MÚSICA

WePlay: Shows de Pitty estão disponíveis na plataforma

Divulgação/Otavio de Sousa

Lista

De Pitty a Chico Buarque: 10 shows imperdíveis que estão na WePlay

Conheça a plataforma de streaming nacional que traz no catálogo DVDs e apresentações especiais gravadas por alguns dos principais nomes da música brasileira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

A WePlay Music TV é uma boa dica para você que curte shows de música brasileira. Sabe aquela pilha de DVDs musicais que muita gente tinha no começo deste século? Ocupava espaço, claro, mas era uma ótima opção de trilha para um almoço familiar no domingo, por exemplo. Esta cultura se perdeu nos tempos de consumo digital. Com isso, todo um catálogo de ótimos registros da nossa música meio que foi embora junto com ela.

É nesta lacuna que a WePlay entra. Apesar do nome em inglês, a plataforma de video on demand é desenvolvida no Brasil e focada em shows nacionais. O acervo tem hoje mais de 6,5 mil horas de música e é constantemente atualizado.

Para isso, a WePlay faz acordos com gravadoras, produtoras e distribuidoras audiovisuais. Está disponível para os assinantes, por exemplo, grande parte do catálogo da Biscoito Fino, Deck, YB, Tratore e de iniciativas como a Showlivre.

Captura de tela mostra parte do menu inicial da WePlay

Parte do menu inicial da WePlay

Reprodução

Remuneração justa aos artistas

Outro diferencial do serviço está na remuneração aos artistas envolvidos nos shows gravados. A WePlay paga direitos conexos a entidades como o Ecad e a Ubem, o que contempla não só os compositores e intérpretes, mas todos os músicos envolvidos nos registros. O cuidado com a ficha técnica é notável quando você clica em algum show do catálogo e, abaixo do player, pode conferir a lista completa de artistas envolvidos. Isto ainda é uma raridade em tempos de streaming, infelizmente.

Ah, e tanto a versão web quanto os aplicativos para celular disponíveis para Android e iOS são de fácil navegação e intuitivos.

A assinatura individual custa R$ 23,90 mensais, e há um plano familiar por R$ 43,90, que dá direito a até quatro acessos simultâneos —boa opção para dividir com amigos.

Está disponível, também, um período gratuito para teste, de um mês. Tempo o suficiente para conhecer alguns destaques do catálogo. Mas a Tangerina vai facilitar sua vida com uma seleção especial.

WePlay: 10 shows imperdíveis

Pitty – Admirável Vídeo Novo

Bom, se você é fã da roqueira baiana, a WePlay é seu lugar. Todo o catálogo de DVDs de Pitty está disponível no serviço, com seis volumes. Tem desde a turnê mais recente, do disco Matriz, até o projeto Agridoce. Mas o grande destaque é Admirável Vídeo Novo, o primeiro da carreira de Pitty, que tem imagens exclusivas, documentário, performances ao vivo… Enfim, um grande resumo daquele momento que fez dela uma estrela nacional.

Maglore – Maglore Ao Vivo

Já que falamos de rock, e de Bahia, nada melhor do que um momento de celebração desta que é uma das melhores novas bandas da nossa música. A Maglore gravou um DVD de 10 anos de estrada em São Paulo, que saiu em 2019. O registro tem uma atmosfera incrível, alto astral, com público cantando mais alto que a banda… Ainda traz uma participação especial de Helio Flanders, do Vanguart, que também tem um show na WePlay.

Chico Buarque – Caravanas (Ao Vivo)

Chico Buarque - Caravanas

Chico Buarque - Caravanas

Divulgação

A lenda da MPB voltou a fazer uma turnê extensa depois de um longo tempo. A desculpa perfeita foi o disco Caravanas (2017), exaltado por fãs e pela crítica. Chico fez 75 shows, passando por dez estados do Brasil e cidades de Portugal. Mas foi São Paulo a cidade escolhida para este registro dirigido por Joana Mazzucchelli. O registro traz 30 canções, com regência e arranjos do maestro Luiz Claudio Ramos, entre clássicos e surpresas.

Chico César – Estado de Poesia Ao Vivo

Estado de Poesia, a canção, talvez seja a música mais bonita que surgiu no Brasil na última década. Só a performance dela já valeria um mês de assinatura, no mínimo. Mas o DVD de Chico César, que a faixa batiza, é uma síntese de um Brasil que luta mas se curte, que é poético e potente. O músico paraibano é um dos maiores compositores que temos, e esta turnê foi um ponto de virada importante para que mais pessoas descobrissem isso.

Maria Bethânia e Zeca Pagodinho – De Santo Amaro a Xerém

O título dispensa grandes apresentações, certo? Em 2018, dois gigantes da nossa música popular resolveram fazer um encontro inédito em palcos pelo Brasil. Muita gente teve o privilégio de assistir a este espetáculo de samba, que sai do Recôncavo Baiano e chega aos subúrbios do Rio de Janeiro, passando imprescindivelmente pelo Sambódromo carioca. É show para ver e rever. Um bom churrasco ou feijoada acompanha.

WePlay- ficha técnica

Serviço mostra a lista completa dos músicos envolvidos em cada DVD

Gal Costa – Estratosférica Ao Vivo – São Paulo

Como você deve saber, Gal Costa conseguiu rejuvenescer sua carreira de forma brilhante, nos últimos anos. Acompanhada por músicos e produtores mais jovens, ela conquistou a nova geração e tem tocado em grandes festivais. Foi confirmada até no Primavera Sound SP. É possível dizer que o ponto de virada foi o disco Estratosférica, lançado em 2015. O DVD dirigido por Joana Mazzucchelli, com direção geral de Marcus Preto e musical de Pupillo, coroa isso. Um repertório impecável e surpreendente.

Elza Soares – Beba-me, Ao Vivo

Elza Soares - Beba-me

Elza Soares - Beba-me

Divulgação

A cantora carioca, morta em janeiro, é outro exemplo de ícone que soube se reinventar tardiamente. Beba-me, lançado em 2007, é o primeiro DVD da carreira daquela que viria a ser chamada de A Mulher do Fim do Mundo. Ele vem quase uma década antes do encontro entre Elza e músicos da conhecida vanguarda paulistana. Mas é, ainda assim, um registro fundamental para celebrar os sambas clássicos que foram eternizados por esta voz incomparável, com um toque orquestral.

Ira! – MTV Ao Vivo

A banda de rock paulistana foi escolhida para abrir a série MTV Ao Vivo. A ideia se mostrou um grande acerto, tanto que este registro foi fundamental para reaquecer a carreira de Nasi, Scandurra e companhia. O DVD traz grandes sucessos, com Envelheço na Cidade e Flores em Você, mas também quatro inéditas (à época). O show foi realizado num Memorial da América Latina, em São Paulo, lotado.

Dead Fish – 20 anos

Gosta de rock e nunca foi ao Circo Voador? Este registro é um bom exemplo da atmosfera insana que a casa na Lapa (RJ) pode proporcionar quando público e banda entram em comunhão. Show para assistir suando e pulando na sala enquanto berra versos de Zero e Um, Queda Livre e muitos outros.

Teresa Cristina e Grupo Semente – O Mundo É Meu Lugar

Mais de 15 anos antes de ganhar o apelido de “Rainha das Lives” durante a pandemia, Teresa Cristina já encantava o mundo do samba, especialmente no Rio de Janeiro. Seu repertório com o espetacular Grupo Semente é samba da maior qualidade, e este DVD marca exatamente o período em que a cantora virava uma realidade. Estão nele o repertório de seus dois primeiros discos, releituras e inéditas. Ah, e o visual do Teatro Municipal de Niterói como cenário.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal