LIVROS E HQS

Tim Sale

Reprodução/Twitter

LUTO

Inspiração para Batman de Chris Nolan, Tim Sale morre aos 66 anos

Quadrinista responsável por histórias clássicas do Batman, Tim Sale morreu nesta quinta-feira. Ele também trabalhou na série Heroes

Luciano Guaraldo

Morreu nesta quinta-feira (16), aos 66 anos, o desenhista Tim Sale, responsável por várias históricas icônicas do Batman publicadas pela DC. Ele foi apontado como uma das principais influências de Christopher Nolan na trilogia do Homem-Morcego estrelada por Christian Bale, e seu estilo também pode ser notado no recente The Batman (2022).

“É com muita tristeza que eu preciso dizer que Tim Sale morreu hoje. Ele estava com o amor da sua vida ao seu lado, e amava muito todos vocês. Por favor, compartilhem fotos e histórias neste post, pois gostaríamos de compartilhá-los com o resto da comunidade”, diz comunicado postado no Twitter do artista.

Nascido em 1956, Tim Sale estudou na Escola de Artes Visuais de Nova York e começou a trabalhar com quadrinhos antes mesmo de se formar. Alguns de seus títulos mais populares saíram de uma dobradinha com Jeph Loeb, com quem fez Batman: O Longo Dia das Bruxas, Batman: Vitória Sombria e Superman For All Seasons.

Também trabalhou na concorrência, fazendo artes para a Marvel em HQs como Homem-Aranha: Azul, Hulk: Cinza e Demolidor: Amarelo. Em 1999, foi premiado com um Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos, na categoria melhor artista/desenhista.

A parceria com Jeph Loeb também migrou para a televisão. Tim Sale fez artes para a série Heroes (2006-2010), da qual o amigo era roteirista e produtor. Os desenhos do artista foram usados como as obras criadas pelo atormentado Isaac Mendez (Santiago Cabrera), que pintava visões do futuro.

Em abril deste ano, outro artista que redefiniu o Batman morreu. Neal Adams tinha 80 anos e foi responsável pela revitalização de heróis como o Homem-Morcego, Lanterna Verde e Arqueiro Verde, dando a eles traços mais realistas.

Tanto a Marvel quanto a DC publicaram mensagens de luto para Tim Sale. As duas editoras elogiaram o desenhista, valorizaram seu legado e destacaram a influência que ele teve no trabalho de uma geração inteira de artistas. Confira:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal