Galáctico —no mesmo período que a série O Mandaloriano, ou seja, entre Star Wars Episódios 6 e 7.

É possível escolher entre caçadores de recompensa, heróis da rebelião e stormtroopers imperiais. As arenas são inspiradas em cenários conhecidos de Star Wars. O game está sendo desenvolvido pela Zynga (recém-adquirida pela Take-Two Interactive por US$ 12,7 bilhões).

Star Wars: Hunters tem previsão de lançamento para 2022, para Nintendo Switch, Android e iOS.

Star Wars Jedi: Fallen Order 2

Cena de Star Wars Jedi: Fallen Order

Com o sucesso de Jedi: Fallen Order, Respawn prepara uma sequência

Reprodução/EA

O desenvolvimento da sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order, de 2019, foi confirmada no início de 2022. O título está sendo produzido pelo mesmo estúdio do primeiro game, a Respawn Entertainment, e segue sob a liderança do diretor Stig Asmussen mais uma vez.

O primeiro Jedi: Fallen Order foi primordial para a estratégia que a Lucasfilm Games segue atualmente, pois, após superar as expectativas da EA em termos de crítica e de vendas e se tornar o segundo jogo de Star Wars mais vendido de todos os tempos nos EUA até maio de 2021, o jogo provou que a franquia poderia seguir gêneros diferentes.

Até então, os jogos de Star Wars eram majoritariamente de tiro em primeira pessoa e/ou de simulação. Jedi: Fallen Order, por sua vez, segue um estilo de ação puxado para o soulslike.

Star Wars Jedi: Fallen Order 2 (título não oficial) não tem plataformas e nem previsão de lançamento.

Star Wars: Knights Of The Old Republic Remake

Arte conceitual de Star Wars: Knights of the Old Republic

O remake de Star Wars: Knights of the Old Republic está sendo refeito do zero

Reprodução/Aspyr Media

Anunciado durante o evento PlayStation Showcase 2021, Star War: Knights of the Old Republic (abreviado como KOTOR) é um remake do aclamado game de RPG lançado originalmente em 2003 para PC e o primeiro Xbox.

O Aspyr, estúdio por trás do desenvolvimento desta nova versão, anunciou que o remake está sendo refeito do zero, e, de acordo com o produtor Ryan Treadwell, a integridade da história e dos personagens será igual à do original.

No desenvolvimento estão pessoas que trabalharam no KOTOR original, e em títulos como Dragon Age: Inquisition, Ghost of Tsushima e o remake de Demon’s Souls. Além disso, a Aspyr é também responsável pelos ports mais recentes de Star Wars Republic Commando e Star Wars Jedi Academy.

A história de KOTOR se passa quase quatro mil anos antes dos eventos de Star Wars Episódio I, no período da Velha República. O jogador controla um personagem personalizável que pode se tornar um Jedi ou um Sith, dependendo das reações a certos acontecimentos. Os eventos giram em torno de Darth Malak, um Lorde Sith que ameaça a República Galáctica e provoca a morte (e a deserção) de muitos Cavaleiros Jedi.

O remake de Star War: Knights of the Old Republic não tem previsão de lançamento, mas será lançado para PC e PlayStation 5.

Star Wars Eclipse

Arte conceitual de Star Wars Eclipse

Star Wars Eclipse promete explorar tramas políticas com uma mecânica de escolhas

Reprodução/Lucasfilm Games

Revelado oficialmente durante The Game Awards 2021, Star Wars Eclipse é um jogo de ação e aventura com mecânicas de escolhas, que está sendo desenvolvido pela Quantic Dream, mesmo estúdio de jogos focados em um estilo de narrativa cinematográfica como Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human.

Nenhum detalhe da história foi divulgado até o momento, mas o trailer de anúncio sugere uma trama política repleta de ações e consequências, com muitas espécies e planetas para interagir em uma seção inexplorada da galáxia. Eclipse marca também a primeira vez que a Era da Alta República da cronologia é explorada em um jogo de Star Wars.

Apesar de estar nos estágios iniciais de desenvolvimento, Eclipse protagonizou um episódio polêmico nas redes sociais, com a hashtag #BlackOutStarWarsEclipse viralizando por conta de supostos problemas na produção (equipe inexperiente com games multijogador, motor gráfico inapropriado para a proposta, e outras questões). 

