BBC censura entrevista histórica com princesa Diana - Tangerina

MIX

Princesa Diana em entrevista a Martin Bashir

Reprodução/BBC

CONTROVÉRSIA

BBC censura entrevista histórica com princesa Diana: ‘Nunca mais’

Jornalista Martin Bashir usou informações falsas para conquistar a confiança de Lady Di e, dessa forma, conseguir a conversa exclusiva

Luciano Guaraldo

A BBC decidiu que nunca mais vai exibir uma entrevista histórica concedida pela princesa Diana (1961-1997) à rede britânica em 1995, dois anos antes de sua trágica morte. Quase três décadas depois, ficou provado que o jornalista Martin Bashir havia usado informações falsas para conquistar a confiança da ex-mulher do príncipe Charles e, assim, conseguir a conversa exclusiva.

“Agora que sabemos a maneira chocante com que essa entrevista foi obtida, eu decidi que a BBC nunca mais vai mostrar o programa. Também não vamos licenciá-la por completo ou em partes para outras redes de TV”, declarou o diretor-geral da emissora britânica, Tim Davie.

Segundo uma investigação, Bashir teve um comportamento traiçoeiro e nada adequado aos padrões de integridade da BBC ao espalhar informações falsas sobre a equipe de Diana. Ele também alegou que a babá dos príncipes William e Harry teria um caso com Charles –a rede britânica finalmente pediu desculpas e vai pagar uma indenização à profissional por conta da mentira.

Na época de sua exibição, dentro do programa Panorama, a entrevista com a princesa Diana foi vista por cerca de 23 milhões de espectadores no Reino Unido. A conversa também ganhou um Bafta, prêmio mais importante do audiovisual no país –a BBC devolveu a estatueta para os organizadores depois que a polêmica veio à tona.

Tim Davie alegou, no entanto, que partes da entrevista poderão ser exibidas no futuro, mas que o contexto de como ela foi obtida precisará ser explicado. “Ela faz parte de um registro histórico e, em algumas ocasiões em que o uso seja justificado para o propósito jornalístico, pequenos trechos poderão ir ao ar. Mas serão poucos e precisarão ser aprovados por um comitê executivo.”

Apesar de toda a controvérsia, Diana teria afirmado à correspondente real da BBC, Jennie Bond, que não se arrependia de ter dado a entrevista para Martin Bashir. Ela teria dito que, com o acordo de seu divórcio com Charles cada vez mais próximo, seria silenciada pela realeza e que aquela seria sua última chance de contar o seu lado da história.

Como as duas últimas temporadas de The Crown devem explorar a fundo o fim do casamento de Diana e Charles, é bem provável que a histórica entrevista com Martin Bashir faça parte de um dos episódios. Outros dramas mais recentes, como a renúncia do primeiro-ministro Boris Johnson, porém, vão ficar de fora da atração da Netflix.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal