MÚSICA

Taylor Swift em Miss Americana

Divulgação/Netflix

RETROSPECTIVA

Domínio do top 10 e turnê esgotada: 2022 foi o ano de Taylor Swift

Taylor Swift quebrou recordes, esgotou estádios e foi coroada como a grande artista feminina de 2022; confira um pouco da trajetória dele neste ano

Giulianna Muneratto

Taylor Swift foi um dos grandes acontecimentos de 2022. Depois de surpreender os fãs em meio à pandemia com dois álbuns inéditos em 2021, além de regravações, ela não deixou a desejar neste ano. Além de lançar um novo disco que dominou as paradas musicais mundiais, ela teve turnê esgotada na pré-venda, recebeu um doutorado honorário, virou objeto de estudo em universidades e saiu quebrando recordes por aí.

Depois de ficar sumida durante um tempo após o lançamento de Red (Taylor’s Version) (2021), Taylor Swift começou seu ano de verdade só em maio, quando recebeu um diploma honorário em doutorado em Artes Plásticas da NYU (Universidade de Nova York). A cantora já havia declarado que ter o diploma era um de seus grandes sonhos.

Depois do feito, ela recebeu reconhecimento como diretora pelo curta de All Too Well (10 Minutes Version) (Taylor’s Version), no Tribeca Film Festival, no Toronto Film Festival e também em uma das principais premiações mundiais da música, o VMA (Video Music Awards). 

E foi no momento em que subiu no palco para receber pela terceira vez o principal prêmio da noite que ela anunciou sua décima era, que nasceu a partir do álbum Midnights. O projeto estreou com mais de 1,5 milhão de vendas na primeira semana e, como resultado, ela se tornou a primeira artista a ter cinco álbuns vendendo mais de 1 milhão de cópias em apenas sete dias. 

Daí para a frente, foi recorde atrás de recorde: Taylor Swift dominou o Top 10 da Hot 100 da Billboard sozinha, com dez faixas do novo álbum. Anti-Hero, o primeiro single, passou semanas em primeiro lugar na parada, além de a cantora ter liderado a Artist 100 durante um ano inteiro. 

Fora todos esses feitos que já são impressionantes, Taylor ainda conseguiu quatro indicações ao Grammy: música do ano com All Too Well (10 Minutes Version), melhor música country por I Bet You Think About Me, melhor música escrita para mídia visual por Carolina e melhor videoclipe por All Too Well: The Short Film.

Como se não bastasse o reconhecimento, a cantora ainda está cotada para o Oscar pelo videoclipe de All Too Well e, recentemente, assinou contrato para roteirizar e dirigir seu primeiro longa-metragem.

Por falar em fazer história, a cantora deixou milhares de fãs chupando o dedo após a pré-venda de sua turnê em estádios nos Estados Unidos. Taylor quebrou o recorde de mais ingressos já vendidos em um único dia por um artista em turnê, ocupando 2 milhões de lugares apenas na pré-venda da Eras Tour, prevista para 2023.

Taylor também se tornou a primeira a alcançar 40 vitórias no AMA (American Music Awards) e ainda foi coroada a melhor artista feminina de 2022 pela Billboard, e a segunda maior artista do ano, ficando atrás apenas do porto-riquenho Bad Bunny. 

Ufa! 2022 claramente foi um ano e tanto para Taylor Swift. Agora, resta acompanhar quais truques a cantora ainda tem na manga para continuar crescendo (ainda mais) em 2023.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?