Reprodução/Twitter
Quadrinista responsável por histórias clássicas do Batman, Tim Sale morreu nesta quinta-feira. Ele também trabalhou na série Heroes
Morreu nesta quinta-feira (16), aos 66 anos, o desenhista Tim Sale, responsável por várias históricas icônicas do Batman publicadas pela DC. Ele foi apontado como uma das principais influências de Christopher Nolan na trilogia do Homem-Morcego estrelada por Christian Bale, e seu estilo também pode ser notado no recente The Batman (2022).
“É com muita tristeza que eu preciso dizer que Tim Sale morreu hoje. Ele estava com o amor da sua vida ao seu lado, e amava muito todos vocês. Por favor, compartilhem fotos e histórias neste post, pois gostaríamos de compartilhá-los com o resto da comunidade”, diz comunicado postado no Twitter do artista.
Nascido em 1956, Tim Sale estudou na Escola de Artes Visuais de Nova York e começou a trabalhar com quadrinhos antes mesmo de se formar. Alguns de seus títulos mais populares saíram de uma dobradinha com Jeph Loeb, com quem fez Batman: O Longo Dia das Bruxas, Batman: Vitória Sombria e Superman For All Seasons.
Também trabalhou na concorrência, fazendo artes para a Marvel em HQs como Homem-Aranha: Azul, Hulk: Cinza e Demolidor: Amarelo. Em 1999, foi premiado com um Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos, na categoria melhor artista/desenhista.
A parceria com Jeph Loeb também migrou para a televisão. Tim Sale fez artes para a série Heroes (2006-2010), da qual o amigo era roteirista e produtor. Os desenhos do artista foram usados como as obras criadas pelo atormentado Isaac Mendez (Santiago Cabrera), que pintava visões do futuro.
Em abril deste ano, outro artista que redefiniu o Batman morreu. Neal Adams tinha 80 anos e foi responsável pela revitalização de heróis como o Homem-Morcego, Lanterna Verde e Arqueiro Verde, dando a eles traços mais realistas.
Tanto a Marvel quanto a DC publicaram mensagens de luto para Tim Sale. As duas editoras elogiaram o desenhista, valorizaram seu legado e destacaram a influência que ele teve no trabalho de uma geração inteira de artistas. Confira:
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?