FILMES E SÉRIES

Cena do filme Batman - A Piada Mortal (2016)

Divulgação/Warner Bros. Animation

Batman

As melhores animações do Batman pra alimentar sua batmania

Já está no hype do novo filme do Batman? Saiba que não é só de cinema que vive o Homem-Morcego. Os streamings estão cheios de boas animações pra curtir também

Victor Cierro

Victor Cierro

O vigilante de Gotham City, mais conhecido como Bruce Wayne é um dos três principais personagens da DC e o mais lucrativo da editora. Além de ter o maior número de filmes solos na companhia, o herói também é a estrela de outro segmento da marca. Os desenhos animados do Batman têm grande destaque na empresa.

Com adaptações fiéis aos quadrinhos e que agradam aos fãs, os desenhos do Homem-Morcego contam histórias impactantes que muitas vezes expõem as fragilidades do herói, mas focam especialmente em sua missão de proteger a cidade de Gotham a qualquer custo. E, nessa trajetória cheia de caos, o justiceiro precisa enfrentar os vilões mais poderosos de seu universo.

Se você é mais uma vítima da Batmania, que está em alta novamente com a chegada de Robert Pattinson no DCEU (Universo Cinematográfico da DC), a Tangerina listou os melhores desenhos do Batman em longa-metragem disponíveis nas plataformas. Confira:

10. Batman – Ataque ao Arkham (2014)

Cena de Batman - Ataque ao Arkham (2014)

Harley Quinn e Coringa em dos momentos mais tenso desta animação

Divulgação/Warner Bros. Animation

Neste desenho, Batman tem uma tarefa nada fácil: enfrentar o famoso Esquadrão Suicida. Antes mesmo da estreia da turma de vilões na DCEU, a animação de 2014 apresentou uma versão vibrante do grupo.

Enquanto o Batman luta com os múltiplos oponentes, eles começam a indicar suas verdadeiras motivações dentro do asilo Arkham. A tensão é crescente e a trama fica ainda mais interessante, adicionando um fator surpresa para a animação.

Onde assistir: HBO Max; Google Play, Looke, Microsoft (para aluguel)

9. Batman – O Cavaleiro das Trevas – Parte 1 e 2 (2012)

Cena de Batman - O Cavaleiro das Trevas - Parte 2 (2012)

Superman e Batman frente a frente antes do memorável duelo neste mundo animado da DC

Divulgação/Warner Bros. Animation

Apesar de apresentar uma versão do Homem-Morcego diferente da que o público está acostumado, esta saga em dois episódios consegue cativar o espectador com uma versão do Batman jamais vista nas telonas, baseada na premiada HQ homônima de Frank Miller. A primeira parte acompanha o paladino negro em um futuro distópico, onde atravessa seu momento mais sombrio.

A história evolui na segunda parte para o clímax, com o embate entre o Cavaleiro das Trevas e o Coringa. Além disso, a animação também traz a luta inesquecível com o Superman, que inspirou o longa Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Onde assistir: HBO Max; AppleTV (para aluguel)

8. Batman – O Mistério da Mulher-Morcego (2003)

Cena de Batman - O Mistério da Mulher-Morcego (2003)

A Mulher-Morcego está pronta para acabar com a justiça em Gotham, mesmo indo contra os ideais do Batman

Divulgação/Warner Bros. Animation

A bat-família cresce nesta animação do início dos anos 2000. Com a introdução da Mulher-Morcego na trama, Batman se divide entre sua típica missão de caçar os vilões em Gotham City enquanto investiga a verdadeira identidade da nova anti-heroína e sua real motivação.

A Mulher-Morcego quer acabar com o crime da cidade, e para isso, está pronta para cruzar qualquer limite, incluindo quebrar a regra do Batman de jamais matar seus inimigos. Assim, o desenho ganha uma perspectiva refrescante para o padrão das histórias do Homem-Morcego.

Onde assistir: HBO Max; Google Play,Looke (para aluguel)

7. Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero (1998)

Cena de Batman e Mr. Freeze - Abaixo de Zero (1998)

Mr. Freeze não quer dominar o mundo, o vilão tem apenas uma missão: salvar sua mulher

Divulgação/Warner Bros. Animation

Um dos personagens mais inteligentes do universo do Batman, Mr. Freeze, também conhecido como o físico doutor Victor Fries, não foi muito bem aproveitado em Batman & Robin (1997), mas ganhou uma animação totalmente dedicada a ele. Ao contrário da versão interpretada por Arnold Schwarzenegger, este vilão do filme animado tem um plano bem estruturado e uma história comovente.

A motivação por trás da vilania do personagem promove identificação e empatia com o público. No entanto, como todo antagonista, ele acaba exagerando em suas convicções. Assim, coloca em risco a vida de Barbara, filha do comissário Jim Gordon, o que deixa a situação ainda mais caótica.

Onde assistir: HBO Max; Google Play (para aluguel)

6. Batman – Silêncio (2019)

Mulher-Gato e o Cavaleiro das Trevas em cena de Batman - Silêncio (2019)

Batman - Silêncio (2019)

Do Coringa até o Superman, o Silêncio consegue provocar o Batman de todos os jeitos

Este desenho do Batman explora o aspecto mais intrigante do herói e que seus filmes raramente abordam: seu lado detetive. Enquanto trabalha ao lado da Mulher-Gato, os dois personagens tentam descobrir quem é Silêncio, um novo vilão que aterroriza Gotham City.

