Beyoncé recebe críticas sobre capacitismo e muda letra - Tangerina

MÚSICA

Beyoncé segura um drink ao lado de uma parede espelhada

Divulgação/Mason Poole

Heated

Beyoncé recebe críticas sobre capacitismo e muda letra de música

Comentários foram feitos sobre termo usado em uma faixa lançada na sexta-feira (29), como parte do álbum Renaissance (2022)

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Beyoncé anunciou que mudará a letra da música Heated, lançada na sexta-feira (29) no álbum Renaissance (2022), depois de receber críticas pelo uso da palavra “spaz”, um termo capacitista. “A palavra, não usada de forma prejudicial intencionalmente, será substituída”, informou um comunicado do time da cantora publicado pela Variety.

As críticas sobre a composição se intensificaram após o a publicação de um artigo da escritora e defensora de pessoas com deficiência Hannah Diviney no jornal britânico The Guardian. Nos Estados Unidos, o termo é usado como sinônimo de “pirar”. No entanto, a palavra se origina de “espástico”, utilizado na área médica para descrever uma condição em que ocorre o aumento involuntário de contração muscular.

Hannah já havia feito a mesma crítica sobre a música Grrrls, de Lizzo, em junho. A canção, do álbum Special (2022), tinha a mesma expressão. Depois dos comentários, Lizzo fez um anuncio nas redes sociais, em que afirmou que mudaria a letra. “Como uma artista influente, estou dedicada a fazer parte da mudança que espero ver no mundo”, escreveu ela.

Hannah relembrou o caso anterior no novo artigo. “Achei que havíamos mudado a indústria e iniciado uma conversa global sobre por que a linguagem capacitista –intencional ou não– não tem lugar na música. Mas acho que estava errada, porque agora Beyoncé foi e fez exatamente a mesma coisa”, criticou ela.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal