MÚSICA

Charlie Puth sentado em um sofá

Reprodução/Instagram

Charlie

Como o TikTok influenciou o novo álbum de Charlie Puth

Cantor divulgou todo o processo de composição do disco em vídeos compartilhados na rede social durante o último ano

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Charlie Puth lança, nesta sexta-feira (7), o álbum que considera o mais íntimo de sua carreira, até agora. Conhecido por canções pop impactantes, como See You Again, que entrou para a trilha de Velozes & Furiosos 7 (2015), ou a debochada Attention, o cantor agora aposta em composições mais honestas, enquanto experimenta ritmos e batidas criados na sua própria casa, em Charlie (2022), seu primeiro disco autointitulado.

O processo de composição do álbum foi um livro aberto. Ou melhor, um TikTok aberto. A criação e a produção de quase todas as faixas foram apresentadas em vídeos por Puth, que acumula mais de 19,6 milhões de seguidores na rede social, durante o último ano.

Assim, ele optou por um caminho diferente ao de cantores que tentam esconder ao máximo os detalhes de um projeto, como nomes das canções ou estilos musicais, até o lançamento. O público acompanhou em tempo real o que era criado pelo norte-americano de 30 anos.

Ao anunciar a data de lançamento do álbum, em julho, Charlie Puth aproveitou para comentar a decisão inusitada de divulgação. “Esse álbum nasceu na internet e eu me diverti muito o fazendo na frente de todos vocês no último ano. O eu de 2019 costumava pensar que, para ser um artista, você tinha que se esconder e não falar com ninguém para fazer sua arte. Acontece que você faz uma arte muito melhor quando envolve milhões de pessoas no processo.”

A menção a 2019 não é à toa. Esse foi o ano que marcou o fim do relacionamento dele com a cantora e compositora Charlotte Lawrence. Charlie chegou a chamar de “o pior término da minha vida”, ao falar entre lágrimas sobre a faixa That’s Hilarious em um vídeo. Apesar de ele nunca ter confirmado o nome da ex-namorada como inspiração para suas composições, o álbum passa por diferentes fases da superação do namoro.

Foi durante a pandemia, e enquanto ainda sofria o luto do relacionamento, que Charlie Puth ganhou maior reconhecimento no TikTok. Nos primeiros vídeos que viralizaram, ele apenas comentava sobre as notas musicais que ouvia no dia a dia, como no barulho de um copo caindo em uma lata de lixo.

A vida de solteiro ainda ajudou com que ele compartilhasse alguns conteúdos mais sedutores, entre muitos vídeos sem camisa e até uma foto completamente nu.

Assista ao clipe de That's Hilarious

Música fala sobre término de relacionamento de Charlie Puth

A personalidade excêntrica, juntamente com o conhecimento apurado de música e algumas matérias em sites de fofoca, ajudaram Charlie Puth a ganhar propriedade no algoritmo do TikTok enquanto ia promovendo em massa o que se tornaria o seu terceiro álbum de estúdio.

Light Switch, o primeiro single, foi fomentado durantes meses, antes do lançamento em janeiro. Já Left and Right, parceria com Jungkook, do BTS, era mencionada por Puth desde fevereiro nas redes sociais e só foi divulgada em junho. Em contrapartida, a faixa de encerramento, No More Drama, foi ouvida pelo público pela primeira vez apenas alguns dias antes de o álbum sair. A produção foi inspirada no rangido de uma porta da casa do cantor.

@charlieputh

I’m calling this No More Drama

♬ original sound – Charlie Puth

Depois de alguns lançamentos genéricos de 2019, que receberam críticas até de Elton John, Charlie Puth soube aproveitar bem um término para não só escrever letras mais intimistas, mas para compartilhar o seu trabalho como poucos ousariam.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?