Sempre um passo à frente de Batman, o antagonista desta produção deixa o público em suspense constante com o mistério envolvendo seus crimes, sua inteligência e, principalmente, sua identidade. História digna de Sherlock Holmes…ou melhor, de Batman.

Onde assistir: Globoplay; GooglePlay, Looke, Microsoft (para aluguel)

5. Batman – A Piada Mortal (2016)

Cena do Coringa em Batman - A Piada Mortal (2016)

Batman - A Piada Mortal (2016)

Coringa com uma arma letal; seria o fim do Homem-Morcego?

História emblemática das HQs escrita pelo talentoso roteirista Alan Moore (V de Vingança, Watchmen), A Piada Mortal foi adaptada para o filme animado e não decepcionou. Com foco na relação entre o Batman e o Coringa, a produção explora o terror psicológico promovido pelo principal oponente do Homem-Morcego e o rastro de destruição que ele deixa em todos os que se relacionam com o herói.

Além dos diálogos impactantes, o filme aborda a relação entre o bem e o mal de forma única e profunda. Consequentemente, essa versão do Batman, à beira da insanidade, transforma a produção em um filme provocante e cheio de controvérsias.

Onde assistir: HBO Max; Google Play, Looke, Microsoft (para aluguel)

4. Batman e o Longo Dia das Bruxas – Parte 1 e 2 (2021)

Cena do filme Batman - Longo Dia das Bruxas - Parte 1 (2021)

Batman: o Longo Dia das Bruxas (2021)

Batman sofre com o assassino em série e seu padrão desregulado

Mais um filme lotado de mistério onde Batman exerce seu lado detetive. Neste desenho de 2021, ele precisa descobrir quem é Holiday, também conhecido como Homem Calendário.

Na história, crimes hediondos acontecem em todos os feriados estadunidenses. Sem saber quem está por trás deles, Batman conta com uma ajuda inesperada para descobrir a identidade do vilão. Também uma ótima adaptação do original em quadrinhos.

Onde assistir: HBO Max; AppleTV, Google Play, Looke, Microsoft (para aluguel)

3. Batman Contra o Capuz Vermelho (2010)

Cena do filme Batman Contra o Capuz Vermelho (2010)

O Asa-Noturna e o Homem-Morcego tem a complicada tarefa de enfrentar o antigo Robin, conhecido como Jason Todd

Divulgação/Warner Bros. Animation

Nesta adaptação da trágica história de Jason Todd, o segundo Robin, o Batman precisa enfrentar seu pior pesadelo: alguém da sua própria família. Depois de tratar o jovem como seu próprio filho, o Homem-Morcego tem que lidar com a nova versão maligna do estudante adolescente.

Com o Coringa envolvido, a trama ganha uma dinâmica instigante com os três personagens. As interações entre Batman, Capuz Vermelho e o palhaço psicótico da cidade de Gotham tornam esta animação em um clássico da DC.

Onde assistir: HBO Max; Google Play, Looke (para aluguel)

2. Batman – A Máscara do Fantasma (1993)

Cena de Batman - A Máscara do Fantasma (1993)

O Fantasma não é o típico vilão do Cavaleiro das Trevas, ele está sempre um passo à frente de Batman

Divulgação/Warner Bros. Animation

Qual o resultado de um embate entre equivalentes? Um dos filmes mais emblemáticos da história da DC. Assim como outros do Homem-Morcego, esta desenho de 1993 explora o lado investigativo do justiceiro de Gotham City.

Enquanto um novo vilão, conhecido como Fantasma, aterroriza a população da cidade de Gotham, a trama prova por que Batman é o herói mais lendário da DC. Em adição ao tradicional embate contra o vilão, o filme aborda a vida de Wayne de um jeito especial e trágico.

Onde assistir: HBO Max; AppleTV, Google Play, Looke, Microsoft (para aluguel)

1. Batman do Futuro – O Retorno do Coringa (2000)

Cena do filme Batman do Futuro - O Retorno do Coringa (2000)

Além da narração fantástica de Mark Hammil, o filme também tem como destaque a cidade de Gotham no futuro

Divulgação/Warner Bros. Animation

Nesta desenho derivada da série animada Batman do Futuro (1999-2001), Bruce Wayne não é mais o vigilante de Gotham City. Idoso, o antigo justiceiro serve como mentor para Terry McGinnis, o novo Homem-Morcego.

Com esta nova versão do herói, o filme é capaz de explorar o comportamento de Gotham no futuro e a personalidade de Wayne fora do manto do Batman. Alem disso, consegue manter as melhores qualidades das histórias do Cavaleiro das Trevas.

O grupo de vilões é composto por Bonk, Chucko, Ghoul, as irmãs Dee Dee e Woof. No entanto, o protagonista precisa enfrentar o vilão mais emblemático deles: o Coringa. Os diálogos, as reviravoltas e os novos aspectos dessa versão do Batman são os pontos altos do melhor filme animado da história do Cavaleiro das Trevas.

Onde assistir: HBO Max; Google Play, Microsoft (para aluguel)

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal