MÚSICA

Grammy: vencedores da festa em 2022

DON EMMERT/AFP via Getty Images

Grammy 2022

Grammy 2022: Tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

O que significa 'Grammy'? Afinal, qual é a diferença entre canção e gravação do ano? Por que tantas categorias? A gente te conta!

Laysa Leal

Laysa Leal

Está chegando! Após adiamentos provocados pelo aumento de casos de Covid-19, o Grammy 2022, em sua 64ª edição, acontecerá em 3 de abril, a partir das 21h. A lista de indicados à premiação saiu no fim de novembro, e astros pop como Olivia Rodrigo, Billie Eilish, Doja Cat, Lil Nas X e Justin Bieber se destacaram. Nesta terça-feira, 15, foram confirmadas as primeiras atrações, e Olivia Rodrigo, Billie Eilish e Lil Nas X vão se apresentar na festa.

Para já entrar no clima, relembramos as informações mais importantes sobre a cerimônia, como um resumo das indicações e onde assistir. Além disso, a Tangerina traz uma série de curiosidades sobre a premiação. O que significa “Grammy”? Quem escolhe os vencedores? Quem ganhou mais Grammys, na história? Por que tantas categorias? Tudo isso está aqui.

Por falar nelas, é a sua chance de saber a diferença entre as categorias de gravação e canção do ano! Vem com a gente.

Onde acontecerá e como assistir ao Grammy 2022

A 64ª cerimônia do Grammy Awards acontecerá na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Nevada (EUA). Até então, o evento tinha como sede a cidade de Los Angeles, na Califórnia. 

A premiação passa ao vivo no canal de TV por assinatura TNT, também disponível no streaming da emissora, o TNT Go. Assinantes Claro NOW, Vivo Play, Oi Play e DirecTV Go têm acesso à programação da TNT. 

Quem apresentará a cerimônia do Grammy 2022

Bastante elogiado na edição de 2021, o comediante sul-africano Trevor Noah retornará como apresentador do evento. Antes dele, Alicia Keys, James Corden e LL Cool J estiveram à frente da festa.

O comediante Trevor Noah no especial Filho de Patricia, da Netflix

Trevor Noah apresenta o Grammy pelo segundo ano consecutivo

Noah, por sua vez, já esteve na lista de indicados ao Grammy em 2020. Na ocasião, disputou a categoria melhor álbum de comédia, com o especial Son of Patricia. Ele já lançou a autobiografia Nascido do Crime: Histórias da Minha Infância na África do Sul, em 2016. Mas Noah é mais conhecido por apresentar o programa satírico The Daily Show, no canal americano Comedy Central, desde 2015.

Quem vai cantar no Grammy 2022?

  • Lady Gaga
  • Billie Eilish
  • Olivia Rodrigo
  • Lil Nas X com Jack Harlow
  • BTS
  • Brandi Carlile
  • Brothers Osborne
  • J Balvin com Maria Becerra
  • Silk Sonic
  • John Legend
  • Carrie Underwood
  • Cynthia Erivo
  • H.E.R.
  • Leslie Odom Jr.
  • Nas
  • Chris Stapleton
  • E muito mais!

Quem tem mais indicações ao Grammy 2022

Olivia Rodrigo concorre como revelação, álbum, canção e gravação do ano. Ela é a única artista indicada às quatro principais categorias da premiação. Na sequência, estão Billie Eilish, Lil Nas X, Justin Bieber e Doja Cat, empatados com indicações aos três maiores prêmios. Vale lembrar que eles não estão elegíveis ao prêmio de revelação por já terem disputado em anos anteriores.

FINNEAS é concorrente de Olivia Rodrigo na categoria revelação e indicado junto à irmã, Billie, a canção e gravação do ano. Ele ainda é creditado por sua colaboração como produtor, mixador e engenheiro de som nos álbuns Happier Than Ever, de Eilish, e Justice, de Bieber. 

Olivia Rodrigo toca um mini teclado no clipe de Drivers License

Assista ao clipe de Drivers License, de Olivia Rodrigo

Cantora disputa as quatro principais categorias do Grammy

Em números, o pianista Jon Batiste é o principal indicado, com 11. Atrás dele estão Justin Bieber, Doja Cat e H.E.R., todos com oito indicações. Vencedores em 2015 na categoria melhor álbum pop vocal tradicional por Cheek to Cheek, Lady Gaga e Tony Bennett concorrem agora em cinco categorias, incluindo álbum e gravação do ano, por Love for Sale.

Brasileiros no Grammy 2022

A pianista paulistana Eliane Elias está indicada a melhor álbum de jazz latino, por Mirror Mirror. O álbum é uma parceria com o norte-americano Chick Corea (morto em fevereiro de 2021) e o cubano Chucho Valdés, também pianistas. 

Embora não integrem a lista oficial, alguns brasileiros marcam presença no álbum Music Is the Weapon (Reloaded), de Major Lazer, indicado a melhor álbum dance/eletrônico. Estão lá a cantora Ludmilla e a banda baiana ÀTTØØXXÁ, em Pra Te Machucar, enquanto Anitta e MC Lan integram o feat. Rave de Favela.

Ludmilla pode ajudar Major Lazer a vencer um Grammy

Quem vota no Grammy

Profissionais diretamente envolvidos em processos técnicos e criativos do universo da música constituem os membros votantes da Academia de Gravação. O período de elegibilidade foi de 1° de setembro de 2020 a 31 de setembro de 2021. Ou seja, álbuns e músicas lançadas nesse período estão aptos a disputar o Grammy em 2022.

A pré-seleção foi feita a partir de inscrições enviadas por gravadoras registradas e membros da Academia de Gravação. Mais de 350 especialistas analisam essas inscrições, determinando se são ou não elegíveis. Nesta etapa, o objetivo não é julgar técnica ou artisticamente os inscritos, mas verificar se eles atendem às qualificações exigidas e se estão na categoria certa.

Os selecionados na primeira rodada são, então, encaminhados à votação para indicação. Cada membro opina somente em suas áreas de especialidade. Eles podem votar em, no máximo, dez categorias que integrem até três gêneros, além das quatro categorias principais, que são gerais. A votação final segue o mesmo modelo. Os vencedores não são conhecidos até a noite da cerimônia, quando envelopes lacrados com o nome de cada premiado são finalmente abertos.

Imagem do gramofone dourado entregue aos vencedores do Grammy

Enquanto o Oscar tem sua estatueta dourada, o Grammy tem um gramofone

Divulgação/Recording Academy

De onde vem o nome Grammy?

Em 1959, ano de criação da premiação, o toca-discos era uma das poucas opções para reprodução de músicas. Por isso, o aparelho foi o escolhido para representar a estatueta. O nome “Grammy” deriva justamente de um termo menos conhecido para o equipamento: gramofone. Tanto que a premiação já se chamou Gramophone Awards.

Quantas categorias o Grammy 2022 tem?

86 é o número total de categorias da premiação. A marca supera “concorrentes” como o Billboard Music Awards (57) e o American Music Awards, com 29.

A festa transmitida na televisão, repleta de números musicais, costuma anunciar uma média de dez vencedores. Além das quatro categorias principais, nenhuma outra tem presença garantida na cerimônia principal. A entrega dos Grammys, então, se divide em dois momentos. Os vencedores da maioria das categorias são anunciados em uma cerimônia preliminar —em 2022, ela vai começar às 17h30—, enquanto a transmissão ao vivo (às 21h) fica reservada às categorias principais.

Quais são as categorias principais do Grammy?

  • Gravação do ano
  • Álbum do ano
  • Canção do ano
  • Artista revelação

Qual é a diferença entre gravação e canção do ano no Grammy?

É menos complicado do que parece. A categoria gravação do ano julga a música como um todo. Basicamente, tudo o que acontece quando você aperta o play: a performance dos artistas, os recursos de produção utilizados em estúdio e a mixagem do som. Já a categoria de canção do ano é mais direta: ela avalia apenas letra e melodia das músicas.

Um exemplo prático: Happier Than Ever, música lançada por Billie Eilish, disputa tanto gravação quanto canção do ano. Se ganhar a primeira, sairão premiados FINNEAS (produtor e engenheiro de som/mixer), Billie Eilish (mixer), Rob Kinelski (mixer) e Dave Kutch (engenheiro de masterização). Já no caso de vitória em canção do ano, apenas Billie e FINNEAS ficarão com os gramofones dourados, por serem os compositores da música.

E a diferença entre o Grammy de melhor performance e o de melhor canção?

A resposta é praticamente a mesma da pergunta acima. Na verdade, a Academia facilitaria muito a nossa vida se mudasse o nome do Grammy de gravação para performance do ano. Nas categorias específicas de alguns gêneros —pop, rock, rap, R&B, country, entre outros—, normalmente há a distinção entre melhor performance, que pode ser solo ou de duo/grupo, e canção. A performance leva em conta todos os que estão envolvidos naquela música, incluindo cantores e banda. Por outro lado, a canção premia apenas os compositores.

Afinal, por que tantas categorias no Grammy?

A ideia é contemplar e celebrar toda a diversidade e nuances da música contemporânea. Dessa forma, a extensa lista reúne especificidades como melhor solo de jazz improvisado, melhor álbum de bluegrass e melhor álbum falado.

Praticamente todos os gêneros e movimentos musicais são contemplados na festa: pop, rock, metal, R&B, rap, eletrônica, country, música instrumental, latina, jazz, new age, gospel, reggae e muito mais.

Para comparação, é como se o Oscar tivesse um prêmio de melhor filme para cada gênero: melhor filme de drama, melhor filme de comédia, melhor filme de suspense, e assim por diante. 

15.mar.2021 - Beyoncé discursa após vencer o Grammy de melhor performance R&B

Beyoncé está a apenas três Grammys de se tornar a maior vencedora de todos os tempos

Reprodução/YouTube/Recording Academy

Quais são os artistas mais premiados na história do Grammy?

  • Georg Solti, maestro – 31 Grammys
  • Beyoncé, cantora e compositora – 28 Grammys
  • Quincy Jones, produtor e compositor – 28 Grammys
  • Alison Krauss, cantora e compositora – 27 Grammys
  • Pierre Boulez, maestro – 26 Grammys
  • Chick Corea, pianista e compositor – 25 Grammys
  • Stevie Wonder, cantor e compositor – 25 Grammys
  • Vladimir Horowitz, pianista e compositor – 25 Grammys
  • John Williams, maestro e compositor – 25 Grammys
  • Jay-Z, rapper e compositor – 23 Grammys

Os vencedores do Grammy ganham dinheiro?

Diretamente, não. Eles ficam apenas com o prestigiado gramofone dourado. Na prática, porém, a vitória vale muito. E vale mais ainda se o artista ganhar uma das quatro categorias principais. Existe um fenômeno conhecido como “efeito Grammy”. Um exemplo clássico dele é que o cantor e compositor Beck viu suas vendas cresceram 945% após vencer o Grammy de álbum do ano por Morning Phase, em 2015. 1989, de Taylor Swift, que já era um sucesso de vendas em 2016, registrou um aumento de 91% por conta da festa.

Mais recentemente, em 2021, BTS, Dua Lipa, Megan Thee Stallion e Taylor Swift registraram um crescimento de 493%, 233%, 178% e 131% nas vendas de álbuns digitais, respectivamente, no dia seguinte ao Grammy.

Colaborou Luccas Oliveira

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Laysa Leal

Laysa Leal

Laysa Leal é comunicadora com especialização em audiovisual. Música, cinema e fotografia são suas grandes paixões. Mineira em São Paulo, foi conquistada pelos shows e festivais da capital paulista.

Ver mais conteúdos de Laysa Leal

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal