Reprodução/Instagram
Cantora se inspirou na house music para o primeiro single do álbum Renaissance. Proposta da faixa é colocar todo mundo para dançar!
Beyoncé está oficialmente de volta, com o lançamento de Break My Soul, o primeiro single do álbum Renaissance. Com batidas de house music, vertente da música eletrônica baseada no disco, a faixa comemora o fim da quarentena após o impacto causado pela pandemia, em versos como “vou soltar o meu cabelo porque enlouqueci/ A Bey está de volta e eu estou dormindo muito bem à noite”.
Em uma entrevista para a Harper’s Bazaar em agosto de 2021, Bey já tinha dado indícios do que viria pela frente. “Com todo o isolamento e a injustiça do ano passado, acho que estamos todos prontos para escapar, viajar, amar e rir novamente. Sinto um renascimento surgindo, e quero fazer parte do cultivo dessa fuga de todas as maneiras possíveis”, ela falou, dando um spoiler do projeto futuro. Renascimento em inglês e francês é “renaissance”.
Ouça Break My Soul, o novo single de Beyoncé
Música é a primeira faixa divulgada do álbum Renaissance
Mais indícios dos caminhos tomados por Beyoncé vieram com a divulgação de fotos de um ensaio para a Vogue britânica, em que ela aparece montada em um cavalo no meio de uma pista de dança.
A imagem parece fazer referência a um registro da modelo Bianca Jagger no Studio 54, casa noturna de Nova York que ficou consagrada pelas grandes festas de disco e dance music nos anos 1970. Na foto original, feita em 1977, Bianca aparece em um cavalo no meio da balada, na noite em que comemorava o seu aniversário.
A house music tem origens nos Estados Unidos, no início da década de 1980, e está intimamente ligada à vida noturna das baladas alternativas de Chicago, que reuniam a comunidade negra, latina e LGBTQIA+. O estilo musical se tornou uma representação do sentimento de igualdade e pertencimento celebrados nesses espaços, durante as recessões econômicas e a crise de saúde, causada pela Aids no país.
Para falar sobre os dias atuais, Bey retoma as batidas de house com um toque clássico: um sample do hit Show Me Love, da Robin S, lançada em 1993. A música já foi usada extensamente na música pop. Exemplos recentes são Used To Know Me, da Charlie XCX, e Your Love, feat do David Guetta e Showtek.
Break My Soul é coproduzida pelo time de Single Ladies, Tricky Stewart e The-Dream, e contou com a composição de Jay-Z e Adam Pigott (parceiro de nomes como Drake e Megan Thee Stallion). Para completar o time, Bey usa trechos da música “Explode”, da rapper Big Freedia, que canta o verso poderoso “liberte seu amor, esqueça o resto”.
Ouça Show Me Love, da Robin S
Música foi usada como sample em Break My Soul, da Beyoncé
Na letra, Beyoncé mostra a força do tal renascimento após os momentos mais difíceis da pandemia e canta “estou pegando minha nova salvação e construindo minha própria fundação”. No refrão, ela reitera, como um mantra, os ensinamentos dos últimos dois anos: “Você não vai despedaçar a minha alma”.
Mesmo com o tom de otimismo, ela não deixa de passar um recado de saúde pública: “No mundo, usando moletom com máscara do lado de fora/ Para caso você tenha se esquecido de como agimos lá fora”.
Ainda é difícil prever se as próximas faixas de Renaissance seguirão o tom festivo de Break My Soul. Enquanto isso, o primeiro single de Beyoncé convida todos para dançar na balada e aproveitar o dia de hoje.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?