A Quantic Dream, vale lembrar, já havia sido acusada de racismo, sexismo e homofobia, com o chefe do estúdio David Cage e o produtor executivo Guillaume de Fondaumière no centro das alegações.

Star Wars Eclipse não tem previsão de lançamento e nem plataformas definidas.

Star Wars de tiro em primeira pessoa (Respawn)

Logo de Star Wars da Respawn

Respawn Entertainment produz um jogo de tiro em primeira pessoa de Star Wars

Reprodução/Lucasfilm Games

Além da continuação de Jedi: Fallen Order, a Respawn está desenvolvendo também um Star Wars de tiro em primeira pessoa. O subtítulo do game ainda não foi revelado, mas sabe-se que Peter Hirschmann está liderando o projeto, e que a supervisão está a cargo de Vince Zampella, fundador do estúdio.

Hirschmann foi produtor executivo dos dois Star Wars Battlefront e foi vice-presidente de desenvolvimento da LucasArts. Ele contou ao IGN que gosta muito dos clássicos Star Wars Dark Forces I e II, sugerindo que o novo projeto de tiro em primeira pessoa pode se inspirar em elementos dos dois títulos citados.

O novo game de tiro em primeira pessoa não tem previsão de lançamento e nem plataformas definidas.

Star Wars de mundo aberto (Ubisoft)

Logo de Star Wars da Ubisoft

Ubisoft está desenvolvendo jogo de mundo aberto de Star Wars

Reprodução/Ubisoft

Juntamente com o término do acordo de exclusividade da EA no desenvolvimento de jogos de Star Wars, a Lucasfilm Games anunciou também que a Ubisoft está como responsável por um novo título de mundo aberto, no início de 2021.

O estúdio Massive Entertainment da Ubisoft é quem está cuidando do projeto, que até então, não teve nenhum outro detalhe divulgado. Até então, sabe-se apenas que a empresa publicou vagas, pedindo por desenvolvedores com experiência na criação de jogos de ação e aventura e RPG com histórias lineares e não lineares.

De acordo com o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, a nova aventura será inédita e diferente de tudo que foi feito antes em Star Wars.

O jogo de mundo aberto não possui subtítulo, tampouco previsão de lançamento ou plataformas definidas.

Star Wars de estratégia (Respawn e Bit Reactor)

Logo dos estúdios Respawn e Bit Reactor

A Respawn e a Bit Reactor cuidam de um jogo de estratégia de Star Wars

Reprodução/Bit Reactor e Respaswn

Além de estar trabalhando em Jedi: Fallen Order 2 e em um jogo de tiro em primeira pessoa, a Respawn também está produzindo um game de estratégia de Star Wars, juntamente da desenvolvedora Bit Reactor, estúdio formado pelo veterano Greg Foertsch e outros ex-desenvolvedores de XCOM no início de 2022.

Assim como os demais títulos de citados acima, nenhum outro detalhe sobre o jogo foi divulgado até o momento, mas Foertsch disse ao GamesIndustry.biz que seu recém-formado estúdio quer cruzar a linha  “entre o que é um jogo de estratégia e o que é um jogo de ação”.

O título de estratégia não possui subtítulo, tampouco previsão de lançamento ou plataformas definidas.

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga

Cena de LEGO Star Wars: The Skywalker Saga

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga reconta a história de todos os nove filmes principais da franquia

Reprodução/Warner Bros

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é um game de ação e aventura desenvolvido pela TT Games e distribuído pela Warner Bros. Interactive Entertainment. O jogo reconta a história de todos os nove filmes principais da franquia, mas da maneira descontraída que os títulos LEGO geralmente fazem.

Isso significa que o game ganha segmentos com piadas e sacadas engraçadas, que tornam a experiência mais divertida de forma geral. O título usa um novo motor gráfico e é dirigido por James McLoughlin, co-diretor de LEGO Dimensions. Vale apontar ainda que o projeto estava previsto para ser lançado em 2020 e passou por alguns adiamentos.

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga foi lançado em 5 de abril de 2022 e está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X/S e PlayStation 5.

E aí, qual jogo da Lucasfilm Games você aguarda mais? Conta pra gente nos comentários!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal