Divulgação/Coletivo Litera
Em meio à febre de obras como Heartstopper, Leonardo Oliveira recomenda títulos bem brasileiros para prestigiar no Dia do Orgulho
Nesta terça-feira (28), é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Para comemorar a data e valorizar a cultura, que tal alguns livros que abordam temas relevantes para a comunidade? O escritor Leonardo Oliveira, que lança hoje Os Desvios na Estrada, terceiro volume da saga Entretempos, selecionou cinco obras bem brasileiras que merecem ser lidas.
Afinal, livros como Vermelho, Branco e Sangue Azul e Heartstopper já contam com a divulgação pesada de plataformas como Prime Video e Netflix, que realizam suas adaptações para o audiovisual. Não é hora de prestigiar um pouco da literatura nacional?
Para marcar o lançamento do terceiro livro de Entretempos, o primeiro volume da série está disponível gratuitamente até esta quarta-feira (29). O segundo livro, O Amanhã Pode Esperar, também está com desconto.
Confira os cinco livros LGBTQIA+ nacionais que você precisa ler, e a justificativa de Leonardo Oliveira sobre o que os torna tão especiais:
“Com uma narrativa não linear que mistura prosa e poesia, a autora nos inclui de forma muito bem-sucedida no caos interno de sua protagonista sem nome, que enfrenta uma grave crise de saúde mental e deixa tudo para trás. É uma jornada introspectiva e melancólica, porém cheia de mensagens positivas e reconfortantes, com um romance entre mulheres que destaca a importância de demonstrar apoio sem impor recuperações instantâneas.”
“Em estágios muito diferentes de aceitação e conhecimento, Ian, Victor e Henrique têm suas vidas entrelaçadas por um diagnóstico de HIV. Por meio das três perspectivas, o livro nos conduz magistralmente por descobertas, receios e decepções. Mas, acima de tudo, pela noção de que, munidos de informação e cercados pelas pessoas certas, é possível entender o quanto de vida ainda há para ser vivida.”
Leonardo Oliveira é o escritor da série Entretempos, cujo terceiro livro chega às lojas nesta terça
Arquivo pessoal
“Uma coleção de 12 contos com protagonismo bissexual e a maior variedade de temáticas que se pode imaginar: trisais com músicos sertanejos, viajantes interdimensionais, Papai Noel alienígena, entre outras premissas menos incomuns, mas igualmente adoráveis. Maria Freitas se propôs a retratar a bissexualidade de uma maneira plural, com vários corpos, idades e vivências, e esse objetivo foi atingido com enorme sucesso.”
“Antologia da Triquetra, editora que foca na publicação de autores independentes de minorias representativas, composta por contos de fantasia urbana, escritos e protagonizados por pessoas trans. Uma viagem fantástica que tem entre suas paradas: tradições familiares com café e necromancia, magia felina, lojas de preparos alquímicos e realidades paralelas com orcs sequestradores.”
“Primeira publicação do Coletivo Litera, grupo de autores independentes LGBTQIA+ que uniram forças para ganhar espaço no mercado literário nacional. É formada por nove contos e um epílogo que se passam no mesmo prédio, com crossovers e personagens em comum. Comédia, drama e aventura se misturam na vizinhança, com histórias de amigos, casais, trisais, pets e até mesmo presenças sobrenaturais.”
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?