Divulgação/James Marcus Haney
Banda abre maratona de shows no Brasil como headliners do festival em 10 de setembro; em 2011, Chris Martin e companhia entraram para a história do RiR com apresentação memorável
O Coldplay se prepara para uma verdadeira maratona no Brasil. A banda desembarca no Rock in Rio em 10 de setembro para o início da turnê pela América do Sul. Depois de alguns shows ao lado de Camila Cabello, eles retornam retornam em outubro para mais dois shows no Rio de Janeiro e seis datas em São Paulo, com H.E.R. como atração de abertura.
A passagem digna de pequenas residências não é exclusividade brasileira. Na última semana, eles fizeram seis shows no Wembley Stadium, em Londres. Depois de São Paulo, o Coldplay ainda possui dez noites no estádio River Plate, em Buenos Aires. A expectativa para uma turnê cheia de energia e efeitos especiais parece ter aumentado depois do tempo em quarentena e a banda se tornou protagonista desse desejo em todo o mundo.
A turnê, que estreou em março, faz parte da divulgação do álbum Music of The Spheres (2021). Inspirado na franquia Star Wars, o nono disco de estúdio da banda fala sobre amor e união, usando metáforas sobre o Universo. A ideia funciona perfeitamente para os shows de grandes públicos.
Segundo a NME, até a segunda canção da performance, o Coldplay já proporciona uma chuva de confetes e fogos de artifício, enquanto bolas infláveis são jogadas na plateia. As novas faixas são intercaladas com queridinhas do público, como Paradise, Viva La Vida e Yellow. A banda ainda cria momentos descontraídos, como quando pegam fantoches para cantar Human Hearts ou vestem cabeças de alienígenas.
A temática do Music of the Spheres (2021) ainda veio acompanhada de uma série de ações do Coldplay para ajudar na pegada ecológica da turnê. A banda se uniu à ONG One Tree Planted para plantar uma árvore para cada ingresso vendido nos shows.
Eles ainda contrataram empresas para escolher alternativas sustentáveis, como confetes biodegradáveis e melhoras na logística das viagens, diminuindo a emissões de carbono em voos. Os telões do show apresentam mensagens sobre sustentabilidade e exemplificam as iniciativas do Coldplay para chamar mais atenção à causa.
O show ainda tenta apresentar mensagens sobre inclusão. Na faixa Something Just Like This, parceria com o The Chainsmokers, é possível apenas ouvir vocais pré-gavados de Chris Martin. O vocalista se afasta do microfone para apresentar toda a canção usando língua de sinais.
As performances no Brasil podem sofrer algumas alterações na estrutura para se adaptarem à logística da viagem à América do Sul. No Rock in Rio, ainda é possível que a seleção de músicas sofra cortes, por causa do tempo limitado das apresentações em festivais. O Coldplay deve subir ao palco à 0h10, como headliner do palco Mundo. Antes da banda, Djavan, Bastille e Camila Cabello passarão pelo local na mesma data.
A banda volta ao festival depois de fazer, em 2011, uma apresentação que entrou para a história do festival e pavimentou seu status de popularidade atual no Brasil.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?