MIX

The Kardashians

Divulgação/Star+

KEEPING UP WITH THE KARDASHIANS

Como família Kardashian fez de sex tape um império bilionário?

O reality show Keeping Up With the Kardashians estreou há exatos 15 anos e, desde então, a família soube aproveitar muito bem a fama

Giulianna Muneratto

Há exatos 15 anos, estreava no canal E! o reality show Keeping Up With the Kardashians (2007-2021). O programa acompanhava o dia a dia de uma família de socialites e simplesmente explodiu de audiência, com 20 temporadas. Até hoje, a família de Kim Kardashian é considerada ícone da internet e da TV. Mas, afinal, de onde veio o sucesso que parece tão repentino?

O nome Kardashian começou a aparecer nas mídias ainda nos anos 1990, quando o patriarca da família, Robert Kardashian (1944-2003), tornou-se conhecido por defender O. J. Simpson no julgamento pelo assassinato de sua mulher. O caso ficou marcado como um dos mais controversos dos Estados Unidos, e Robert foi citado diversas vezes em programas televisivos que abordavam o assassinato.

Ne época, Kris Jenner, a matriarca, já era casada com Caitlyn Jenner –ex-atleta olímpica transgênero, que já tinha até estampado caixas de cereal nos Estados Unidos, de tão prestigiada. Por isso, a família, de certa forma, sempre esteve ligada à mídia.

Porém, quem trouxe o clã Kardashian de fato aos holofotes foi Kim. Conhecida por ser amiga de Paris Hilton, a influenciadora virou o que virou por conta de uma sex tape vazada em 2007. Foi o vídeo íntimo que deu início ao império do clã Kardashian-Jenner e até a própria Kim reconheceu, em entrevista a Oprah Winfrey, que foi um momento importante para sua vida pública. 

A empresária Kris Jenner não perdeu tempo e logo transformou o vazamento em negócio. Se em fevereiro o vídeo íntimo chegou ao conhecimento do público, em outubro Keeping Up With the Kardashians já estreava no canal E!. 

Famosas por serem famosas?

Keeping Up With the Kardashians tinha um enredo comum a todos os episódios: confusões e dramas familiares. As três irmãs Kim, Kourtney e Khloé mostravam seu dia a dia no início de uma carreira como empresárias, gerenciando uma boutique, enquanto Kris, Caitlyn e as filhas Kendall e Kylie, ainda crianças, ficavam em segundo plano.

A cada temporada, porém, a evolução pessoal e profissional de cada membro da família fica mais nítida. Apesar de parecer, principalmente pelo estilo de vida das socialites, que elas forneciam um tipo de entretenimento vazio, foi possível acompanhar de perto o lado empresarial da família, que foi muito bem desenvolvido, principalmente por Kris Jenner.

A construção de imagem da família Kardashian foi fundamental para a fundação de um verdadeiro império. Pode ser que você não saiba exatamente quem elas são, mas certamente já ouviu falar do clã que, no quesito fama, só deve perder para a família real.

Ao longo dos anos, as Kardashians tiveram sucesso com linhas de roupa próprias, aplicativos, cosméticos e foram até modelos de grandes marcas. Kendall e Kylie, que cresceram em frente às câmeras, também foram tão bem empresariadas pela mãe que surfaram no sucesso da família e conquistaram os holofotes, perpetuando a fama por gerações.

Kylie Jenner é a mulher com a maior quantidade de seguidores no Instagram atualmente e tornou-se influente no mundo dos cosméticos com a marca Kylie Cosmetics. Enquanto Kendall foi modelo da Victoria’s Secret e até teve um affair com o astro pop Harry Styles.

Apesar das diversas controvérsias que envolvem a família, quando se trata de publicidade, o clã Kardashian-Jenner domina o mercado. Keeping Up With the Kardashians tornou o público tão próximo da família que gerou um fascínio absurdo e deu a elas status de celebridade.

Apesar de todo o poder aquisitivo do clã, o público percebia que a família ainda discutia na mesa de jantar, fazia passeios com momentos cômicos e típicos de qualquer parente, e tinha um dia a dia que parecia possível de ser alcançado.

O reality causou um senso de aproximação a milhares de pessoas, que acabaram se tornando fãs e buscavam o lifestyle que, de certa maneira, era vendido por Kim, Kourtney, Khloé e Kris.

Na era das redes sociais, elas souberam transpor sua influência para uma plataforma multimídia como ninguém e passaram a alcançar ainda mais prestígio e público. A dose de drama, as fofocas sobre casamentos, traições e brigas são o que fazem as Kardashians serem quem são. 

Keeping Up With the Kardashians chegou ao fim, mas foi apenas para mudar a atração de plataforma. A realidade editada da família continua no ar em The Kardashians, disponível no Star+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?