MÚSICA

Grammy: vencedores da festa em 2022

Don Emmert/Recording Academy

Grammy 2023

Compositor, melhor trilha de game: Grammy anuncia 6 novas categorias

Academia da Gravação também confirmou um troféu que vai celebrar canções com papel social importante

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

As 86 categorias do Grammy 2022, aparentemente, não eram o bastante. Nesta quinta-feira (9), a Academia da Gravação, que organiza a principal premiação da música, anunciou mais seis troféus, que serão distribuídos já a partir da próxima edição, em 2023.

São eles: compositor do ano (não clássico), melhor trilha sonora para videogames e outras mídias interativas, melhor performance de música alternativa, melhor performance de americana (um gênero musical tradicional dos EUA) e melhor álbum falado de poesia.

Além destas categorias, uma nova de honra ao mérito também entrou na lista: a de melhor canção para mudanças sociais. Ela será decidida por um comitê próprio. A ideia é exaltar “conteúdos líricos que abordam questões sociais oportunas e promovem compreensão, construção da paz e empatia”.

Em comunicado oficial, o CEO da Academia da Gravação justificou a inclusão de novas categorias no Grammy: “A maior prioridade da Academia é efetivamente representar os profissionais da música que atendemos. A cada ano, isso implica ouvir nossos integrantes e garantir que nossas regras e diretrizes reflitam uma indústria em constante evolução”.

A nova categoria do Grammy que mais chama a atenção é a de compositor do ano. Afinal, já é um ofício reconhecido nos principais troféus da festa, em especial canção e álbum do ano. Agora, a Academia também vai reconhecer o conjunto da obra de um compositor a cada temporada, como faz com produtores.

Segundo a descrição da categoria, a ideia é priorizar autores que não necessariamente cantam, tocam ou produzem as canções que escreveram.

A categoria de trilha para videogames é vista como uma novidade natural, uma vez que diversos músicos badalados estão se envolvendo com esta indústria em constante crescimento. Atração do Primavera Sound São Paulo, a banda indie Japanese Breakfast, por exemplo, compôs a trilha do jogo Sable. No Grammy 2022, o grupo já recebeu indicações, como a de artista revelação.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?