MÚSICA

Kurt Cobain em apresentação do MTV Unplugged

Divulgação/MTV

Curiosidades

Além de Batman: Conheça Something In The Way, música do Nirvana

Presente no histórico álbum Neverrmind, a faixa entrou pela primeira vez nas paradas norte-americanas após figurar na trilha de Batman

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Após a estreia de um dos filmes mais esperados de 2022, The Batman, a música Something in the Way, do Nirvana, voltou às paradas de sucesso. A faixa de Nevermind (1991) está em sexto lugar no ranking de rock da Billboard. A relação? A canção das lendas do grunge entrou na trilha sonora do longa de Matt Reeves. Something in the Way toca duas vezes no filme, como tema para o personagem Bruce Wayne, estrelado por Robert Pattinson.

Segundo dados divulgados pela Billboard, Something in the Way conquistou 3,1 milhões de reproduções nos Estados Unidos nos quatro primeiros dias de bilheteria de The Batman. A contagem foi feita entre os dias 4 e 7 de março.

O pico mais significativo, no entanto, foi entre os dias 6 e 7 de março, após o fim de semana de estreia de The Batman. A faixa foi de 808 mil reproduções para 1,5 milhão de plays por dia. Esses saltos geraram a entrada nas paradas norte-americanas. Além do sexto lugar na Hot Rock & Alternative Songs, a faixa também conquistou a 20ª posição na parada de vendas de músicas digitais e a 27ª na Billboard Streaming Songs. No Spotify, Something in the Way entrou no top cinco das 50 músicas mais ouvidas da plataforma de streaming.

Presente no disco Nevermind

Something in the Way pertence a um dos discos mais importantes da história da música, o Nevermind. É a 12ª faixa do álbum. Escrita por Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, a versão mais antiga da música aparece em medleys com You Can’t Change Me e Burn My Britches, canções não finalizadas pelo artista, mas que foram lançadas pela primeira vez na compilação Cobain Montage of Heck: The Home Recordings, em 2015. A canção não tinha entrado em nenhuma parada norte-americana, até o lançamento da mais nova produção da DC.

Os bastidores da canção

Em entrevista à NME, em 2021, Butch Vig, lendário produtor de rock que trabalhou com o Nirvana, relembrou da dificuldade de finalizar essa canção para Nevermind. Segundo ele, “[a música] simplesmente não funcionou”. Em um dia de estúdio no Sound City Studios de Los Angeles, na Califórnia, o produtor cita o momento em que Kurt Cobain tentou ajustar a canção com uma guitarra elétrica, mas a sala estava muito barulhenta.

Com isso, o vocalista saiu de lá, foi até a sala de controle e começou a tocar a canção no sofá. Foi aí que Vig expulsou todos que estavam no local, trouxe um microfone e fez com que o cantor gravasse Something in the Way ali mesmo. As partes do baixista Krist Novoselic e do baterista Dave Grohl precisaram ser gravadas separadamente para que a música funcionasse. “Saímos de uma sala de estúdio grande, para ir a uma pequena. Tive que ir e voltar para fazer o overdub de Krist e Dave. Isso foi difícil”, pontua Vig.

Segundo o produtor, depois de cinco ou seis gravações, eles finalmente acertaram o tom —especialmente o de Grohl, que não conseguia não tocar alto. “A banda estava ótima [enquanto fazia Nevermind], eles estavam empolgados e praticaram muito, estavam prontos para isso. Fizemos o disco em 16 dias”. No fim, a canção entrou como a última do disco. Na versão deluxe, após 10 minutos de silêncio, Endless, Nameless aparece, fechando, assim, o grande álbum do Nirvana.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal