Cinco livros LGBTQIA+ nacionais para você ler - Tangerina

LIVROS E HQS

Edifício Litera

Divulgação/Coletivo Litera

LEONARDO OLIVEIRA

Autor de Entretempos indica 5 livros LGBTQIA+ nacionais para você ler

Em meio à febre de obras como Heartstopper, Leonardo Oliveira recomenda títulos bem brasileiros para prestigiar no Dia do Orgulho

Luciano Guaraldo

Nesta terça-feira (28), é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Para comemorar a data e valorizar a cultura, que tal alguns livros que abordam temas relevantes para a comunidade? O escritor Leonardo Oliveira, que lança hoje Os Desvios na Estrada, terceiro volume da saga Entretempos, selecionou cinco obras bem brasileiras que merecem ser lidas.

Afinal, livros como Vermelho, Branco e Sangue Azul e Heartstopper já contam com a divulgação pesada de plataformas como Prime Video e Netflix, que realizam suas adaptações para o audiovisual. Não é hora de prestigiar um pouco da literatura nacional?

Para marcar o lançamento do terceiro livro de Entretempos, o primeiro volume da série está disponível gratuitamente até esta quarta-feira (29). O segundo livro, O Amanhã Pode Esperar, também está com desconto.

Confira os cinco livros LGBTQIA+ nacionais que você precisa ler, e a justificativa de Leonardo Oliveira sobre o que os torna tão especiais:

O Centro de Todo o Caos (Marina Feijóo)

“Com uma narrativa não linear que mistura prosa e poesia, a autora nos inclui de forma muito bem-sucedida no caos interno de sua protagonista sem nome, que enfrenta uma grave crise de saúde mental e deixa tudo para trás. É uma jornada introspectiva e melancólica, porém cheia de mensagens positivas e reconfortantes, com um romance entre mulheres que destaca a importância de demonstrar apoio sem impor recuperações instantâneas.”

Você Tem a Vida Inteira (Lucas Rocha)

“Em estágios muito diferentes de aceitação e conhecimento, Ian, Victor e Henrique têm suas vidas entrelaçadas por um diagnóstico de HIV. Por meio das três perspectivas, o livro nos conduz magistralmente por descobertas, receios e decepções. Mas, acima de tudo, pela noção de que, munidos de informação e cercados pelas pessoas certas, é possível entender o quanto de vida ainda há para ser vivida.”

Leonardo Oliveira

Leonardo Oliveira é o escritor da série Entretempos, cujo terceiro livro chega às lojas nesta terça

Arquivo pessoal

Clichês em Rosa, Roxo e Azul (Maria Freitas)

“Uma coleção de 12 contos com protagonismo bissexual e a maior variedade de temáticas que se pode imaginar: trisais com músicos sertanejos, viajantes interdimensionais, Papai Noel alienígena, entre outras premissas menos incomuns, mas igualmente adoráveis. Maria Freitas se propôs a retratar a bissexualidade de uma maneira plural, com vários corpos, idades e vivências, e esse objetivo foi atingido com enorme sucesso.”

Subversives (vários autores, organização de Daniele Cavalcante)

“Antologia da Triquetra, editora que foca na publicação de autores independentes de minorias representativas, composta por contos de fantasia urbana, escritos e protagonizados por pessoas trans. Uma viagem fantástica que tem entre suas paradas: tradições familiares com café e necromancia, magia felina, lojas de preparos alquímicos e realidades paralelas com orcs sequestradores.”

Edifício Litera (vários autores, organização de Priscilla Bacelar)

“Primeira publicação do Coletivo Litera, grupo de autores independentes LGBTQIA+ que uniram forças para ganhar espaço no mercado literário nacional. É formada por nove contos e um epílogo que se passam no mesmo prédio, com crossovers e personagens em comum. Comédia, drama e aventura se misturam na vizinhança, com histórias de amigos, casais, trisais, pets e até mesmo presenças sobrenaturais.”

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal