Tímido, Adriano se abre em série que 'tira a roupa' do Imperador - Tangerina

MIX

O ex-jogador Adriano em cena de Adriano, Imperador

Divulgação/Paramount+

NO PARAMOUNT+

Tímido, Adriano se abre em série que ‘tira a roupa’ do Imperador

O documentário Adriano, Imperador chega nesta quinta (21) ao Paramount+ com a promessa de mostrar o homem por trás do mito do futebol

Luciano Guaraldo

Adriano Leite Ribeiro já foi eleito um dos melhores atacantes do mundo. Mas seu desempenho acima da média dentro dos campos foi escanteado pelas polêmicas em que se envolveu fora do gramado. Ele admitiu problemas com o álcool, tirou fotos segurando armas de fogo, foi acusado de ter negociado com traficante e até de ter amarrado a modelo Joana Machado em uma árvore. Tímido, o craque mais conhecido como Adriano Imperador sempre evitou falar muito com a imprensa e expor a sua vida. Até agora.

A série documental Adriano, Imperador, que o Paramount+ estreia nesta quinta-feira (21), “tira a roupa” (metaforicamente falando, é claro) do ex-jogador para mostrar quem é o Adriano por trás do Imperador. Além de depoimentos do protagonista, que topou encarar uma bateria de conversas com a equipe do documentário, seus parentes, amigos e colegas de futebol também relembram sua trajetória dentro e fora do campo.

“A grande questão desse documentário é desvendar o Adriano, né? Ele é alguém que a imprensa, de forma geral, gosta de falar. Mas normalmente são questões mais superficiais a respeito da vida dele. Eu acho que é importante ter tempo para aprofundar e saber as origens de todas as questões”, contou a diretora do documentário, Susanna Lira, em evento de apresentação de Adriano, Imperador à imprensa.

A cineasta nega rapidamente que sua intenção fosse passar pano para as polêmicas do jogador –até porque a série documental passa longe de ser chapa branca ou de ignorar os problemas de Adriano. “Eu tive toda a liberdade para fazer a série da maneira como achei que deveria ser, mas acho que as pessoas julgam muito as outras, e elas precisam ser compreendidas. Quis traduzir o Adriano para o público”, explicou.

Susanna Lira é a diretora de Adriano, Imperador

Susanna Lira é a diretora de Adriano, Imperador

Cleiby Trevisan/Paramount+

Tímido, Adriano admitiu que não foi fácil se expor de maneira tão aberta para o público, mas que foi importante para ele se envolver com o projeto do Paramount+. “Quis abrir um pouco do meu mundo. Quero que as pessoas vejam realmente quem é o Adriano, a pessoa por dentro do Imperador. Isso para mim é muito importante, é um espaço que estou tendo para mostrar coisas que vocês nunca viram. Porque eu não gosto de dar entrevista, todo mundo sabe (risos)”, desabafou.

Um ponto de virada, tanto para o documentário quanto para a vidas pessoal e profissional de Adriano, é a morte de seu pai, Almir Leite, em 2004. O veterano passou anos com uma bala alojada em sua cabeça, até que não resistiu. A tragédia ocorreu apenas nove dias após a conquista da Copa América daquele ano. O jogador entrou em depressão, se jogou na bebida e perdeu o amor pelo futebol.

“Não quero dar spoilers da série, mas quem assistir vai entender um pouco da personalidade dele. Acho que a coisa de ser introspectivo, tímido, tem a ver com isso que ele passou, que marcou ele para sempre. O Adriano tem um apoio familiar que é algo muito emocionante de ver, como a família dele, basicamente de mulheres, mas que tem homens muito importantes, serve de apoio afetivo para ele”, falou a diretora.

Dirigir a série mudou a concepção de Susanna sobre o craque, e a esperança é de que faça o mesmo com o público. “Eu já era fã do Adriano como jogador de futebol, mas como ser humano ele ganha uma dimensão muito maior para mim, porque representa muito desse Brasil profundo, dessas pessoas que saem de um lugar humilde, que conseguem dar uma vida melhor para a família. Adriano é um homem a ser compreendido”, finaliza ela.

Adriano Imperador no documentário do Paramount+

Trailer de Adriano, Imperador

O ex-jogador do Flamengo no documentário do Paramount+

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal