MÚSICA

Chico Buarque

Divulgação/Francisco Proner

NA ATIVA

Chico Buarque lança samba e anuncia volta aos palcos após quatro anos

Quatro anos depois de sua última turnê, Caravanas, Chico Buarque volta aos palcos em setembro com Que Tal um Samba?

Luciano Guaraldo

Cinco anos depois de lançar o álbum Caravanas (2017), Chico Buarque está de volta à música e aos palcos –ele não se apresentava desde 2018, quando fez a turnê do disco em questão. Nesta sexta (17), o artista lança Que Tal um Samba?, canção que também dá nome ao seu novo show (ouça abaixo).

Até o momento, foram anunciadas 11 cidades para a turnê, que começa em 6 de setembro em João Pessoa e se estende até 2 de abril do ano que vem, quando chega ao fim uma temporada em São Paulo. Chico Buarque também passará por Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Natal, Curitiba e Belo Horizonte.

Em todas as performances, o cantor terá a companhia de Mônica Salmaso como convidada especial. Ela, chamada de “a cantora dos compositores”, já gravou dois discos dedicados à obra de Chico Buarque (Noites de Gala, Samba na Rua, em versões de estúdio e ao vivo) e terá tanto números solo quanto duetos com seu “muso inspirador”.

Que Tal um Samba? chegou oficialmente às plataformas digitais à 0h01 desta sexta, mas a Tangerina pôde ouvir a música antes e adiantou que a canção é Chico Buarque em boa forma. Seu violão está tão inspirado como sempre, e o poderoso bandolim de Hamilton de Holanda ajuda na construção de um ritmo ainda mais poderoso.

Sempre engajado, o compositor aproveita a canção para um manifesto antirracista. Em parte da letra, ele propõe fazer um filho com a pessoa amada. “Um filho com a pele escura/ Com formosura/ Bem brasileiro, que tal?/ Não com dinheiro/ Mas a cultura/ Que tal uma beleza pura?”, entoa Chico.

Também dá tempo de alfinetar os políticos e o governo atual –sem citar nomes, que a música é atemporal. “Juntar os cacos, ir à luta/ Manter o rumo e a cadência/ Esconjurar a ignorância, que tal?/ Desmantelar a força bruta”, canta o poeta de 77 anos.

Chico posa para poster de documentário da Netflix

Que Tal Um Samba?

Ouça a nova música de Chico Buarque, com bandolim de Hamilton de Holanda

Confira o roteiro da turnê de Chico Buarque

João Pessoa
Teatro Pedra do Reino – 6 e 7 de setembro

Natal
Teatro Riachuelo – 9 e 10 de setembro

Curitiba
Teatro Guaíra – 23 e 24 de setembro

Belo Horizonte
Palácio das Artes – 5, 6, 7 e 8 de outubro

Fortaleza
Centro de Eventos do Ceará – 22 e 23 de outubro

Porto Alegre
Auditório Araújo Vianna – 3 e 4 de novembro

Salvador
Concha Acústica – 11, 12 e 13 de novembro

Brasília
Local a ser anunciado – 29 e 30 de novembro

Recife
Teatro Guararapes – 8, 9 e 10 de dezembro

Rio de Janeiro
Vivo Rio – 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de janeiro

São Paulo
Tokio Marine Hall – 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de março, 1º e 2 de abril

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal